Monday, April 7, 2008

Noivado americano

Esse posting e' dedicado a Tarcila, que ja me pediu pra escrever a respeito ha muito tempo.

Nos USA, o costume de noivado e' o homem pedir a mulher em casamento, e planejar tudo escondido pra ser surpresa. E' ele quem vai sozinho escolher o anel de diamante/brilhante pra a presentear com ele ao pedi-la em casamento. O anel de noivado e' somente usado por ela na mao esquerda mesmo ate se casarem e ela adicionar o seu de casamento. E e' so entao que os homens tb comecam a usar uma alianca. Quando estao noivos, eles nao usam nada, por isso e' facil pensar que alguem e' solteiro aqui, quando na verdade ele ja pode estar noivo.

O costume e' a alianca de noivado conter uma ou mais pedras de diamantes, mas tb existem as tradicionais de ouro pra aqueles que preferem algo mais simples. Hoje em dia e' normal ate os homens usarem uns aneis de metais diferentes como Titanio ou Carbide. O Al tinha um de Titanio (que perdeu no trabalho, mas essa historia fica pra depois).
k
Comigo foi assim: eu ja estava namorando o Al por quase 2 anos e meio. Ja tinhamos falado em nos casar, entao pra ele foi mais facil, pois tinha certeza de que eu nao ia rejeita-lo ou "pensar a respeito". Certos homens tomam esse risco, pois essas aliancas de diamantes nao sao nem um pouquinho baratas, e se a mulher nao aceita o pedido, normalmente eles ficam encalhados com as aliancas, que nao podem ser devolvidas a joalheria.

Mas voltando ao assunto: eu tinha ido pro Brasil passar umas semanas la. Enquanto me divertia com meus amigos, ele estava aqui, indo em tudo quanto e' joalheria pra escolher uma alianca de noivado pra mim. Voltei do Brasil dia primeiro de Junho de 1998 e a viagem de volta foi terrivel. Chegando em New York umas 6:30 da manha, depois de um LONGO voo, tinhamos que pegar uma coneccao pra Pittsburgh que so ia ser umas 3 horas mais tarde. Entao ficamos ali... eu, minha mae e minha irma, mortas de cansaco no aeroporto, esperando pacientemente essas 3 horas se passarem.

Quando finalmente entramos no aviao minusculo pra Pittsburgh, esse nao saia NUNCA!!!! Isso durou uma meia hora e ninguem entendia qual era o problema. Ate que uma mulher que nao lembro se era a aeromoca, disse que o aviao estava muito pesado e que tinham que pedir pra algumas pessoas sairem dele. Ja brincamos falando entre nos que devia ter sido culpa das nossas malas que estavam um chumbo.

A oferta que fizeram era dessas pessoas ganharem nao so uma passagem de volta pra Pittsburgh no horario da tarde, mas tambem uns $200 dolares cada uma. Uma hora mais tarde, ninguem se prontificava pra sair. Alice queria sair pelo dinheiro, mas eu estava tao cansada e carrancuda, so querendo chegar em casa logo, que disse que nao ia sair de jeito nenhum!!! Ela sugeriu da minha mae sair com ela, mas minha mae ficou com medo de me deixarem ir sozinha e acontecer alguma coisa com o aviao (tipo ele cair). Disse que se fosse pro aviao cair, que queria morrer junto (olha so!!! rsrs). Entao ficamos. E ja que ninguem queria sair tb, eles tiveram que fazer sorteio pra umas 4 pessoas sairem... e todas com uma cara de morte de dar medo.

Entao assim cheguei finalmente em casa ja de tarde, morrendo de cansaco e ainda meio ranzinza. Al veio me ver e saimos um pouco. Ele me levava nao sei pra onde, enquando eu contava essa saga pra ele ainda meio irritada. Chegamos ate um parque super bonito perto da casa dos meus pais e ele disse que tinha uma surpresa pra mim.

Acho que estraguei um pc a surpresa, pois quando ele disse isso, eu sabia que ele ia me pedir em casamento. De alguma maneira, ja sabia... disse pra eu abrir o porta-luvas do carro e la encontrei um leao pequenininho de pelucia com uma cartinha amarrada nele. Peguei a cartinha, li uma decalaracao linda de amor do Al que acabava assim: "Entao por isso e' que eu decidi em..." (E eu ainda tenho essa cartinha e o leaozinho).

Saimos do carro, ele me levou a um lugar especifico do parque, me sentou, ajoelhou.... e eu ja comecei a ficar super entusiasmada e contente. Ao ajoelhar, abriu a caixinha de veludo preto que contia o anel de diamantes e disse: "Babydoll, nessa vida existem coisas boas e ruins ao caminho do ceu, e eu quero compartilha-las todas com voce... will you marry me?"

Eu o agarrei e o abracei super forte e nao largava mais, e so conseguia sorrir e rir. Ai ele disse que eu nao tinha respondido "sim" e eu disse que claro que sim. Tinha ficado tao contente que nem respondi, so o abracei bem forte! Nao chorei, pois como disse, de alguma maneira, ja sabia que ia fazer isso ao pararmos naquele parque... pena que nao foi surpresa completa, mas amei!!! Ai sim ele colocou a alianca no meu dedo, a qual a uso ate hoje junto com a minha de casamento!!!

Essa foi a minha historia. Os homens aqui sempre fazem coisas ate mais surpreendentes, e algumas historias que ja ouvi sao super originais. Uma vez Al disse que gostaria de ter sido mais criativo, mas disse pra ele que amei a supresa!!!

A foto acima e' da minha alianca de noivado (uma solitaire) com a de casamento e no dedo do meio, um anel de presente de casamento que Al me deu uns anos atras. A outra foto, com nos dois num parque foi eu mesma quem tirei com meu tripe. Estavamos num outro parque por aqui uns anos atras, na minha epoca do ano favorita: Outono - quando as folhas das arvores ficam um espetaculo!

Cila, depois vem a parte 2, de como sao os casamentos americanos... agora tenho que estudar um pouco pra minha certificacao.
k
Mas e voces que sao casadas ou estao noivas, como foi o pedido de casamento de voces? Foi supresa ou combinaram de ficarem noivos juntos?

7 comments:

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Vim correndo aqui e li tudinho! EU já tinha ouvido falar q nos EUA os pedidos são criativos. Ai que delícia!!! Quero tb!!! srsrs Mas o seu pedido foi super fofo. E vc passa sempre um carinho muito grande por seu marido, parecem muito felizes e companheiros e isso é lindo! Parabéns!

beijocas e ótima semana

Anonymous said...

Ah, não sabia, dessa história! nossa, lembra que para comprar a passagem para Minas eu acho, tivemos que ir até a Novo Rio... se fosse hoje, poderíamos comprar pela internet.

Bjinho,zz.

Cila Bairral said...

fred nao eh um cara nem um pouco romantico, o q me irrita mto, pq sempre sonhei c um namorado que escrevesse cartas, poemas, mandasse flores, bombons, bichinhos de pelucia, etc...

Não posso reclamar, afinal ele me dá tudo que vejo e quero, mas ele nao conegue fazer surpresa... Só gahei flores 1 x, no dia dos namorados de 2007, namoramos desde 2005.

Nosso noivado foi igualmente anti-romantismo.

Qndo tinhamos qse 1 mes de namoro, fred tinha uma tatuagem interminada no braco, e disse q iria ao studio terminá-la. inicialmente ele escreveria em japones "inspiracao divina"que eram 2 kanjis abaixo da sua tatuagem.

Qndo ele me avisou que iria ao studio terminar a tatoo, disse que tinha mudado de ideia e que nao escreeria mais inspiraçao divina, mas sim outra coisa.. e deu um risinho.

Eu imaginei na hr q ele escreveria meu nome e fikei apavorada, AINDA NAO TINHA NEM 1 MES DE NAMORO!!! e perguntei sem graca "vc nao vai escrever meu nome nao ne?"

Ele respondeu que iria e eu fiz de tudo pra ele mudar de ideia. Ai sugeri num momento de desespero e medo dele tatuar meu nome MESMO, "ja q vc quer externalizar nossa relacao pq nao usamos alianca?"

ele concordou e morreu o assunto. Isso era dia 12/03/2005.

fizemos 1 mes de namoro em 19.03.05

No dia 31.03.2005 ele me avisou que iria ao studio apos o trabalho, mas eu nem questionei oq ele tatuaria.

Qndo acabou ele me ligou, eu ja tinha saido da facult e tava num barzinho proximo c um amigo em comum qndo ele falou que tinha uma surpresa... eu me assustei e gritei sem querer "VC NAO TATUOU MEU NOME!"

Ele riu e desligou. O bar todo tava olhando pra minha cara e nosso amigo em comum tava atonito, nao acrediando que ele tinha sido louco a esse ponto (confesso que nem eu acreditava que ele tinha feito isso).

Ficamos esperando ansiosos ele chegar. Qndo ele finalmente chegou, ele tinha SIM tatuado meu nome, na verdade meu apelido, CILA em japones, logo abaixo da tatoo do dragao. (tem foto no meu orkut)

Passado o susto, eu fikei super feliz, claro, mas fikei mto preocupada pq nao sabia se esse namoro daria ou nao certo, nós nos conheciamos ha mt tempo, mas so namoravamos ha 1 mes e poucos dias...


Ele percebeu minha preocupacao e falou uns dias dps "amor, se nao der certo nao apagarei a tatoo pq vc foi e vai ser pra sempre, dando certo ou nao, a melhor pessoa que passou na minha vida."

Chorei, claro.

Em 08.04.05, uma semana dps da tatoo, ele me chamou pra almocar c ele (trabalhamos sempre proximo um do outro) e na hr do almoco fomos a uma travessa q tem uma loja que so vendia prata.

Ele comprou uma alianca pra cada um e disse "vc nao queria trocar a tatoo pela alianca? eu te dou os dois. Casa comigo?" (tem foto no orkut tb)

Isso em pleno centro do rio, nada romantico.

Era uma sexta feira e iriamos c uma festa a noite, onde comemoramos c amigos nosso noivado...

Dps ele me contou que queria ter comprado uma alianca de ouro branco, mas ele ganahva mto mal na época e a grana nao dava, ai como ele nao gosta de ouro amarelo ele optou por uma de prata.

Hj em dia que ele pode trocar nossas aliancas por uma joia msm, preferimos nao gastar c isso e comprar uma alianca foooooda qndo casarmos. Ai sim, de ouro branco com ouro amarelo, e se for a que escolhi ha 1 ms atras, c um diamante no meio, larga, linda!!!

Enfim, meu noivado foi isso.

Ainda penso em fazer, um dia quem sabe, uma festa de noivado, se decidirmos trocar as aliancas, oq nao pretendemos agora, mas se eu fizer msm a festa, penso em uma festa a fantasia, tlvz..

Brigada pelo post.

Aguardo as tradicoes de casorio.

Bjokas

Mila Viegas said...

Ficamos noivos no meu aniversário de 18 anos. Eu já sabia que ficaríamos, pois combinamos tudo antes. Teve bolo e uma reunião entre os mais íntimos e familiares. 1 ano e meio depois nos casamos.
Foi simples assim... rsss.
beijocas

Vivi said...

Que linda história de vcs :)
Adoro histórias de amor e casamento :)

O JR fez tudo na surpresa e pediu no meu aniversário de 25 anos. Tudo surpresa! Eu nem desconfiava! Meus pais ficaram muito felizes, e todo mundo chorou- rsrsrs O JR pensou: Eles choram de alegria ou trsiteza?rsrsrsr
Foi lindo!

Luz do Oriente said...

Ola!!
nossa eu amei sua historia! eu estou noiva de um americano , ele ja me pediu em casamento e esta trazendo meu anel de noivado dia 26 de dezembro! um super presente de natal ne?! nossa estou tão feliz e seu relato me tirou 1000 duvidas que eu tinha em mente.Obrigada!! eu ainda não vi meu anel mais tenho certeza de que vou amar pois ele vem com todo o amor do mundo para minha mão.
Beijos

Paulistana na Califórnia said...

Oi Lucia!!
Obrigada por compartilhar a sua história de pedido de casamento! No meio do post já estava achando que ele iria aparecer no meio do avião para te pedir em casamento. Eu deveria não ter alimentado expectativas quanto ao meu, mas não tinha como não ter!!! Foi simples mas foi bem especial. Se tivesse armação acho que não teria o jeito do meu marido.