Monday, August 22, 2011

As vitimas

Salem, Parte 5:

Como mencionei, 18 pessoas foram enforcadas e 1 foi expremida ate morrer durante essa histeria de Salem. Falarei sobre uma delas nesse post e outra no proximo.

- Giles Corey: O unico a escapar a forca, mas foi expremido ate morrer durante 2 dias inteiros.

Ele foi acusado pelas 3 meninas de ser um bruxo e ter aparecido como fantasma durante a noite diante delas. Especula-se que ele foi acusado devido a familia de uma das meninas terem uma rixa com a dele. Era um homem de 80 anos, super teimoso e que ja tinha criticado e expressado sua discordancia a essa histeria toda.

Ele acabou sendo levado ao tribunal e depois jogado junto com sua
esposa numa prisao precaria por 5 meses (os dois acusados de bruxaria). Quando ele finalmente voltou a corte pra ser julgado, uma duzia de outras pessoas tb o acusaram de bruxaria. Ja que ele sabia que seria morto devido a isso, ele simplesmente se recusou a fazer parte em ser julgado pela corte. Se ele evitasse a corte, seria provavel que nao tirariam os seus bens, ja que sua fazenda ja estava no nome de seus genros. Talvez nada seria tomado pelo governo ao morrer.

A punicao a recusa de fazer parte do julgamento era ser pressionado por pedras pesadas, algo que nunca tinha sido feito antes no estado de Massachussetts. No dia 19 de Setembro, tiraram sua roupa, o deitaram num buraco raso, colocaram uma tabua de madeira no seu peito e comecaram a empilhar pedras pesadas ali em cima.

Corey continuou a pedir pra adicionarem mais e mais pedras, querendo que sua morte viesse mais rapido enquanto o maldito sherife e outros zombavam, cutucavam e exigiam que ele respondesse se era culpado ou nao.

E foi registrado que devido a tortura de pressionamento, teve uma hora que sua lingua ficou pendurada pra fora e o sherife a enfiou de volta com o seu bastao querendo que ele ainda respondesse a pergunta. Seu torax foi esmagado devido a peso.

Ele morreu amaldicoando o sherife e a cidade de Salem e dizem que o grande incendio de 1914 foi
devido a essa maldicao, ja que varias pessoas comentaram em ter visto o espirito de Corey no dia anterior a esse incidente.

Corey ficou conhecido como um martir, alguem que foi forte e corajoso envez de vingativo e talvez tendo uma morte tao publica, ajudou varios outros a manterem suas oposicoes ao julgamento das bruxas.

As fotos aqui sao do memorial pra essas 19 pessoas. Em cada banco de pedra, tem o nome da pessoa
que foi morta injustamente, como foi morta e a data. O memorial fica bem do lado do cemiterio onde os puritanos e varios juizes que os condenaram estao enterrados e eh so separado por uma grade com barras pra serem vistos e nao serem esquecidos pelos mortos entererrados ali tb.

A foto do lado direito eh a do memorial atras dessa grade, vista pelo lado do cemiterio. E a ultima abaixo, eh do memorial com a vista do cemiterio atras das grades.

Na entrada desse memorial, eh onde fica aquela pedra no chao com escrituras das palavras ditas pelas vitimas dessa histeria. Algo que nunca vou esquecer e triste demais! Demais!




3 comments:

Judy Kennedy said...

Como sempre seus comments são vibrantes Lu. Vc nos leva junto nas suas viagens c/ suas fotos excelentes e suas descrições fantásticas. Super beijo emocionado... judy

zzaguiar said...

Nossa, muito comovente! Como o dia dessas pobres almas devem ter sido um verdadeiro ininferno!!

Nossa senhora Lucinha!

:(

Beth/Lilás said...

Muito interessante essa história, não conhecia.
bjs cariocas