Saturday, December 1, 2007

Tropa de Elite

Ontem assisti o famoso filme brasileiro "Tropa de Elite". Achei interessante em mostrarem como esse tipo de policia lida com os traficantes e tb com outros policiais corruptos. Em como sao treinados com um rigido estilo militar e tem carater e honestidade suficiente pra tentar limpar nosso pais dessas pessoas que so o destroem.

Mas nao achei o filme tao violento assim. Talvez nao mostraram tudo em detalhes, mas eu ja assisti filmes com mt mais violencia. Um exemplo foi o fime chamado "The last king of Scotland" (nao sei bem o titulo em Portugues) que assisti ha uns meses atras e nem comentei sobre ele aqui, pois foi um que realmente me deixou meio perturbada. Sabe quando voce fica sentada ali encarando a televisao quando o filme acaba, de tanto que me incomodou emocionalmente? Tentava pensar em razoes pra motivar uma pessoa a ser tao ma e ao mesmo tempo nem conseguia pensar em nada.

O filme e' sobre o Idi Amin, um lider ditador da Uganda que viveu nos anos 70 e que tinha um exercito militar da pesada que odiava os oficiais ingleses ali na sua terra. De aparencia, tentava mostrar que so queria ajudar o povo de seu pais, mas por traz, torturava, mutilava e matava as pessoas da pior maneira possivel se nao aceitassem ou simplesmente nao concordassem com seu governo. E eles mostraram tudo isso em detalhes no filme. Rapitavam criancas e faziam tipo uma lavagem cerebral nelas (psicologicamente) pra que elas esquecessem suas familias e se tornassem parte de seu exercito, tb cometendo crimes, matando e torturando ate mesmo conhecidos de suas antigas vilas, amigos e familia da pior maneira possivel. Tudo isso em sangue frio.

O filme em si e' mt bom e a atuacao do Forest Whitaker e' fantastica -ele ate ganhou um oscar entepretando esse ditador. Mas o filme conta a historia de uma realidade opressiva horrivel que em certas partes da Africa ainda existe ate hoje. Digo o rapto de criancas pra fazer parte de um exercito corrupto.

Talvez a violencia do filme brasileiro nao tenha me impressionado muito, pois eu nao acho errado agir dessa maneira pra tentar "limpar" nosso pais tao enterrado em corrupcao. Parece ser o unico jeito e eles fazem o que tem que ser feito. Poderiam extender essa "limpesa" ao governo tambem, nao so as favelas do Rio. Na minha opiniao so assim mesmo pra lidar com essas pessoas que so querem tirar vantagem e nao se importam com o estado ou condicoes de um pais lindo, mas que so esta se deteriorando bem rapidamente.

9 comments:

vivi said...

Bom dia Lu :)

Esse filme que vc viu eu esqueci o título aqui no BR, mas ele esteve no Oscar ano passado. Vou ver se pego em video.

Tropa de Elite tbm vi e achei um bom filme, mostra que ainda podemos ter um final melhor por aqui.

Um bjão Lu :)

Sonho Meu said...

"Tropa de elite"' nao ví, mas ví "The last king of Scotland". Tambem achei super violento. Já sabia das atrocidades do Idi Amim, antes do filme ser feito. Um tirano selvagem que nao tinha um pingo de alma e pior que um animal selvagem.
Nao tive coragem de ver todo o filme.
Aonde vc conseguio o filme???
bjos,
me

Cristiane said...

Acho que sei qual é esse filme, mas não lembro o nome em português. Ele parece ser bom, então quando eu tiver a oportunidade, irei vê-lo. Sugestão anotada.
Beijos

Lucia Cintra said...

Elena, entao se voce nao assistiu o do Amin todo foi ate bom, pois perdeu a pior cena do filme (digo pior, pois foi a mais "graphic"). O filme brasileiro foi uma amiga que me mandou uma copia faz tempinho. So' consegui assisti-lo recentemente. Bjos

Flavia Mariano said...

Vou procurar saber sobre este filme em português. Me lembrou um livro que acabei de ler agora: "Muito longe de casa - memórias de um menino soldado." Acho q o grande problema do T de Elite não é nem a quantidade de violência, dar um tapa na cara de pais que acham q filho não é traficante só pq é usuário, q não pode ser tratado como traficante. Não uso drogas, e achei o filme bom, pq mostra que para q um menino classse média ou não, fume um cigarro de maconha, crianças têm que entrar para o tráfico.Isso é q é o lance do filme e que causou tanta loucura. Falei muito srssrsrs


Beijocas

Mila Viegas said...

Lu, eu fiquei impressionada porque é tudo tão perto daqui. Tenho policiais na minha família, enfim.. Mas o filme é bom! Mostra bem a realidade do que acontece aqui. Só fico muito triste em ver essas coisas.
bjs
Mi

Lucia Cintra said...

Ah sim, agora entao entendo pq o filme causou tanta polemica. Os poucos comentarios que escutei foram sobre a violencia dele. Mas concordo. Se voce e' usuario, com certeza tb faz parte dessa loucura. As pessoas nao param pra pensar que se nao existissem essas que compram essas porcarias, nao iriam existir traficantes vendendo.

Mi, e' muito ruim conhecer ou ter familia como policiais. Meu ex-namorado e' policia tb e ate hoje me conta coisas que me deixa de boca aberta. Isso pq ele trabalha em Minas, ja pensou se fosse no Rio? Ia morrer de preocupacao, pois ele e' uma pessoa muito boa e a gente so espera que nada de mal aconteca. Nessa profissao, infelizmente, a gente nunca se sabe.

Cila Bairral said...

Eu gostei de TDE
Tenho amigos policiais (a maioria civil, mas conheco alguns militares, e 1 do bope) e, sem hipocrisia, o que acontece é aquilo, logico q com menos dramaticidade, mas aquilo.

Cara, se nao matar bandido, eles vao matar vc.

Não sou humanista.

Lu, te mandei um email, me respondeeeeeeee

bjokas

Fernando Valente said...

Faltaram detalhes demais no Tropa de Elite! Eles mostraram tudo por uma visão light(se fosse um filme americano ai sim ia ser realmente violento) e não mostraram todos os fatos. Infelizmente. :(