Friday, June 27, 2008

The Pillars of the Earth - final

Acabei de ler o Pillars of the Earth - pra usar uma expressao americana, a estoria pode ser resumida em uma unica palavra: Breathtaking! De tirar o folego.

Ja li muitos livros bons na minha vida, e esse foi um desses que te faz viajar, e te envolve tanto, que voce se sente como se realmente estivesse vivendo a estoria junto com os personagens. Um dia desses la no trabalho estava tao entretida no livro que quando me toquei, meu coracao estava literalmente disparado ao ler uma passagem da estoria. Era uma "cena" meio emocionante, daquelas que voce torce pelo personagem, pra que a coisa certa aconteca apesar das circunstancias. Apesar de so ter tido tempo de ler esse livro de quase mil paginas somente nos meus intervalos no trabalho, o devorei bem rapidinho.

E' praticamente sobre a paixao de um homem medieval a construir catedrais de igrejas. Voce se envolve na sua vida humilde e daqueles ao seu redor e ao mesmo tempo nao sabe o que esperar a virar cada pagina. E' uma estoria como uma vida... como uma montanha russa, com altos e baixos, curvas derrapantes o obstaculos pela frente que tem que ser contornados. Eventos que mal esperava, de repente acontecem e estoria toma um novo rumo... Completamente cheia de detalhes sobre o comportamente humano dos personagens, suas personalidades, experiencias e pensamentos mais intimos. Incrivelmente bem escrito, e que te prende ate o final.

Se expande a uma geracao inteira e voce se sente como se fosse Deus, assistindo cada dia a dia das pessoas e e' interessante como a vida de cada um e' afetada pelos atos do outro. Voce se sente como se ao "assitir" tudo ali de "cima", consegue entender como as pessoas estao interligadas nesse mundo e como nao existe coincidencia nessa vida - as coisas realmente acontecem por um motivo.

Confesso que fiquei triste ao chegar no final da estoria, mesmo com espaco pra mais... O desenvolvimento da estoria e dos eventos desde o comeco ate o final e' fantastico. Me senti parte daquele mundo... E agora? Ja acabei de encomendar o segundo que parece que segue um pouco a historia focando nos decendentes de uns personagens. Mas essa estoria e' contada 200 anos mais tarde e nao vejo a hora desse livro chegar semana que vem.

4 comments:

Lucia Cintra said...

Oi Bia, eu comprei o "Marley", junto com uns 3 ontem. Agora e' so esperar recebe-los semana que vem. bjinhos

Cila Bairral said...

eu to sem livros no momento, acabei de ler cidade do sol e to parada e isso me deprime...

quero ler crepusculo, mas to com pena de pagar por ele, vo ve se alguem conhecido tem...

bjokas

Cristiane said...

Oi Lúcia!
Só vi hoje que você mandou uma mensagem sobre aquele blog de livros. Peço desculpas por não ter respondido antes, mas só hoje que resolvi entrar no meu e-mail e fazer uma faxina. Daí, vi seu e-mail perdido por lá... Claro que quero. Vou lá ver como funciona!
Beijão

Mila Viegas said...

Toda vez que leio estes post sobre livros me bate uma cobrança interna de que preciso arrumar tempo para ler. O que acontece comigo é que geralmente eu leio o mesmo livro várias e várias vezes... termino, dou um tempo, e pego o mesmo livro de novo... rsrs... Acho que é pra entender melhor, não sei. Mas eu preciso arrumar um tempo nem que seja pra ler uma página por dia!!!
Interessante este que vc terminou. Adoro histórias assim!