Tuesday, August 23, 2011

Ultimo post sobre Salem

Salem, Parte 6:

Como mencionei, essa viagem pra Salem realmente me marcou. Alem de me divertir horrores com as meninas (algo que estava precisando demais), a historia da cidade e o que aconteceu com centenas de pessoas foi algo muito triste.

Acho importante aprendermos sobre esse histerismo pra nao cometer o mesmo erro, mas como o amigo Fernando mencionou em um comentario, infelizmente o ser humano continua fazendo o mesmo. Muitos ainda sao completamente fanaticos por religiao hoje em dia, o que os deixam ate meio como se tivessem recebido uma lavagem cerebral, completamente ignorantes e preconceitosos. Triste! Guerras e mortes continuam acontecendo em nome de religiao.

Esse eh o ultimo post sobre Salem. Todas as vitimas mereceriam um post em si, mas nao deixam de ser lembradas hoje em dia. Falarei por ultimo sobre a Rebecca Nurse.

Fomos visitar a casa onde ela morou ja no dia de ir embora. Passamos la e pegamos a estrada de volta, mas fiquei contente de termos encaixado esse passeio no roteiro.

So de pensar que estava no mesmo lugar onde eles moravam, pisando no mesmo chao, debaixo do mesmo teto (pois esses eram originais de 300 anos atras), eu fico ate meio boba. O guia nos mostrava as coisas e contava como era viver naquela epoca e que vida dificil, viu? A gente fica ate meio sem nocao devido a tudo facil que temos hoje em dia e que no passado era feito por mao: roupas, comida, lenha, fogo, cama, etc e etc... Voce passava o dia fazendo o basico pra sobreviver na maioria das vezes. E olha que essa familia era bem de vida.

O chao e o teto originais da casa de 300 anos atras!








A historia da Rebecca foi a seguinte:


Ela foi acusada de bruxaria com 71 anos de idade, novamente pela mesma familia que acusou Giles Corey. Isso aconteceu, pois essa familia maldita estava disputando terreno com a familia de Rebecca. Notaram o adverso motivo nesses casos? Ela era uma das mulheres mais respeitadas e mais religiosas da vila e quando foi levada ao tribunal, 39 das pessoas mais prominentes da comunidade, assinaram uma peticao dizendo que ela era inocente e que estava sendo falsamente acusada.

Obs: Desculpem pela terrivel foto que tirei da homenagem a Rebecca no memorial - mal da pra ver o nome dela ali, sorry...

O julgamento comecou com muitas pessoas testemunhando ao seu favor e no final ela foi considerada inocente e solta.

Porem, as meninas continuavam com seus espasmos e agindo como se estivessem sendo atacadas pelo fantasma da Rebecca que vinha atormenta-las durante a noite e o magistrato pediu que o veredito fosse reconsiderado. Outro problema eh que uma das outras prisioneiras acusada de bruxaria, falou: "Ela eh uma de nos", pro qual Rebecca nao respondeu provavelmente devido a nao ter uma boa audicao na sua idade avancada. Seu silencio fez os jurados pensarem que estava assumindo a culpa e mudaram o veridito pra "culpada".

Rebecca foi enforcada dia July 19, 1692 e ficou conhecida como uma mulher de alta dignidade devido ao seu comportamento ali na forca.

Anos mais tarde, a menina que a acusou, Ann Putmam, foi a unica entre as outras que pediu desculpas publicamente pra familia da Rebecca por ter acusado pessoas inocentes e o governo compensou sua familia e todas as outras pelas mortes injustas.

Quanto mais eu leio sobre os detalhes das historias de varias pessoas, mais da pra ver que apesar do fanatismo religioso e da mente fechada e ignorante dessa sociedade puritana, um motivo forte das acusacoes era poder e dinheiro. Talvez essa histeria tenha ate comecado como uma brincadeira dessas criancas, mas pelo menos nesses dois ultimos casos, acredito que a filha dessa familia Putmam pode ate ter sido influenciada ou forcada a mentir quando acusava os outros, so pro beneficio dela.

Pra quem tem Netflix, ou entao no youtube, tem um programa otimo sobre essa historia de somente 40 minutos, feito pelo History channel. Nao sei se tem uma versao legendada em Portugues, mas pra quem se interessa, vale muito a pena assistir. Se chama: "In search of history - Salem Witch Trials".

A casa e o "barn" da Rebecca:

















Eu sou fanatica por portas, janelas e chaves antigas. O que a proposito, fui numa loja de antiques de Salem e comprei umas 4 chaves super velhas. Sai feliz da vida!!!












The end

2 comments:

Fernando said...

Lucia estou adorando conhecer mais detalhes sobre salem, sempre ouvi historias falando das bruxas dai, e imaginava outra coisa, nao sabia mesmo desta parte, que foi pura histeria e todos julgados e condenados mesmo sendo inocentes, muita pena mesmo, só reconheceram o erro tarde, pois quem morreu, nao volta mais. Abraço.

zzaguiar said...

Estava adorando as suas postagens!

Muito bacana seu envolvimento com a histórias dessas pessoas e o compartilhamento conosco. Seus textos ficaram muito bons... Parabéns!

Saudades Amiga!

Carinho, zz.