Sunday, May 18, 2008

Poderia/Deveria/Iria

Mais uma historinha do livro abaixo. Eu realmente gostei muito dessa. Escrita por Linda Roth Conte - Washington, DC.

"Agora mesmo, estou olhando pra um bilhetinho que diz que uma pessoa com quem trabalho, esta vivendo na terra do "poderia/deveria/iria". Ao me sentar pra escrever isso agora, percebo que a artista grafica que uso me mandou uma mensagem dizendo que nao vai poder fazer o trabalho necessario pra um grande projeto meu. E explica que e' devido estarmos muito perto do dia de entrega e tb tem um feriado se aproximando. Diz que nao teria tempo de terminar o pedido. "Poderiamos te-lo feito", ela diz, "se voce tivesse feito o pedido mais cedo". "Poderia"... Vou ligar pra ela e convence-la a ainda faze-lo. Ela tem que faze-lo.

Se voce nunca esteve na terra do "poderia/deveria/iria", voce simplesmente nao deve visita-la. Serio, nada e' feito la. Nunca ha tempo pra fazer seu trabalho. E as coisas sao sempre muito dificies. Ou complicadas. Ou atrasadas, arriscadas, muito quentes, frias, muito TUDO. Ah! E tb todo mundo tenta ficar descobrindo o que deveria ter sido feito depois do fato.

A primeira vez que ouvi essa expressao foi no comeco dos anos 80, quando era bem jovem e trabalhava como publicista em exposicoes pra compudadores. Tudo se movia freneticamente, e o produtor dos shows, Gerry, nao tolerava desculpas. Ele achava impossivel aceitar razoes pro porque das coisas nao serem feitas, nao importava se as razoes soavam razoaveis. Toda vez que tinha que dizer a ele que um projeto que ele tinha dado nao tinha sido completo, sua resposta era sempre a mesma: "Nao viva na terra do "poderia/deveria/iria". Nao vai encontrar mais ninguem la".

A primeira vez que Gerry me disse isso, fez todo sentido pra mim. E o vendo trabalhar, era ver ele colocar essas palavras em acao. Ele conseguia fazer varias coisas ao mesmo tempo e poderia ganhar uma medalha de outro em "gritar", "despedir" e causar transtorno se algo nao era feito. Mas ele nunca aceitou falha, nunca se decepciou e inspirava outros a fazer o mesmo. Ao longo dos anos, eu consegui entender que o que Gerry estava querendo dizer era mais do que "termine o trabalho". Num sentido mais profundo, ele estava me dizendo pra viver no presente. Como resultado, ate hoje, eu nao aceito empecilhos no meu caminho e se um aparecer, eu o contorno de alguma maneira.

Eu penso nas palavras do Gerry e sigo em frente e acho um jeito de fazer as coisas acontecerem. Foi uma licao de sobrevivencia. Quando voce tem seu proprio negocio, voce nao so e' responsavel por fazer o negocio um sucesso, mas tb tem que convencer as pessoas que trabalham contigo a ficar com voce - desde os clientes ate os funcionarios. Pra fazer isso, voce nao pode escutar os "poderia/deveria/iria". A porta da frente esta trancada? Ache a porta dos fundos. E se nao tiver uma porta dos fundos, voce precisa quebrar uma parede pra fazer uma.

Um exemplo: Um mes de Dezembro eu estava querendo ganhar um contrato com uma compania enorme - a Krispy Kreme de Dougnuts - queria ganhar um contrato com eles pra lidarmos com as campanhas de marketing. Era um projeto imenso e cinco outras firmas tb estavam sendo entrevistadas pra isso. Sabia que minha compania so teria uma chance pra ter sua "primeira impressao" e nossa entrevista era somente dali uns dias. Pra fazer as coisas mais complicadas, faltava somente 8 dias pro Natal, entao todo mundo ja estava com a cabeca no feriado.

Nao me surpreendi quando notei as atitudes de todo mundo como "poderia/deveria/iria". Mas pressionei querendo seguir em frente, criando uma arvore de Natal de doghnuts vermelhos e verdes, completo com bolinhas de cristal de Winnie the Pooh. Entao, de repente e sem querer, um dos meus funcionarios fez um chapeuzinho com uma das embalagens do Krispy Kreme e colocou na cabeca do ursinho Pooh - com o logo da compania se destacando nele. Pode parecer bobeira, mas meu instinto me dizia pra eu deixar o chapeuzinho ali mesmo.

Quando chegou a hora da nossa entrevista, nosso time todo, usando camisas do Krispy Kreme, apresentou um evento super animado quando os executivos chegaram. Nos ganhamos o contrato e eles disseram que o chapeuzinho de papel com o logo e nome da compania foi o que os fizeram decidir em nos escolher.

Existem milhoes de razoes do pq voce deveria ter feito melhor, como deveria ter feito mais cedo e como deveria ter visto as consequencias de algo. Mas pra mim, sempre foi muito mais satisfatorio tentar descobrir como fazer algo acontecer do que criar uma desculpa pro que deixou de acontecer ou o que nao foi feito.

O que me faz lembrar: Tem uma artista grafica pra qual tenho que ligar... "

No comments: