Monday, April 7, 2008

Casamentos americanos

Bom, eu nunca fui num casamento brasileiro e so sei um pouco como sao as tradicoes pelos meus amigos. Vou relatar por partes, mais ou menos como sao os costumes dos casamentos daqui.

Licensa: Antes de casarmos temos que pegar nossa "licensa" pra podermos oficialmente casar e ter documentos proprios pra isso. Temos que pagar uma taxa pra tirar essa licensa que tem que ser feita pelo menos um mes ou mais antes do casamento. Aqui a gente so casa uma vez, ou seja, nao tem civil e religioso. As pessoas tem a opcao de ser so civil se quiserem, mas acho que essa licensa tem a ver com o registro com o governo, etc... pois alem disso, a unica outra coisa que fizemos foi contratar uma "padre" pra fazer nosso casamento e ela tb nos ajudou a escrever uns votos nao tradicionais lindos pro nosso casamento.

Madrinhas e padrinhos: Esses quase sempre nao sao casais. A noiva escolhe as mulheres, normalmente irmas, primas ou melhores amigas pra serem suas madrinhas e o noivo idem. Entao normalmente nao sao casais, mas sim acabam sendo colocados juntos como pares somente pra esse dia. No meu caso, a gente "quebrou" a regra, pois escolhi minhas irmas, duas amigas e minha cunhada pra serem minhas madrinhas, enquanto o Al so quis o irmao dele. O normal e' ter o mesmo numero de homens e mulheres. Obs: Essa e' uma das fotos horriveis que minha fotografa tirou.

As madrinhas usam um vestido do estilo e cor que a noiva escolhe - existe aqui aquele medo da noiva escolher algo horrivel e elas serem obrigadas a usar, mas... eu escolhi a cor e dei uma opcao as minhas madrinhas a escolherem o modelo que quiserem entre uns 5 disponiveis da loja onde fomos. Elas todas se vestem iguais, com os mesmos buques e idem pros padrinhos que vestem o tuxedo alugado tb ja escolhido pelos noivos, ou melhor, pela noiva. Rsrs

Convites: Os convites sao escolhidos por websites, catalogos ou atravez da planejadora de casamento (se e' que voce tem dinheiro suficiente pra contratar uma). Quando faz sua selecao, os encomendam e espera umas semanas ate serem enviados a sua casa. A caixa contem o convite normal e um pequeno de resposta, pros convidados os mandarem de volta confirmando sua presenca. Dai, sao mandados pelo correio pra cada convidado, com um prazo de resposta a recebe-los de volta (o pequeno), que ja vao selados pros convidados nao se preocuparem com isso.

Flores e decoracoes: Bom, ja que minha mae tinha um talento enorme pra isso, ela fez todas as minhas decoracoes e buques. Compramos as flores falsas mesmo e ficou tudo tao lindo que ninguem acreditou que nao eram de verdade! Nao so fez meus buques, mas tb as decoracoes que iam ser colocadas no centro de cada mesa e tb na mesa dos noivos. E nao quis flores de verdade justamente pra poder guardar meu buque comigo ate hoje sem ter que pagar pra conserva-lo.

Local: Escolhemos casar ao ar livre e nao na igreja. Achamos um lugar perfeito (o Ferrante's lakeview) com Gazebo e tudo na frente de um lago pra ter a cerimonia e depois so entrar no salao pra recepcao (nosso salao foi o Imperial room pra quem quiser ver fotos). Como choveu um pouco (fiquei muito P da vida), as organizadoras do local, arrumaram tudo direitinho la dentro pra podermos ter a cerimonia, mas pelo menos parou um pouco pra podermos tirar fotos la fora antes da recepcao.

O salao foi alugado ate uma certa hora e eles providenciaram nao so a comida (que a gente experimentou antes de decidir no menu), mas tb toda porcelana e umas outras decoracoes do salao. Tudo muito bem feito e com bom gosto.

Horario: Notei que os casamentos daqui comecam muito cedo. O nosso foi umas 5 ou 5:30 da tarde e tivemos que acabar umas 10:30 da noite. A da minha amiga Patty, no qual nao pude ir nesse Sabado devido ao Al estar doente, foi das 14:00 as 20:00. A festa acaba e a gente fica ate meio sem saber o que fazer ou pra onde ir, pois ficamos naquele embalo de "quero mais". O jeito e' alugar um salao cujo lugar te deixa ficar ate altas horas, mas mesmo assim, ainda nao e' pra virar a noite.

Docinhos, aperitivos e bebidas: Aqui isso nao existe - pelo menos nos casamentos que ja fui e no meu. Os unicos "docinhos" que eles oferecem sao biscoitos ou os famosos "cookies". Sao bem gostosos, minha sogra mesmo fez todos os meus, mas americanos nao tem ideia do quanto os nossos docinhos sao deliciosos. Salgadinhos sao mais queijos e coisas parecidas... Ficam disponiveis pra quem quiser beliscar antes da janta. Bebidas depende do lugar. Meu pacote incluia um "bar aberto", o que deixa as pessoas beberem o quanto e o que quiserem.

O bolo foi a minha cunhada quem fez e nos deu de presente. Nos economizou centenas de dolares, pois bolos de casamento aqui sao carerrimos. E ela fez o meu exatamente do jeito que queria. Ficou lindo e super gostoso. Ela trabalhou como decoradora de bolo durante uns anos.

Presentes: Os noivos, assim que mandam os convites de casamento, enviam juntos com eles, informacao de onde estao "registrados". Eu e Al, por exemplo, registramos na Target e Kaufmans (que agora e' Macys), pras coisas que precisavamos ou gostariamos de ganhar dessas lojas. Eles nos dao um scanner e saimos pela loja afora, escolhendo desde roupa de cama ate eletrodomesticos ou coisas de cozinha ou decoracoes pra casa. Assim fica mais facil pros convidados comprarem exatamente o que os noivos precisam e evitarem comprar os mesmos itens. Pra isso e' so ir na loja, colocar o nome dos noivos no computador e dali, recebem sua lista printada onde podem escolherem o que quiserem dela pra comprar de presente.

Musica: Acho que como qualquer outro lugar, podemos escolher entre bandas e DJs. Fiz a besteira de escolher um DJ envez da banda do amigo do Al (nao sabia como eles eram excelente) e apesar de ter dado uma lista de musicas que eu queria que ela tocasse no meu casamento, a mulher ainda toca umas que eu disse que NAO queria. E ainda pronunciou meu nome incorretamente varias vezes.

Fotografia e video: Ate que gostei do cara que filmou meu casamento, mas me arrependi de nao ter contratado um fotografo profissional. Contratei uma amiga que trabalhava comigo numa loja de fotografia e ela nao tinha muita experiencia. As fotos nao ficaram muito boas e tenho poucas das quais realmente gostei - da pra ver a ma qualidade de algumas delas aqui. E faltou tirar fotos de muitos detalhes... como a do bolo, por incrivel que pareca. Essa acima dele foi tirada por um dos nossos convidados.

Tb e' normal colocar cameras descartaveis em cada mesa, pros convidados tirarem fotos a vontade de tudo e todos e depois as deixarem na mesa, pros noivos as revelarem mais tarde... teve muita foto tirada pelos convidados que gostei mais do que as tiradas pela minha propria fotografa (essa ai do lado e' um exemplo de uma foto expontanea tirada por um dos convidados).

Tradicoes: Aqui conheco algumas tradicoes das quais quis seguir. A noiva joga o buque pras mulheres solteiras pegarem, ne? Isso todo mundo faz... A noiva tb usa uma liga ou garter na coxa da perna, debaixo do vestido, que depois que ela joga o buque, se senta numa cadeira e o noivo vai ali por baixo dele, pra tira-la da perna da mulher. E quando tira, e' sua vez de joga-la como um buque pros solteiros tentarem pegar.

Agora vem a parte mais engracada: o cara que pega essa liga, tem que a colocar na coxa da menina que pegou o buque. E quanto mais acima da coxa ele chega, mais "anos de felicidade" o casal tera. Entao, imagina a cara da minha madrinha Zeze - quem pegou o buque - quando aprendeu essa tradicao naquele exato momento!!! Ela quase morreu de vergonha, pois quem pegou a liga foi meu cunhado.

Outra tradicao e' a danca do dinheiro. Alguem segura uma bandeja cheia de "shots" ou licor (ou qualquer outra bebida) nuns copinhos pequenos e outra pessoa segura um saquinho ou bolsinha de seda. Os voluntarios foram meu tio Luis e Laura (respectivamente) e dali se forma uma fila pra quem quiser dancar com os noivos. Cada pessoa que quer dancar separadamente por uns segundos com a noiva e depois com o noivo, coloca dinheiro nesse saquinho (qualquer quantidade serve), tomam um copinho de shot, e vao la rodar com eles por alguns segundos.

Maquiagem e cabelo: Se voce nao tem quem faca isso, o normal e' marcar com alguem no salao pra fazerem um "teste" de como vai ficar o cabelo e maquiagem. E eles fazem isso por um preco reduzido pra ver se voce vai gostar ou quer modificar algo, bem antes do casamento.

Vestido: Acho que isso e' igual em qualquer lugar do mundo. Eu dei sorte no meu. Fui numa loja de noivas com minha mae e nos apaixonamos pelo primeiro que vesti. Tinha certeza de que era aquele, mas mesmo assim, vesti mais alguns so pra ter certeza. Minha maezinha me ajudou na escolha e foi uma otima decisao. Pena que nao tirei mais fotos da "preparacao" de tudo... na epoca nem pensava nisso.

Aqui as noivas compram os vestidos. Nao existe vestido de noiva de aluguel e so fiquei sabendo que essa e' uma opcao no Brasil, recentemente e confesso que achei meio estranho. Nao so nao iria gostar de usar um vestido que outra pessoa ja usou, mas tb iria querer guarda-lo pra sempre. E tenho o meu guardadinho na casa dos meus pais ate hoje.

Se estou esquecendo de algo que queiram saber, me avisem. Acho que isso tudo cobre a maioria das tradicoes dos casamentos daqui. So sei que se pudesse fazer tudo novamente, nao pensaria duas vezes. Sem experiencia e conhecimento, nao gostei de muita coisa e ja disse pro Al que quero renovar nossos votos de casamento daqui ha uns 3 anos quando faremos 10 anos de casados.

Ultimas fotos: Zeze, Gary (amigo do Al) que usou um kilt escoces so de sacanagem (todo mundo me perguntou se ele era escoces, ha, ha - ele e' um palhaco); meus pais (na esquerda) e meus sogros (na direita) conosco, no gazebo do local em frente ao lago.

16 comments:

Anonymous said...

Ai, vc me fez rir... que susto! as tradições são perigosas! ainda bem que vc falou de forma resumida!

Bjos, zz.

PS: Quero bolo! Ai, tão gostoso foi o seu bolinho... maravilhoso!!

Anonymous said...

Nossa, a foto na beira do lago ficou tão linda! vcs e a paisagem. Pittsburgh é mesmo um belíssimo lugar, não foi a toa que encantei-me!

Saudades e vontades de estar aí!

Bjinho,zz.

PS: Lúúúúúúúúúúúú, depois de 7 anos já casados, eu nem vi seu álbum! que horror!

Isabel Martins said...

Lúcia,

Apesar de já ter ido em alguns poucos casamentos por aqui eu tenho uma noçãozinha, mas posso te garantir que a trabalheira é grande viu? E pelo visto tanto faz casar aqui ou ai. Noiva sofre! kkk
Se um dia eu casar, desde ja estás convidada.
Agora só resta rezarmos pra papai do céu colocar no meu caminho, assim uma cópia de São José, um rapaz gentil, trabalhador, bonito, temente a Deus e que me proporcione mais dias de felicidade.
Tô querendo muito né? Deve ser por isso que vivo encalhada! kkk

Bjusssssssss

Mila Viegas said...

É muito interessante ver como a cultura é diferente, né?
Adorei o post.
bjs

Celia said...

Lucia querida faz tempo que nao ando aqui. Fiquei 11 dias sem telefone e sem internet. Quase morri. Como somos dependentes deles nao??? Gostei das suas informacoes sobre o casamento. Bj

Lucia Cintra said...

Pois Zeze e Isabel... principe encantado existe sim e tenho certeza de que um dia encontrarao os de voces!!! bjos

Celia, tenho passado no seu cantinho e vi que estava com problemas. Ai, 11 dias! Eu ja estaria MORRENDO e meio neurotica, enchendo o saco do provedor pra ir consertar tudinho imediatamente! bjos

Cila Bairral said...

eu to lendo aki mas to correndo, a noite ou amanha p hj chego mt tarde vo ler c calma e posto os aspectos legais/tradicionais do casorio no brasil.

esta tudo previsto no codigo civil

bjokas

Amara Ribeiro said...

Nossa, muito legal!!Adorei as tradições... Aqui geralmente as madrinhas/padrinhos são casais. Isso é uma coisa que me incomoda pq muitas vezes vc quer chamar um e não o outro...
Amei as fotos, a do beijo e a da paisagem estão lindas. Agora interessante mesmo foi ver a da família...como o Al se parece com o pai dele e vc com sua mãe...impressionante a semelhança...vcs são eles mais novos...rsrsrsrs
Bjos

Vivi said...

Amiga adorei saber como acontece aí um casamento.

O meu foi durante o dia tbm. Casei as 11h e minha festa foi até as 19h. Depois passamos a noite num motel :)
Casei numa igreja no Alto da Boa Vista e fiz a festa numa casa de festa ao ar livre.

Eu como vc se fosse fazer novamente faria muita coisa diferente, tbm não gostei muito do meu álbum, hj vejo cada coisa linda e fico babando. Love diz que vai renovar os votos e vamos tirar outras fotos e fazer o álbum como queremos.
Amei meu vestido e casei de chapéu.

Amiga, desculpe te perguntar, mas sua mamy faleceu? Se não quiser responder sem problemas.

Um bjão

Patrícia said...

Olá, Lucia, td bom?
Estava lendo sobre as madrinhas aí, q todas usam o mesmo vestido etc. e já havia visto nos filmes tb. Decidi que tb quero minhas madrinhas todas de vermelho, com qualquer modelo. Só tenho uma dúvida: o que as mães dos noivos fazem? Elas também usam a mesma cor das madrinhas, ou usam cores diferentes mas as duas usam a mesma cor ou as duas usam qualquer cor independente das madrinhas e cores diferentes?

Mto obrigada!
Patrícia

Lucia Cintra said...

Oi Patricia,

as maes usam o que querem. Essa ultima foto acima sao dos nossos pais conosco. Como voce pode ver, minha mae na esquerda usou um conjunto verde clarinho e minha sogra na direita um meio avermelhado. Nao tem regra pra elas, rs.

bjinhos

Xocolate said...

Eu estava lendo Amanhecer - o 4° livro da saga: Crepúsculo - e na cena do casamento o Edward tirava a fita da perna da Bella e jogava na cara do Mike, e eu nunca entendia porque ele fazia isso, mas agora eu fico feliz de saber que foi assim!

Fernando Valente said...

Sinceramente, amei esse troço de dança do dinheiro. Se um dia me casar(se deus quiser será ai), quero dançar muito com as pessoas. hahahahahahahhahahhahahahahh :P

Malla said...

Oi, eu gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre uma tradição da noiva que no dia do casamento deve-se usar algo azul, algo velho, algo novo e algo emprestado... rs

MEL said...

adorei saber q a noiva eh kem escolhe o modelo das madrinhas... por aki me aparece cada coisa sem noção q eu fico horrorizada...

kero fazer o meu casorio no estilo bem americano, aqui eu acho mto bagunçado... entao, vc sabe me dizer se as noivas usam vestidos q nao sejam brancos?
(meu sonho eh casar com um vestido vitoriano purpura e dourado, igual um q vi num filme...)

quais os dias mais apropriados da semana para fazer a cerimonia, para levar em consideração a disponibilidade dos convidados, já que geralmente sao durante o dia...?

e sobre as damas de honra, sao mesmo o braço direito da noiva na preparação da cerimonia, como dizem?

desde ja, obrigada.

Lucia Cintra said...

Mel, nao da bem pra responder suas perguntas sobre exatamente como eh aqui, pois casamentos eh uma festa mt individual e cada noiva tem suas proprias ideias.

O dia mais populares da semana continua sendo o Sabado. Eu casei numa Sexta, por ser mais barato e nao levei mt em consideracao meus convidados. Alguns tinham que trabalhar e nao puderam ir, paciencia, rs.

A tradicao tb eh casar de branco, mas ja vi mts noivas com outras cores ou entao detalhes de outras cores no vestido branco. Elas fazem o que querem.

E as damas de honra realmente sao as que mais ajudam a noiva, mas tb isso depende. Tem noivas cujas amigas intimas acabam se entusiasmando com a preparacao e ajudam bastante, outras ja tem a mae ou irmas ou o resto da familia.

Tudo depende da pessoa mesmo. Acho que seu casamento tem que ser baseado no que gosta e siga seu coracao e sua visao. Esse eh seu dia, entao vale tudo, rs.

bjos