Tuesday, August 16, 2011

Visitando Gettysburg

Pra quem gosta de historia...

Se eu ja fiquei interessada com o museu de Gettysburg, quando fomos visitar os sites da Guerra Civil entao! Nossa, eu simplesmente fiquei obcecada com isso! Chegando em casa, tivemos que sair pra comprar uns livros e uma colecao de DVD a respeito. E adivinham? Consegui achar um livro baseado no diario de uma mulher sulista narrando cada dia que passou durante essa guerra.











Eu sou fascinada com historia medieval, tanto que nunca dei muita atencao as outras. Al ate achou que eu nao ia me interessar muito pela Guerra Civil, mas eu acho que gostei de visitar esse lugar mais do que ele.

Essas fotos abaixo sao de uma torre de observacao que eles tem em um dos sites. Tem uma vista linda, pena que estava nublado. Al nao gosta de subir em lugares altos assim, entao ele tirou fotos la de baixo enquanto eu tirei la do alto.
























Uma coisa da epoca medieval que me interessa sao as guerras e o jeito que eles lutavam. Voce tinha que ir de cara e coragem ali na frente do seu inimigo, ser forte o suficiente pra levantar escudos, espadas e tudo mais que pesavam toneladas e saber maneja-las. As vezes eu nao consigo imaginar a brutalidade da luta da epoca.








Mas, os soldados dessa Guerra Civil, apesar de terem armas modernas de atirar, ainda sim, estavam ali, literalmente um na frente do outro... Em meros 3 dias e so nessa batalha de Gettysburg (que foi do dia 1 ao 3 de Junho de 1863), 7.800 pessoas morreram (dos dois lados), 27.224 foram feridas e 11.190 desapareceram. Isso so em 3 dias! So nessa batalha de Gettysburg, pois durante a Guerra Civil toda, 620 mil pessoas morreram em total.

Visitamos cada site de cada batalha de cada dia e eles tem uma placa mostrando onde a especifica batalha aconteceu e como foi... So de pensar que estava de pe ali no mesmissimo campo onde muitas pessoas morreram, que estava pisando onde eles pisaram, onde varios cairam... Eh meio surreal, sabe?














Essa muralha desse campo da foto abaixo foi construida pelos soldados do norte. E ainda esta de pe. Eu e Al tivemos que toca-la e fiquei imaginando que estava colocando a mao no mesmo lugar que um soldado da epoca colocou. Talvez a mesma pedra que protegeu algum deles das balas vindo em sua direcao ou entao onde um soldado caiu machucado ou onde outro perdeu sua vida.

E gostaria muito de saber quem foi e quem era aquela pessoa ou pessoas que tocaram aquela mesma pedra. Imagina voce ali atras dessa muralha com doze mil soldados correndo em sua direcao pra te matar?














A batalha que aconteceu aqui foi brutal. 12 mil soldados do sul avancaram em direcao a essa muralha liderados pelo Brigadeiro Lewis Armistead e apesar dos primeiros terem sido pulverizados pelos soldados do norte esperando logo ali atras, os demais continuaram avancando. O norte perdeu essa batalha, mas o lider dos soldados do Sul (Armistead), caiu mortalmente ferido onde esta esse monumento da foto abaixo.

















Esse da foto abaixo eh um monumento chamado "Eternal Light Peace Memorial" dedicado aos soldados pelo presidente Franklin Roosevelt no dia 3 de Julho de 1938, no aniversario de 75 anos da batalha em Gettysburg. Pena que nao da pra ver bem o fogo acesso na foto devido ao dia nublado no fundo.











O tempo ate que cooperou um pouco apesar do dia cinzento, mas no final, comecou a chover e nao pudemos visitar com calma os sites mais famosos e assombrados (alem de ja estar ficando tarde). Tive ate que sair com a minha camera pequena, pois Al estava com paranoia que o chovisco ia estragar a minha DSLR, mas pelo menos conseguimos umas fotos meio de longe.

Esse lugar abaixo chamado "Little Round Top" da vista pra um dos lugares mais assombrados de Gettysburg, o "Devil's Den" e "Wheatfield". Mas, quem me conhece sabe que eu tenho que ver pra crer e mesmo assim ainda tenho minhas teorias que nao tem nada haver com fantasmas. Nao consigo acreditar mesmo!
















Quando voltarmos la, eu falei pro Al que quero passar umas horas de noite no meio do "Devil's Den" so pra ver e nao pode ter ninguem por perto, senao vou achar que estao fazendo algo de proposito pra me assustar. Eu devo ser uma das pessoas mais ceticas do mundo. Acho que vou ter medo sim eh de ser comida ou mordida por cobra, coiote ou algo parecido, rs.

De la, ja que Al nao quis passar outra noite em hotel nenhum (eu ja toparia so pra ter mais tempo de ver coisas naquela cidade), dirigimos de volta pra casa, saindo da cidade umas 8pm e so chegando em casa 1:19am - Olha so como ficou a cor do ceu ao seguirmos caminho pra casa, acabando de sair de um dos sites.

As fotos todas estao aqui.

4 comments:

Nani said...

Lu, amei seu vestido!!!!!! Você é sempre toda chique né!! Amo!
Sua irmã vai vir pra cá? Já sabe que lugar? Depois me avisa. Beijossss

Lucia said...

Nani, voce achou? Esse vestido eh o mesmo que usei naquele jardim do Hershey. Acho que o bolero e o colar foi que fez ele ficar mais dressed up, rs.

Quanto minha irma, sera Albuquerque, mas ainda nao esta confirmado.

bjos

Fernanda said...

Muito legal suas fotos e os lugares por onde passou...e parabens pelo aniversario de voces! Muitas felicidades!!!

Beth/Lilás said...

Lu, é mesmo incrível tudo isso que você detalha! Quantas pessoas perderam suas vidas neste lugar, mas o bacana é que estão por aí sempre homenageando e relembrando seus mortos, não cai no esquecimento como aqui.
Você está lindona com o modelito, amei!
bjs cariocas