Tuesday, May 6, 2008

Palavras certas

Envez de comecar a ler o livro que ja tinha comprado e que esta aqui na minha mesa me esperando, resolvi ler o que dei pra minha irma Alice, quando se formou em medicina. Ja tinha lido algumas paginas desse e adorei, mas ate hoje nao o tinha lido por inteiro. Entao, resolvi pega-lo primeiro - ainda pq o outro e' imenso, deve ter bem mais de mil paginas e e' so o primeiro volume. Ainda tem a continuacao num segundo que tenho que comprar.

Esse livro que comecei a ler agora e' uma coletania de pequenas historias de acontecimentos que marcaram a vida de certas pessoas. Eventos ou outras pessoas que encontraram ao longo do caminho que fizeram toda a diferenca em suas vidas. Sao historias de inspiracao e motivacao e pensei em dividir algumas delas aqui com voces. Resolvi que traduzirei uma historia inteirinha aqui pra voces tb se sentirem inspirados e aprender com a experiencia de varias outras pessoas.

O livro se chama "The right words at the right time" (As palavras certas nos momentos certos), escrito pela atriz Marlo Thomas. Contei brevemente uma das historias dele num dos meus postings uma vez, mas vou coloca-la por completa aqui, ja que nao lembrava direito dos detalhes. Essa historia abaixo foi escrita por Ann Swinford do estado de Michigan e hoje ela e' medica radiologista. Tai:

"Eu sempre fui uma dessas pessoas que sempre via o negativo nas coisas. Dava milhoes de desculpas do porque nao conseguia fazer algo, porque nao tentava e porque nao daria mesmo certo. Me formei em biologia marinha, mas acabei me apaixonando por genetica quando fui num palestra a respeito durante os anos de faculdade. Eventualmente recebi meu mestrado e arranjei um emprego nesse ramo, mas ao longo dos anos me senti meio presa. Sempre quis fazer medicina, mas o custo da escola era fora do meu alcance, entao coloquei a ideia de lado.

Frustrada e confusa, conversava uma vez com um medico que eu respeitava muito, um professor de radiologia de 63 anos. Ele era o tipo de pessoa que sempre tinha algo de bom a dizer e conseguia te fazer sentir como se fosse a pessoas mais importante do mundo, mesmo quando tinha algum desafio a oferecer aos alunos. Comentei que se pudesse fazer tudo de novo, que faria faculdade de medicina. E imediatamente ele disse: "Pq nao aplica pra escola agora?", dizendo iso meio assim sem entender o porque. Respondi que ate eu terminasse a faculdade, residencia e especializao e comecasse a praticar, eu ja estaria com 40 anos. Entao ele respondeu: "E dai? Voce vai fazer 40 anos de qualquer maneira".

Suas palavras me fizeram parar pra pensar. Que ideia mais libertadora! Aqui na minha frente estava um medico, o qual mais respeitava e admirava no mundo e nao so estava me convidando pra ser um deles, mas tb me fazendo lembrar que o tempo nao para, independente do que fazemos ou deixamos de fazer com nossas vidas. Nos proximos meses, pensei bastante sobre o conselho que recebi dele. Toda vez que ele me via me perguntava se ja tinha aplicado ou nao pra faculdade. Ele me perguntava de uma maneira engracada, mas ao mesmo tempo tentando me empurrar pra ir atras do que realmente queria.

Entao resolvi pular de cabeca. Entrei na faculdade de medicina aos 30 anos, comecei residencia de radiologia com 34 e terminei minha especializacao com 39. Passei por varias noites sem dormir ao longo do caminho, mas isso poderia acontecer em qualquer idade. O mais importante foi que me tornei uma medica de verdade ao 39 - um ano antes que tinha predito uma decada atras. E nao existe um momento sequer que nao agradeco pelo conselho que recebi desse doutor. Ele nao desistiu de me ajudar, e em consequencia, eu nao desisti de acreditar em mim. E carrego essa licao ate hoje na minha vida.

Teve uma epoca que eu ganhei peso no comeco do meu treinamento medico e com 45 anos, ja tinha perdido fe de que ia conseguir entrar em forma. Foi quando um amigo me disse: "Faz um plano razoavel pra entrar em forma, de um pouco de tempo a voce mesma e tenta chegar onde quer chegar ate os 50 anos". Adivinham quais palavras imediatamente vieram a minha cabeca? "Voce vai fazer 50 anos de qq maneira". No ano seguinte eu perdi 50 libras e comecei a treinar pra uma maratona.

A medida dos anos, eu me dei conta de que idade e' somente um numero. Que nunca e' tarde pra alcancar um sonho. Que a vida e' medida pela sua atitude, e nao em anos. E mal consigo esperar pra ver o que estarei fazendo aos 60!"

Essa foi uma das historias que mais me marcou. Vou traduzir as melhores e tentar coloca-las aqui umas 2 ou 3 vezes por semana pra voces! Acho que peguei esse livro pra ler na hora certa, estava precisando de um pouco de motivacao ultimamente. E espero que essas historias tb inspirem todos voces pelo menos um pouquinho.

6 comments:

Mila Viegas said...

Maravilhoso isso!
Vou adorar vir aqui e ler histórias tão inspiradoras quanto esta!
beijos

zzaguiar said...

Engraçado a história de optar em fazer a medicina de uma simples conversa e interrogação, pq não? É basicamente assim, de forma tão sutíl, como um estalo que surgem idéias importantes. Aconteceu comigo.

Bjo.

Vivi said...

Lu, obrigada por esse post :)
Será que esse livro tem em português?
Bjokas

Sonho Meu said...

O meu oftalmologista foi eleito por dois anos consecutivos o melhor professor de todo estado da Maryland.
Ele se apaixounou pela medicina com 5 aninhos de idade numa aldei perdida em um pais da america latina, so observando o medico que visitava aquela aldeia uma ou duas vezes por mes.
Exemplo vivo de sonho perseguido com muita perseverança e coragem. Hoje ele é um gigante na area e um profissional de quilate aqui nos States.
bjs,
me

Cristiane said...

Gostei muito desse livro! Vou colocá-lo na minha listinha de livros para serem lidos!
Beijos

Cila Bairral said...

adorei!!