Tuesday, September 21, 2010

Eu vi!!!

Hoje experienciei algo sem igual!

Meu pai passou aqui em casa hoje de tarde pra deixar seus binoculos num tripe... Disse que da pra ver as luas de Jupiter com eles e gente!!! Que coisa maravilhosa de se experienciar! Nao esperava ve-las tao detalhadamente assim... Cheguei em casa do trabalho super entusiasmada pra ver e fui direto pra varanda.

Bom, ja que sou cegueta, fiquei uns 10 minutos tentando ajustar os binoculos pra conseguir fazer tudo ficar em foco. Nada... Mexe aqui, vira ai, ajusta la e nada... ja estava comecando a ficar frustrada, ate que resolvi tirar minhas lentes de contato (fala em ficar mais cegueta ainda!) e pronto! So assim consegui enxergar tudo em foco (vai entender como), mas somente com o meu olho direito aberto (nao teve outro jeito e ajudaria se tivesse tido um tampao pro esquerdo, rs).

Deu pra ver Jupiter e 3 das suas luas ali! Meu pai devia ter trazido seu telescopio (eu nunca consegui usar binoculos direito, qualquer um que ja experimentei, sempre foi dificil focar e sempre me deixaram com dor de cabeca, rs).

Gente! Inacreditavel que esse planeta esta tao pertinho da gente assim a ponto de conseguirmos ver suas luas com um simples binoculos! Isso pra mim eh fascinante!

Eles estavam todos alinhados, bem alto no ceu: uma lua na esquerda do planeta, Jupiter e duas luas a direita, quase retinhos um do lado do outro. Sei que as maiores luas desse planeta sao Io, Europa, Ganymede and Callisto e fiquei ali imaginando quais seriam as que estava observando.

Acho que talvez a Io foi a qual estava escondida, pois eh a mais proxima do planeta. Com certeza vi a Callisto e Ganymede, uma das maiores luas do nosso sistema solar. Sera que tb a Europa?

Pra quem nao sabe, eu me interesso demais por astronomia e inclusive o livro que estou enrolando a escrever ha anos, aborda um pouco desse assunto. Isso pra mim eh fascinante! Quem tiver oportunidade de observar essa maravilha, aproveitem, pois da proxima vez que esse planeja orbitar tao perto da Terra assim, estaremos mais ou menos uns 40 anos mais velhos!

Como eu queria poder ter tirado uma foto! Amanha terei aquela conferencia de Photoshop o dia todo, mas vou chegar em casa cedo o suficiente pra poder sentar ali na minha varanda e ficar mais um tempao observando Jupiter e suas luas!

8 comments:

Margot said...

que jóia!!!

Liza Souza said...

Lu, tenho certeza que uma visao dessas é um presente, daqueles que a gente guarda no melhor lugar que tem dentro da gente. Uma lembranca que vai ficar pra vida toda.
Beijos

Glorinha L de Lion said...

Oi Lucinha, meu filho é louco por um desses! Ele tem um binóculo super potente do exercito que um amaigo deu pra el, mas não é a mesma coisa. Um telescópio deve ser maravilhoso! Vim tb agradecer seu carinho por mim no meu niver.
Obrigada de coração! Fiquei muito feliz por me sentir tão amada. Beijo grande.

Eduardo said...

Lucinha, fiquei contente em saber que voce curtiu ver Jupiter e suas luas pelo binoculo. Se voce observar durante varios dias vai ver que duas delas, as mais proximas, ora estao a direita ora a esquerda enquando que as duas mais afastadas continuam a direita.
Qualquer pessoa pode localizar Jupiter a olho nu pois eh a maior e mais brilhante "estrela" no ceu, e esta na direcao da Lua cheia destes dias. Nunca tive a oportunidade de observar Jupiter tao proximo, infelizmente nao tenho um telescopio bom para ver as manchas, cuja maior dela (do tamanho tres vezes o nosso planeta) esta alaranjada.
A diferenca entre uma estrela e um planeta, ao se observar com binoculos ou telescopio comum, eh que as estrelas sao sempre um ponto enquanto que os planetas sao uma bolinha.
Depois de meia noite, na direcao leste voce podera observar muito bem a constelacao Orion, facilmente localizada por formar dois trapezios unidos pelas bases menores onde nessa juncao (que eh o meio da constelacao) estao as 3 estrelas alinhadas que formam o cinturao do personagem.
Detalhe: para ajustar o binoculo ao seu rosto localize uma arvore nao muito longe, de dia, e mova as lentes para que os dois olhos possam ver com conforto. Depois focalize uma vista com dial do meio do binoculo. A outra vista vai ser ajustada com uma alavanca que fica proxima aonde voce encosta o rosto.

Um beijo e divirta-se
Dad Shrek a caminho de Frankfurt (estou em Dallas)

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Gente que coisa mais legal! E quer dizer que você ensaia escrever um livro??? Que legal!

Pena que não dá para ver o que você viu, mesmo não sendo fã de ver planetas e tudo mais, acho que deve ser uma experiência fantástica!

Beijos

Isadora said...

Imagino que o que você viu deve ter sido maravilhoso. Tantas belezas no Universo que nós desconhecemos, e nem tão pouco podemos ver. Que bom!
Um beijo

Lu Souza Brito said...

LU, que fascinante! E fiquei ainda mais curiosa lendo o comentário do seu pai. Quer dizer que aquela estrela mais brilhante ao lado da Lua é Jupiter? Genteeeeeeeeee.
Adorei saber disso. Meu marido participou de uma palestra sobre astronomia na faculdade (ele faz engenharia), ficou fascinado também!
Tem tanto misterio né? Diz que sabe ainda tão pouco sobre o universo? E os tais buracos negros???
Muito interessante estes assuntos.

Fernando Valente said...

Espaço é foda mesmo. Dá pra tirar boas inspirações :)