Wednesday, May 14, 2008

Passando o teste

Mais uma historinha do livro que estou lendo nesse momento. Escrito por Margery Hauser de New York.

"Desde quando eu era crianca eu sempre quis ser professora. Ate na setima serie, quando recebi um dever de casa pra escrever sobre o que gostariamos de ser quando crescessemos, escrevi sobre ser professora. Entao quando me formei nesse ramo uns anos mais tarde, fiquei super entusiasmada que meu sonho finalmente estava se tornando realidade. Porem, quando recebi minha licensa, o unico emprego que consegui foi uma posicao de professora substituta no meio de um semestre, num programa que estava sendo ensinado por professoras substitutas diferentes todos os dias. Nao foi uma maneira facil de se comecar uma carreira.

Apesar de minha licensa e especialidade ser em Frances, eu fui encarregada de um programa que envolvia ingles, estudos sociais e outras materias parecidas. Dentro das salas de aula, as coisas pareciam ser pior ainda. Devido aos alunos terem acostumados com professores substitutos todo dia, meu primeiro desafio foi ganhar a confianca deles. Tb foi um desafio manter a diciplina na sala de aula.

Quando entramos em ferias, decidi ir visitar minha familia numa cidade proxima. Estava entusiasmada em rever meu pai, quem sempre teve uma influencia grande na minha vida, especialmente nas maneiras que encontrava pra me ajudar a expandir minha mente. Entao contei a ele como estava me sentindo: exausta e frustrada e disse que meu sonho estava se tornando em um pesadelo.

E ele me fez somente uma unica pergunta: "Quando voce se sente pior? Quando voce se levanta de manha ou no final do dia, quando chega em casa"? Pensei por um momento e respondi que era no fim do dia. As manhas semprem eram ok. E ele respondeu com um imenso sorriso no rosto que se fosse assim, que eu ficaria bem. E continuou: "Voce ainda esta aprendendo o trabalho e apesar de nao estar indo tao bem como gostaria, continue indo em frente que tenho certeza de que se tornara uma excelente profissional. Mas se chegar ao ponto de que as manhas se tornam a parte ruim do seu dia, entao sabera que voce esta no ramo ou seguindo o caminho errado".

Meu pai estava absolutamente certo. Apesar do primeiro ano ter sido extremamente dificil, eu nunca acordei com uma angustia de nao querer ir trabalhar. E isso permaneceu verdadeiro pro resto do ano e mais uns 35 alem dele (todos na mesma escola). Eu passei as palavras do meu pai pra muitos outros professores toda vez que alguns deles vinham conversar comigo sobre as mesmas frustracoes que sentiam.

Na maioria das vezes, todos que respondiam "manha", sem execao acabaram sendo aqueles que seguiriam um caminho diferente. Mas aqueles que respondiam "final do dia", sempre se tornavam aqueles professores dos quais ainda lembramos, aqueles que mal conseguem esperar pra ir trabalhar toda manha. E tenho quase certeza em poder falar que seus alunos provavelmente se sentiam da mesma maneira ao ve-los. "

2 comments:

Mila Viegas said...

Me identifiquei bastante com este texto.

bjs

Vivi said...

Esse livro é bom demais, vou procurar ele aqui :)
Bjokas