Saturday, December 12, 2009

Finalmente as fotos!

Umas das coisas que queria fazer hoje era levar o Al la no Animal Friends pra conhecer meus caezinhos e o lugar. E finalmente deu pra tirar bastante fotos de dentro e fora, mas ja que o terreno e o predio sao imensos, nao pude tirar fotos de tudo, tb pelo fato que nao pude leva-lo pros "bastidores", onde somente os funcionarios e os voluntarios tem acesso. Mas acho que da pra dar uma ideia desse lugar que com certeza vai virar minha segunda casa, rs.

A proposito, toda vez que reclamo do frio daqui, o dia seguinte amanhece com um ceu azulzinho e uma temperatura bem mais confortavel (como voces vao me ver na foto - so com uma blusinha debaixo de um casaco fino e sem luvas e cachecol). Acho que vou comecar a reclamar mais do inverno, haha.

Nao deu pra tirar foto da entrada, pois estava dirigindo, mas voce passa por uma pontezinha super bonitinha e chega ali no estacionamento do predio. Essa primeira foto eh da entrada antes da ponte (ja estava de saida). E a foto da direita eh a entrada do predio pros voluntarios e funcionarios, ja que temos acesso ao lugar bem antes e depois do predio abrir e fechar pro publico (e os saquinhos pros cocos ali do lado - expliquei isso no final desse post).












Entrada principal












Entrando por ali, voce ja ve uma lojinha no lado direito e na esquerda, voce ve isso aqui nessa foto da direita (vou chama-la de "ponto inicial").









Ainda me baseando na foto do "ponto inicial" (acima), essa salinha verde ai na esquerda eh a sala dos voluntarios. Eh onde voce escaneia seu ID/badge pra marcar as horas que voluntariou e onde tb pode registrar pra tomar aulas pra lidar com outros tipos de cachorros ou animais. Eu hoje mesmo, ja me cadastrei pra poder lidar com os cachorros maiores (depois de ja voluntariar 10 horas nesse meu nivel atual). E do lado oposto a essa sala, eles tem mais umas duas imensas onde os animais brincam e tb que usam pra orientacoes e coisas parecidas.












Seguindo em frente, de novo baseando na foto acima "ponto inicial", voce ja chega na area dos gatos. Ali no meio, nessa parede vermelha/marron, eles tem varios gatinhos ali na frente e dos dois lados. Tem um corredor do lado esquerdo tb que nao da pra ver na foto (e onde ficam a sala/quartinho dos coelhos e hamsters). Cada gato tem uma casinha e ali no meio eh onde os voluntarios entram pra brincarem com eles, leva-los pra sala de exercicio (sim, eles tb tem isso la), pois nunca ficam num cantinho pequeno assim o dia todo.










Essas duas fotos abaixo sao os "cat condos" - morri de rir com o nome quando me falaram. Baseando na primeira foto acima, se voces repararem no corredor ali na direita, esses cat condos ficam ao longo da parede direita. Eh um quarto decorado super bonitinho, onde tem varios gatos juntos e com parede de vidro pros visitantes e o publico poderem observa-los. So pode entrar ali quem eh voluntario e fez a orientacao pra lidar com os gatos.









Voltando pro lado direito da primeira foto - onde mencionei que ficam os coelhinhos e hamsters... Aqui estao algumas fotos - tirei so de uma casinha dos coelhinhos ali fora e esqueci de tirar do quarto/sala dedicado a eles. E acho que ja mencionei aqui antes, mas os coelhinhos tb saem pra brincar. Eu tive sorte de ve-los fazendo isso, eh a coisa mais fofa! Tem obstaculos pela frente, tubos por onde entrar e sair, lindo demais! Quero voluntariar com eles tb eventualmente.









Passando a sessao de gatos, rs, seguindo pelo corredor, voce chega na area de adocao. Eh la onde as pessoas completam um questionario se tem interesse em adotar qualquer animal ali e onde tem funcionarios especialmente treinados pra isso.

Eles nao liberam os animais pra qualquer um. Voce passa por um processo de espera onde eles checam suas referencias, analizam sua personalidade e estilo de vida pra ver se eh compativel com o animal que escolheu e etc... Se tudo da certo, so assim, o animalzinho eh seu depois de pagar uma taxa pequena.

E vale dizer que os animais ja sao castrados pelos veterinarios dali - algo que deveria ser feito no Brasil (ja me contaram como eh a populacao de animais abandonados por la), pois assim eliminaria aqueles pobres coitados nascendo nas ruas ou sendo abandonados por seres humanos FDP sem coracao (nem vou comecar com esse assunto, pois gente cruel com animais me tira do serio e eu deixo de ser a Lucinha boazinha que voces conhecem)...

Anyway.......... Respirando fundo e acalmando...

Esse corredor na foto abaixo (nos fundos a direita eh onde ficam os cat condos), te leva ate o canil ao passar por umas duas portas. Nos fundos eh onde o publico nao pode ir (onde os animais que acabaram de chegar ficam pra serem avaliados e treinados e so assim prontos pra serem adotados. Eh onde tb eles tem sala de grooming, veterinario, onde tratam os animaizinhos doentes e etc). Ao longo do corredor, eles tem umas salinhas onde tem varios cachorrinhos. Alguns foram resgatados de situacoes ou lares ruins, outros precisam de um lugar mais quieto, mas o publico pode ve-los pela janelinha de vidro.

Esse dessa foto abaixo, eh o Stub (o branquinho perto da porta) - um Jack Russel pelo qual o Al se apaixonou e nao parava de falar nele o dia todo. Fiquei super feliz com isso, pois apesar de eu querer comprar um filhotinho de um breeder de reputacao quando tivermos nossa casa, tb quero adotar e ele se abriu mais a ideia quando viu esse ai.

E pra dar um exemplo, tenho certeza de que eles nao aprovariam a gente adotar esse cachorro em particular, pois mesmo se pudessemos ter cachorros aqui no nosso apartamento, essa raca precisa de espaco pra correr e eh extremamente ativo! Mesmo nos dois sendo pessoas que amam animais, eles tentam achar alguem que pode dar mais ao animal - nesse caso, alguem com espaco suficiente pro caozinho se matar de correr e ter bastante espaco! rs









Abaixo, o corredor do lado do publico (e as salinhas nas fotos acima) e na foto da direita, essas mesmas salinhas vista do lado dos voluntarios - la de dentro.












Ok, chegando no canil, eh isso que voce ve (do lado do publico). Tb tirei uma foto com uma das minhas favoritas, uma cadela tao doce chamada Miss Shadow, que se pudesse levar pra casa... Ali atras eles tb tem varias salas onde as pessoas interessadas em adotar um deles, podem entrar e passar um tempo com o cachorrinho pra conhece-lo melhor.









Nao resisti, pedi pro Al esperar ali e entrei pra dar uns biscoitinhos pros meus caninos e brincar so um pouquinho com eles - e tirar fotos ali de dentro, rs. Como mencionei acima, do meu lado direito do corredor (na foto da direita abaixo), ficam as salinhas separadas com mais cachorrinhos (incluindo aquele Stub que o Al gostou). Esse Beagle chamado Webster (da foto da esquerda) estava ali devorando um biscoito que dei pra ele. E se aproximarem bem a foto, da pra ver o Al andando ali atras no lado do publico.












Nessas fotos da pra ver que eles tem suas caminhas, cobertores, brinquedinhos, comida e agua. Esse fofo da foto da direita tb tinha acabado de comer um biscoitinho que dei pra ele.









E por ultimo, eles tem varios caminhos ali por fora, por onde podemos passear com os cachorrinhos pelos bosques. Tudo bem arrumado e organizado e com lixeiras pelo caminho pra jogarmos os cocos fora.

Aqui nesse pais, voce quando passeia com seu cao-cao, voce leva uns saquinhos de plastico junto pra catar os "depositos" deles e jogar fora apropriadamente. Ajuda a manter os lugares limpos e e se nao fizer isso, pode ate tomar uma multa pesada (pior que multa de carro)! E sim, eles providenciam os saquinhos logo ali antes mesmos de sairmos com os cachorrinhos la pra fora.

Alem desses caminhos, eles tem esses lugares cercados ali fora, entupidos de brinquedos, bolinhas e tal pra eles poderem correr a vontade sem estarem na coleira. Alem de tb terem quartos/salas dentro do predio pra mesma coisa, como ja mencionei.









Entao eh isso! Apesar de nao ter tirado foto de tudo, espero que tenha dado pra mostrar mais ou menos como eh. Fiquei super feliz de ter levado o Al la e ele tb ficou impressionado com o tamanho do lugar.

Estou super orgulhosa por fazer parte de uma sociedade assim, tao organizada e tao dedicada ao bem estar dos animais. Sempre quis me envolver mais com isso, ajudar mais os animais, pois alem do Animal Friends, tb ja sou membra da Humane Society daqui, a ASPCA (que tb eh uma outra parecida) ha anos e anos, mas ate hoje eu so contribui com doacao de dinheiro. Sempre quis me envolver mais, fazer mais, e agora esta sendo minha chance. E estou amando!!!!

13 comments:

Fernando Valente said...

Wow, bem grande ai.

Mile said...

Nossa, gostei do lugar, super confortável pros animais e tudo muito organizado.
Bjoks

Beth/Lilás said...

Fantástico!
Vida boa desses cachorros!
Melhor do que muito ser humano por aqui.
bjs cariocas

Felina said...

ai ai...fico tão feliz por tu vivenciar isso tudo, pelo respeito aos animais dai, mas tão triste com a minha realidade, dói demais o coração, numa das feiras que participei uma adotante desistiu de forma super grosseira poque as meninas fizeram as tradicionais perguntas para a adoção, se sentiu ofendida, pode isso? me prgunto sempre se um dia chegaremos a esse grau de evolução, tenho sérias dúvidas sobre isso.

Liza Souza said...

Lu,
fiquei super feliz com a sua felicidade e por voce ter a oportunidade de fazer um trabalho tao lindo e que te faz tao bem. Nossa, deu a maior vontade de ir pessoalmente conhecer o lugar. rs
Beijos

Alessandra Mosquera said...

Oi Lúcia!
Estou impressionada! Ampliei as fotos para ver melhor e fiquei besta mesmo! Esse lugar é LINDO! Realmente, tem coisas que só os americanos mesmos sabem fazer. Aqui na Espanha existem ONGs que cuidam de caes e gatos também, mas nao chegam aos pés da Animal Friends. Adorei as instalaçoes, fiquei realmente besta como os animais estao sendo bem tratados (caminha? mantinha? brinquedinhos? novos e inteiros?), as jaulas sao amplas, limpas, nao parecem depósitos... nossa, realmente estou sem palavras. Também quero voluntariar aí! :)

Aqui também (e algumas amigas brasileiras que tenho também o fazem) existe um controle estrito para dar o cao/gato ao adotante,é preciso fazer uma entrevista, avaliaçao etc... compreendo que seja p/ bem do animal e evitar que ele seja abandonado novamente, mas acho que há muita coisa subjetiva também, como quando você disse que eles nunca te deixariam adotar o Jack Russel porque mora em apartamento. Eu sou contra absolutamente a esse tipo de pensamento, acho que o tamanho do imóvel é o de menos para um cao, o que importa é a atençao dada a ele... e olha que eu moro em apto e tenho um labrador de 40 kg, falo por experiência própria. Sei que existem raças realmente complicadas, mas nao acho que um Jack Russel nao poderia se adaptar a um apto, desde que o dono tivesse tempo pra dar atividades a ele.
Você pretende ter um JR? Adoro essa raça, é uma das poucas raças pequenas que eu gosto. Sou mais de cao grande... :)
Um beijo e boa sorte nesse trabalho tao bonito!

Lucia Cintra said...

Alessandra, eu nao sei se eles nao aprovariam a gente por morarmos em aptm, eu acho que nao, mas nao tenho certeza. Entao foi errado eu dizer que certamente fariam isso.

Esses caezinhos parecem que nasceram pra correr. Meus sogros tem 3 e eles quase nao param quietos. Vamos ter um deles sim, pois Al adora essa raca e eu quero um Boston Terrier. Nao vejo a hora!

Felina, a atitude dessa garota foi bem imatura, mas... se querem agir assim, talvez seja ate melhor pro animal mesmo nao ir com eles.

Conheci uma brasileira que mora aqui que tb ficou meio P com as perguntas e o prazo de "espera" e foi comprar um cachorro de um "puppy mill" (onde eles so procriam os animais por dinheiro).

Achei isso feio demais, pois alem de uma ma atitude de sua parte, achando ruim com o sistema de adocao, ainda vai promover esses lugares horrorosos de onde a gente tenta resgatar esses cachorros. Nem preciso de dizer que por esse e varios outros motivos que nao vou entrar em detalhe, cortei essa menina da minha vida bem rapido.

bjos

Wilma said...

Lucia, tb compartilho que nem sempre um cão grande precise de espaço grande, depende do perfil da raça, normalmente os de grande porte são os que latem menos e querem mesmo é ficar junto ao dono e ser levado a caminhar, brincar, etc O pior de apto são os latidos que encomodam a vizinhaça. Mas o Animal Friends é tudo de bom, muito bem cuidado, administrado e tudo que os animais merecem, por que não? Canso de ouvir aqui em casa qdo vem um pedreiro, um entregador, olhar meu canil e dizer q gostaria de morar lá...não gosto de ouvi isso; sei da realidade humana, mas me sinto incapaz de resolver todos os problemas, porém os de pertinho de mim eu vou tentando...
Mas fico feliz por saber que vc está vivenciando uma realidade que deveria ser de todos, e parabenizo por esse tão belo exemplo, muito lindo mesmo. Quando puder nos conte da história (aliás posso ler no site)quem fundou, quem são os provedores, a parte administrativa. Até me deu vontade de ir la na Suipa (protetora dos animais) que só prometo e nunca vou lá. Ah! adorei o modelito das caminhas, bem diferentes. Uma potima semana.

Mila Viegas said...

Que lugar lindo!!! Super organizado também! Muito fofo!
Eu me "perderia" num lugar desses e certamente ficaria a maior parte do meu tempo com os bichanos.
Lindo demais!
beijos

E como eles conseguem "manter" esse local? Doações em dinheiro? Como é isso?

Anônima said...

Parece bem bacana. Adorei

Bia Mendonça said...

Parece uma "universidade" para cães! Muito interessante esse lugazão todo dedicado a eles! No Brasil, pelo menos em Salvador, o que vejo são uns lojinhas.

bjs

Fê França said...

Ahhhhhhhhhhhhhhhh ameiiiiii as fotos!!! E Stub é fofíssimo, tomara que encontre uma família muito boa. E vcs ainda terão a chance de adotar, vai ser ótimo :-) Beijos, querida.

Debora Rocha Muscutt. said...

Eu tb adorei o lugar! Sempre tenho vontade de ser voluntária em algo assim, mas me lembro dos lugares que conheci no Rio e desanimo...eram tão deprimentes! Este mostra algo totalmente novo para mim. Acho que me animei, gças a vc, Lu!
Bjs!