Wednesday, June 11, 2008

Viajando com palavras

Hoje recebi um filme do Netflix o qual estava doida pra ver. Se chama "The other Boleyn girl" e estava tao entusiasmada pra assisti-lo, que mesmo chegando tarde do cinema com o Al, nao consegui esperar ate o dia seguinte (ou melhor, ate que sim, pois so o comecei a assistir pra la de meia noite). Eu li o livro no final do ano passado, ou melhor, o devorei em meras semanas de tao bom que achei que foi. Tenho muito interesse nessa epoca medieval, sobre como era a vida das mulheres da epoca e daria de tudo pra poder voltar no tempo somente como uma observadora ou fantasma pra experienciar um pouquinho de tudo ao meu redor.

A historia (baseada em fatos veridicos e pessoas que realmente existiram) e' sobre a famosa Anne Bolyen, cuja tamanha ambicao fez com que o Henry, rei da Inglaterra se divorciasse da sua mulher pra fazer ela mesma rainha. Imagina o escandalo naquela epoca! Tanto que no final, ela colheu o que plantou e acabou sendo decapitada logo depois que teve sua primeira filha com o rei: A Elizabeth.

O que me fez parar pra pensar no como nossos atos determinam e afetam tudo e todos nesse mundo. Elizabeth foi uma otima rainha e permaneceu no trono por 45 anos. Se Henry nao tivesse se separado da primeira esposa e casado com a Anne, a Elizabeth nao teria existido e como teria sido o futuro deles ou a historia dali pra frente?

Alem do obvio, sera essa a razao do ser humano nao poder voltar no tempo? Sera que se voltassemos a seculos atras pra tentar proteger ou salvar um dos nossos antepassados, nao arriscariamos eliminar nossa propria existencia? Um exemplo: vamos dizer que voce e' capaz de voltar no tempo somente pra observar a historia. So que ao ver certas coisas, voce quer fazer algo certo, consertar um mal feito a alguem ou coisa parecida. Pode ser um assassinato, uma morte devido a uma doenca que na epoca nao sabiam como lidar com ela ou ate mesmo um estupro. Mas e ai? De qualquer maneira, qualquer coisinha que fizer, por minima que seja tera repercursoes imensas, como uma pedrinha jogada no meio de um lago placido... as ondinhas causadas como consequencia vao longe!

E se devido a essas tragedias ou eventos horrificos, a pessoa que perdeu o ente querido, ou ate mesmo um esposo (a), conhecesse outra pessoa, se casasse com ela e dali nasceria seu proximo antecedente? Alguem de quem sua vida dependesse pra existir, pois sem ele, outros eventos ou pessoas tambem nao existiriam? Meio loucura de se pensar, mas me fez e faz pensar nos nossos atos e decisoes de agora.

Cometemos erros, mas sera que sao predestinados? Eu nao sei se acredito em destino. Acredito que as coisas acontecem por uma razao (sera a mesma coisa ou estou me contradizendo aqui?) Acho que a pessoa faz ou traca seu proprio caminho com cada passo que toma, cada decisao, cada acao. Mas so de pensar que isso afetara nao so a minha vida, mas as vidas das pessoas ao meu redor, da minha familia, dos meus descendentes... Erros nos fazem crescer e aprender. As vezes abrem nossos olhos e colocam certas pessoas em nossas vidas que nunca cruzariam nossos caminhos de outra maneira. E nao e' so erros, mas sim eventos inexperados ou decisoes que tomamos. Nao importa o que seja, devemos seguir em frente acreditando que tudo tem sua razao, que algo de bom sempre surgira de qualquer acontecimento, mesmo quando nao conseguimos enxergar isso naquele exato momento.

E talvez seje essa mesma a razao de nao enxergarmos o lado bom de certas coisas ruins (ou que as classificamos como ruins). Talvez devido a certas pessoas que vamos encontrar em consequencia desse evento, ainda nao ter aparecido em nossas vidas; talvez devido ao um lugar significativo por onde vamos passar ainda estar por vim e dali nos levar a um destino mil vezes melhor... Parece que tudo e' dependente de tudo e dali vai se desenvolvendo o resto da historia.

Ao chegar em cada fase, voce estara num outro nivel, numa posicao mais alta na vida, como se tivesse subindo uma escadinha. Quando olho pra tras e me vejo como adolescente ou qualquer outra idade (relembrando certas coisas de meu passado), quase literalmente me imagino aqui em cima olhando pra uma Lucia um pouco la pra baixo. Estou subindo a cada passo que dou, a vista e' sempre diferente. O que me fez lembrar de um versinho que copiei numa das minhas agendas de crianca, o qual nunca esqueci: "Se alguem lhe jogar uma pedra, nunca a devolva. A use como mais um degrau e suba!"

2 comments:

Mile said...

Parece interesante o livro. Eu nao acredito no destino, acho que tudo acontece casualmente.
Hoje mesmo mando as repostas do livro que estou lendo pra vc pulicar no "O que elas estao lendo". Ah, e como vai o livro "Os Pilares da Terra"?
Bjoks

Sonho Meu said...

Eu tenho o livro, alias a minha sogra quando nos presenteou com a biblioteca dela nos deu o livro. Ta la...nao li, mas assisti o filme e adorei. Depois do filme assisti os dois filmes da rainha Elizabeth e depois vi todos os filmes do Rei Henry. Aprendi histora inglesa de ponta cabeça.
Se eu tivesse que voltar ao tempo, queria viver a vida da Constanze a esposa do Mozart. Ah tenho cinco livros da vida dele e a cada dia leio um pouco de cada. hehehehe
bjs,
me