Monday, April 14, 2008

Dormindo

Tem gente que acha que dormir e' perca de tempo. Pode ate ser, mas alem do nosso corpo precisar do sono pra se renovar, ele é responsável pela renovação da pele, dos ossos e dos músculos, e dormir e' uma das coisas que mais gosto! Quando casei, ganhamos do meu pai um colchao maravilhoso, o qual temos ate hoje. Minha cama e' super aconchegante e posso ficar nela por horas e horas, vendo um filme com Al, falando no telefone e "tentando" acordar de manha, pois nao me da vontade de sair dali.

Hoje quis acordar mais cedo do que o normal pra fazer umas coisinhas extras que estavam acumuladas aqui em casa. So que sendo meu dia de folga, cade que a preguica deixou? Tudo bem que fiquei trabalhando na minha certificacao ate de madrugada ontem, mas quando realmente acordei, umas 10:30 da manha, eu simplesmente nao queria sair da cama! Estava tao gostoso!

Outro beneficio de dormir na minha opiniao, sao os sonhos. Tem gente que nao da muita importancia a isso, meu marido e' um deles, mas pra mim, eles sao muito importantes. Me lembro de todos os que tenho todo dia e em detalhes e adoro sonhar! Teve uma epoca que eu anotava todos eles num fixario e o tenho ate hoje, mas pra continuar fazendo isso agora, teria que acordar mais cedo ainda... e acho que prefiro ficar dormindo uma meia horinha extra e continuar sonhando. Pena que ainda nao inventaram algo que nos deixa gravar nossos sonhos, seria legal ter uma colecao desses filminhos.

Nao sou uma pessoa que gosta de acordar cedo e sou daquelas que preciso de umas 9 horas pra me sentir completamente repleta, mas isso varia de pessoa em pessoa e tambem com a idade.

Coloquei abaixo trechos de uns artigos que achei falando sobre os beneficios de dormir:
O principal benefício do sono é a recuperação muscular e celular que ocorre quando dormimos. Durante o sono nosso corpo promove os ganhos de condicionamento que nos deixam mais fortes; se esse descanso for insuficiente, podemos ter queda de performance.

Veja o que o sono faz por voce:
:: Hormônio do crescimento: durante o sono, ocorre a secreção do hormônio hGH, que estimula o crescimento e a recuperação muscular, a construção óssea e a queima de gordura, auxiliando na recuperação de exercicios feitos e melhorando a resposta fisiológica. Estudos mostram que quando um atleta não dorme adequadamente, a produção desse hormônio diminui.

:: Processamento de informações: nosso cérebro aproveita o sono para “arquivar” as informações que recebeu durante o dia. Ao dormirmos pouco, a performance mental é a primeira a sofrer – ela cai duas vezes mais rápido do que a física. Você pode se sentir fisicamente disposto, mas não se lembrar bem de tudo que tentou reter.

:: Estabilidade emocional: mesmo que fisiologicamente não haja perdas numa noite mal dormida, a sensação de fadiga afeta o humor e pode atrapalhar a performance. “A sensação de cansaço interfere na escala subjetiva de esforço. Descansados, nos sentimos mais fortes e com mais vontade de superar nossos limites.

As fases
Se a fisiologia do sono permanece uma incógnita, sua estrutura já é mais que conhecida. Através da análise das ondas elétricas emitidas pelo cérebro durante o sono, já no começo deste século, descobriu-se que o sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente. No fim dos anos 60, esses estágios foram divididos em REM ( Rapid Eyes Moviment) e Não-REM. Um ciclo completo de sono dura em média 1 hora e meia e passa por quatro fases Não-REM, seguidas de uma fase REM. Pouco antes de adormecermos, as ondas cerebrais do tipo beta (produzidas quando estamos acordados) são substituídas por ondas alfa, que indicam um estado de profundo relaxamento. De 5 a 20 minutos depois, corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.

Não-REM
:: Estágio 1: é o chamado “meio sono”, um estágio de transição entre a vigília e o sono. Pode durar de 10 segundos a 10 minutos. A respiração fica mais profunda, os músculos começam a relaxar e entramos num sono bem leve. Esse relaxamento pode dar a sensação de queda que às vezes sentimos ao adormecermos.

:: Estágio 2: dura de 10 a 20 minutos. É o começo do sono propriamente dito, já que ficamos alheios a estímulos sonoros e visuais. Representa de 45 a 55% do período total de sono.

:: Estágios 3 e 4: produzem ondas cerebrais de baixa freqüência, sendo chamados de sono de ondas lentas. É nessa fase, chamada de sono delta, que o hormônio de crescimento é liberado pela glândula pituitária e a recuperação muscular acontece. Depois de 30-40 minutos no estágio 4, você regride para o estágio 3 e 2, mas invés de voltar ao 1, entra em REM. É o sono mais profundo e representa cerca de 25% do período total de sono.

:: REM: ocupa apenas 20% do total de horas dormidas, mas é tão importante que todo o resto do sono foi batizado de não- REM. Fluxo sanguíneo, freqüência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea aumentam, e os olhos se movem rapidamente. Este é o estágio em que sonhamos: nosso cérebro fica ativo, mas nosso corpo permanece imóvel pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras – um mecanismo de segurança para que não saiamos por aí, executando os movimentos que surgem em nossos sonhos. O primeiro período REM ocorre de 70 a 110 minutos após o início do sono e tem normalmente 5 a 15 minutos de duração. Os quatro a seis estágios REM por que passamos numa noite vão aumentando sua duração progressivamente, enquanto os estágios 3 e 4 ficam menores.

Curiosidades
:: A temperatura corpórea é altamente influenciada pelo sono. Quando dormimos pouco, nossa temperatura corporal em repouso tende a ficar mais baixa – por isso tendemos a sentir mais frio quando estamos com o sono atrasado. Em atividade, a temperatura sobe mais rápido quando estamos em privação de sono, o que pode aumentar o risco de hipertermia e desidratação em dias muito quentes e úmidos.

:: Um estudo feito pelo Stanford Sleep Epidemiology Research Center levantou algumas diferenças curiosas entre os hábitos de sono de homens e mulheres. As mulheres se deitavam em média 12 minutos mais cedo que os homens e acordavam mais tarde. Dos 35 aos 65 anos, elas também levaram mais tempo para adormecer. Cerca de 22% das mulheres afirmaram ter dificuldades para dormir, sono insatisfatório ou usar medicamentos para dormir, contra 14,5% dos homens. Num outro estudo feito pelo Departmento de Educação Física e Esportes da Universidade de Finnmark, na Noruega, constatou-se que excesso de atividades e intensidade muito alta nos exercícios atrapalhavam o sono dos meninos, enquanto para as meninas o que mais incomodava o descanso eram os fatores psicológicos.

:: Humanos mudam de posição de 40 a 60 vezes numa noite.

:: Se privarmos um animal de sono por 15 dias, ele morre.

5 comments:

Sonho Meu said...

Na tua idade eu ADORAVA uma cama e se deixasse varava o dia e a noite nela. Hj eu ainda gosto principalmente nap...mas tenho uma certa dificuldade de pegar no sono...mas quando durmo vou direto e sonho muito. O problema é que acordo muito cedo...6 da matina.
bjos,
me

Laurinha said...

Eu AMO dormir, e odeio acordar cedo!
So nao consigo lembrar de todos os sonhos com detalhe como voce. Gostei da ideia de anotar num caderninho. Mas nao consigo lembrar nem do sonho que tive esta noite.

zzaguiar said...

Como eu queria ter minha snoites de sono normais de volta! além de tudo, ando com tantos pesadelos!

Bjinho.

Cila Bairral said...

definitivamente eu PRECISO dormir mais... mas esse periodo ta foda!

Mila Viegas said...

Me too!
Adorei as informações sobre o sono.
bjs