Thursday, July 15, 2010

Mais sobre personalidades

Falando em tipos de personalidades no post anterior, a Mi me passou um email sobre um site que testa uns outros tipos de personalidade. Ja tinha lido sobre essas antes e depois que fiz um teste la, me lembrei vagamente que ja tinha feito um teste parecido em ingles ha muitos anos atras...

E esse (abaixo) foi o meu resultado dessa vez: o qual bateu e tb descreveu exatamente como sou! Interessante como conseguiram acertar bem. E acho muito mais interessante em como conseguem estudar esse complexo mundo de personalidades que nos temos e classifica-las tao bem e ainda por cima conseguirem desenvolver um teste que determina e te mostra exatamente em qual classe voce pertence! Quem se interessar em faze-lo, aqui esta o link.

Meu tipo (e a profissao que escolhi pra seguir com o meu negocio esta na lista abaixo e o mais interessante eh que ao longo da minha vida, ja considerei 8 dessas profissoes listadas, desde pequena!):

INFJ
(Aproximadamente 2-3% da população) INFJs habitam um mundo de idéias. Eles são independentes, pensadores originais com fortes sentimentos, princípios firmes e integridade pessoal.


INFJs confiam em suas próprias ideias e decisões mesmo em face do ceticismo. Eles são motivados por uma visão interna que valorizam acima de todos os outros fatores, incluindo opinião prevalecente ou autoridade estabelecida. INFJs frequentemente vêem significados mais profundos e têm uma percepção intuitiva das situações. Suas inspirações são importantes e válidas para eles, mesmo que os outros não compartilhem do seu entusiasmo.


INFJs são leais, comprometidos e idealistas. Eles são discretamente entusiásticos em ter as suas idéias aceitas e aplicadas. Eles valorizam a integridade e podem ser determinados a ponto de serem teimosos. Por causa da força da sua convicção e sua clara visão do que é melhor para o bem comum, INFJs podem ser grandes líderes. Eles, com frequência, são honrados e respeitados pelas suas contribuições.

Porque eles valorizam a harmonia e acordo, INFJs gostam de persuadir os outros da validade do seu ponto de vista. Eles conquistam a cooperação dos outros usando aprovação e elogio, em vez de discussão ou intimidação. INFJs se empenharão com intensidade em promover a amizade e evitar o conflito.

Via de regra, tomadores de decisões atenciosos, INFJs acham os problemas estimulantes e normalmente refletem com cuidado antes de agir. Eles preferem se concentrar com grande profundidade em uma coisa por vez, o que pode resultar em períodos de obstinação.

Empáticos e compreensivos, INFJs têm um forte desejo de contribuir para o bem estar dos outros. Eles estão conscientes das emoções e interesses das outras pessoas e, com frequência, lidam bem com pessoas complicadas. Os próprios INFJs tendem a ter personalidades profundas e complexas e podem ser ao mesmo tempo sensíveis e intensos. Eles podem ser reservados e difíceis de se conhecer, mas são desejosos de compartilhar seus mundos internos com aqueles em que confiam. Eles tendem a ter um pequeno círculo de amizades profundas e duradouras e podem gerar muita amabilidade e entusiasmo nas circunstâncias apropriadas.

Possíveis Aspectos Negativos
Uma vez que eles tendem a ser tão absorvidos com "a idéia", INFJs podem, algumas vezes, ser pouco práticos e são capazes de negligenciar detalhes de rotina que necessitam atenção. Tornando-se mais conscientes do que está à sua volta e confiando mais nas informações testadas, ajudarão os INFJs a ancorar as suas idéias criativas ao mundo real.

INFJs podem ser tão comprometidos com os seus próprios princípios a ponto de desenvolverem visão de túnel. Eles podem ser teimosos acerca de mudanças e podem resistir mudar uma decisão uma vez que tenha sido tomada. Algumas vezes eles desprezam fatos importantes porque não apóiam sua posição, ou resistem a idéias que conflitem com os seus valores. Eles podem não ouvir as objeções dos outros porque, para eles, sua posição parece inquestionável. INFJs necessitam tentar olhar para si mesmos e para o seu trabalho mais objetivamente, como outros fariam.

Porque são tão protetores da sua própria visão, INFJs tendem a controlar em excesso. Eles são frequentemente perfeccionistas e podem ser hipersensíveis à crítica. Embora sejam determinados, eles também têm dificuldade em lidar com conflitos nos relacionamentos e podem se tornar frustrados ou desiludidos se conflitos desenvolvem. Quanto mais objetivos INFJs podem ser acerca de si próprios e seus relacionamentos, menos vulneráveis eles serão a estas espécies de mágoas.

CARREIRA
O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do INFJ. Note que esses dez elementos podem se apresentar em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os INFJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.


Como um INFJ, satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:
- Permita-me considerar e criar novas idéias e/ou abordagens para uma variedade de problemas, na maioria aqueles que ajudem as pessoas a crescer e a se desenvolver
- Permita-me produzir um produto ou serviço no qual eu acredito e do qual esteja orgulhoso
- Reconheça minha autoria e propriedade e minhas contribuições únicas
- Permita que me expresse e veja os resultados da minha visão
- Permita-me implementar minhas idéias para o bem das pessoas ou no serviço de outros; permita-me trabalhar face a face com os outros
- Seja feito em um ambiente amigável e livre de tensão onde minhas idéias se-jam seriamente consideradas e eu seja psicologicamente apoiado pelos meus esforços
- Possa ser feito independentemente, mas com a oportunidade de compartilhar frequentemente com os outros em um ambiente que seja amigável e livre de conflito interpessoal
- Permita-me organizar o meu próprio tempo e ambiente de trabalho e exercer controle significativo tanto sobre o processo quanto o produto
- Dê-me tempo adequado para formular e processar minhas idéias de forma que estejam satisfatoriamente preparadas
- Esteja em harmonia com os meus valores e crenças pessoais e permita-me manter um alto grau de integridade pessoal e profissional

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos INFJs incluem:

PONTOS FORTES
Bons em conceber abordagens criativas e alternativas para os problemas
Capazes de entender conceitos complexos
Promovem harmonia entre os outros
Líderes persuasivos e compromissados com aquilo no qual acreditam
Gostam de ajudar os outros a se desenvolver


PONTOS FRACOS
Podem ser inflexíveis e obcecados
Podem ser irrealistas acerca da viabilidade das idéias
Podem ser perfeccionistas e muito independentes para a cultura corporativa
Podem comunicar de forma muito complexa para que os outros entendam


Ocupações Populares para INFJs
Ao listar ocupações que são populares entre INFJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que INFJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada em ordem de importância e/ou preferência.
- Orientador educacional
- Professor de educação especial
- Bibliotecário
- Artista
- Dramaturgo
- Romancista/Poeta
- Editor/Diretor de arte
- Designer gráfico
- Gerente de recursos humanos
- Analista de cargos e salários
- Advogado ambientalista
- Negociante (de idéias e/ou serviços)
- Nutricionista
- Arquiteto
- Tradutor/Intérprete
- Cientista social (Ciências Sociais)
- Fonoaudiólogo
- Terapeuta ocupacional
- Naturologista (Naturologia Aplicada)
- Orientador vocacional e profissional
- Psicólogo
- Genealogista
- Massoterapeuta

7 comments:

Liza Souza said...

Adoro esses testes de temperamento. Vou correr logo lá para fazer.
Beijos
P.S. Pode deixar que quando voces vierem me visitar vou fazer um montao de guloseimas. Depois a gente queima as calorias fazendo hiking na Floresta Negra. rs

Luciana Håland said...

Também adoro esses testes, vou já fazer.
Beijo

Luciana Håland said...

Ih,fiz, mas deu totalmente diferente do que sou realmente, quase que o oposto, vou refazer, acho que nem li direito na pressa de ver o resultado, kkkkk
Obrigada por dividir o teste com a gente.
Beijo

Nani said...

LU, concordo Plenamente!!!! (Sobre o video)

Tb me corta o coracao, principalmente por causa da corrupcao. O Brasil eh um pais enorme, cheio de potencial como vemos no video, tem se desenvolvido muito nos ultimos tempo, mas ainda tem MUITO o que melhorar em termos de "toda a populacao ganhar com isso e nao apenas o pequeno numero de ricos e milionarios". Infelizmente a riqueza que o Brasil tem eh distribuidade de forma muito injusta. Mas tem sim melhorado, um passo de cada vez. Nao acredito que o Brasil sera um pais de primeiro mundo, mas esta pelo menos virando o um de "segundo". Em vista do que era, hoje ta bem melhor, pelo menos economicamente falando.

O video na verdade peguei de uma amiga no facebook e tb postei na minha wall lah, pra mostrar para meus amigos americanos (que se innteressarem) ver que o Brasil nao eh soh a floresta Amazonica. Cansei de ver gringo assumindo que no Brasil soh tem indio, aranha, cobra, e floresta. O povo nao tem muita nocao nao. Esse video eh perfeito pra mostrar que Brasil eh um pais enorme, desenvolvido e com muita variedade.

Acho lindo esse video, me deu saudades do Brasil.

Lu Souza Brito said...

Luuuuuuu,

Fiz também e deu certinho. Cruzes, até aqueles defeitos que a gente sabe que tem e nao admite, ahahaha.
Adorei!

Beijokas

Bia said...

Adoro esses teste.. vou lá correndo fazer! :)

bjs

Anônima said...

Preciso fazer um teste desse. Acho bem interessante