Friday, June 1, 2007

Painted Veil

Assisti um filme semana passada chamado "The Painted Veil". E’ sobre um casal joven cujo marido e’ cientista e decidiu ir pra Asia estudar uma epidemia de colera. Adorei o filme (alem de tb adorar o ator: Edward Norton - link em portugues). Mas o mais interessante pra mim foi a doenca em si.

Me lembro de ter estudado sobre a colera (talvez no primario), mas tinha esquecido as causas e sintomas. Depois de assistir o filme, fui correndo pra internet pesquisar a respeito, e nossa que doenca horrivel. Naquela epoca era praticamente uma sentenca de morte.... e rapido. Se nao tratado com soro, matava em horas... com soro, em dias. E voce praticamente morre desidatrado de uma maneira horrivel. Nem consigo imaginar como certas doencas como essa daquela epoca eram tao faceis de se eliminar e as pessoas nao tinham ideia.

Sinceramente espero que seje assim no futuro com o cancer. Que seja uma doenca sem muita importancia, completamente curavel com tratamento. E espero que talvez no futuro, as criancas crescam aprendendo sobre o cancer, mas que tb esquecam dos detalhes dessa doenca (como eu esqueci da colera) que toma as vidas de tantas pessoas hoje em dia.

Espero que um dia seja uma doenca do passado.

PS: A proposito, a atuacao desse ator e' fantastica nos filmes: "Primal Fear" (As duas faces de um crime) e "American History X" (A outra historia Americana). Dois filmes muito bons que valem a pena assistir.

1 comment:

Carlos Cherem said...

Oi Lu, boa dica de filme!

A propósito, quanto à cólera e ao câncer, assim como AIDS e muitas outras doenças que ainda nos perturbam, mesmo depois de tanta tecnologia e avanços na área, só me resta pensar ... "quando essa angústia vai acabar" ... infelizmente ainda vivemos numa roleta russa.

O que mais me empolga é que vivemos numa nova era onde as pesquisas e suas aplicações avançam exponencialmente e o que há apenas 50 anos levaria 30 para ser descoberto, hoje levaria apenas 3. Viva a tecnologia e o Homem, viva Deus! (E que Deus nos ajude com alguns 'bug fixes'.

Beijos!