Monday, May 5, 2008

Cem anos de solidao

Finalmente acabei de ler o "Cem anos de solidao" Domingo. Foi esse livro sim que li quando era adolescente e que na epoca achei que foi um dos melhores que ja tinha lido na vida. Passei anos com essa impressao, sem saber direito qual foi o nome do livro ou do autor. Minha tia o tinha me dado emprestado e me lembrava bem pouco dos detalhes da historia. Mas fiquei com essa impressao ate quando o comecei a ler novamente... so que ingles.

Talvez tenha sido a historia em outra lingua, mas minha experiencia com essa versao nao foi a mesma de antes. A historia e' bem interessante, sobre cem anos de geracao de uma familia so. Conta em detalhes a vida de cada personagem, desde o comeco com a primeira pessoa "Buendia" ate o ultimo decendente, onde acaba a linhagem dessa familia. Muito bem escrito e o autor te prende com as historias de cada um cujas vidas voce passa a seguir e se interessar bastante, querendo sempre saber mais sobre cada um deles.

Confesso que na epoca, nao conseguia colocar o livro de lado e o terminei rapidinho. Dessa vez, devido aos compromissos de trabalho e escola, demorei um pc pra acabar, mas sinceramente nao me tocou tanto quanto a versao em Portugues - que um dia se tiver a oportunidade, gostaria de comprar uma copia tb. Existiram outros que li ao longo do caminho que me prenderam mais e os quais altamente recomendo (a serie dos vampiros e bruxas da Anne Rice, por exemplo).

No mais, ainda acho que e' uma boa leitura pra quem se interessa em viver um pouco fora da realidade e se envolver com a vida dessa imensa geracao de pessoas simples e complexas ao mesmo tempo. A Cristiane recentemente tb o acabou de ler e escreveu um detalhado resuminho no site dela pra quem tiver interessado.

A proposito, a voces que gostam de ler, dao uma passada nesse site aqui: http://www.elasestaolendo.blogspot.com/. E' um site novinho em folha pra nos mulheres cultas e descoladas, onde podemos falar sobre os livros que ja lemos e responder algumas perguntas basicas a respeito de cada um. Otimo pra quem procura indicacoes de boas leituras. Ja estarei passando la pra colocar minha opiniao sobre esse aqui que acabei de ler.

2 comments:

Mile said...

Eu ainda nao li esse livro mas quero, escritor espanhol.
Minha amiga foi agora pro Brasil e já comprou os livros que pedi, eu comecei a gostar de leitura depois da adolescência, nunca fui de ler muito mas agora adoro.
Vou conferir esse ite
Bjoks

Cristiane said...

Definitivamente, esse livro subiu no topo do meu rank de melhores livros já lidos. Adorei!
Beijos