Tuesday, May 6, 2008

Sabedoria em rodas

Mais um texto ou historia desse livro que estou lendo agora. Texto escrito por Maralyn Schwer de San Francisco, California.

"Quando eu tinha uns seis ou sete anos de idade, meu pai me ensinou a andar de bicicleta. Tive um pouco de medo de andar sem as rodinhas do lado pra me ajudarem, e como qualquer outra crianca da idade, eu sofri muitas quedas e machucados. Mas meu pai nunca me deixou desistir. Ele era uma pessoa muito paciente, correndo do meu lado e segurando a parte de tras do meu assento inumeras vezes, sempre que eu precisava. Isso me ajudou a ganhar confianca.

Ate que finalmente, eu consegui andar sozinha. Nunca vou esquecer a brisa no meu rosto e o sentimento de liberdade e felicidade quando realmente me toquei no que estava fazendo! Nao me importava se nao sabia brecar ou se caisse, isso nao ia diminuir a maravilha do momento. A mensagem do meu pai era clara: Continue tentando, seus esforcos serao muito bem retribuidos.

Mais ou menos dez anos mais tarde, meu pai deu um sermao na minha formatura do colegio e sua mensagem pra todos nos foi: Persevere! Entao, ja na faculdade, quando eu me familiarizei com a filosofia do I Ching, tive que rir comigo mesma. A frase "Perseveranca traz coisas boas" frequentemente aparecia naqueles ensinamentos chineses antigos. As palavras e acoes do meu pai eram tao simples, mas ao mesmo tempo me deram, e ainda me dao, a conviccao e otimismo de superar muitos obstaculos. Eles moldaram minha vida e a maneira como eu encaro o mundo.

Meu pai faleceu 19 anos atras. Um pouco mais tarde, eu vi um cartao numa loja, com uma foto de uma menininha na sua bicicleta e seu pai correndo ao seu lado, com suas maos no assento. Dentro dele, tinha uma mensagem que dizia: "Obrigado por sempre estar ao meu lado". Eu tive que sair correndo da loja pra nao chorar.

Cinco anos mais tarde, eu me pego correndo do lado do meu filho da mesma maneira que aprendia a andar de bicicleta. E ele tambem num momento, acabou ficando frustrado e querendo desistir. "Continue tentanto", eu disse a ele, adicionando que o prazer da viagem ou andada de bicicleta e' muito mais gostoso e vale a pena o esforco. Ele acreditou e confiou em mim, e eventualmente conquistou esse desafio. Logo mais tarde, ja estavamos andando de bicicleta juntos.

Espero que meu filho esteje aprendendo que perseveranca realmente traz coisas muito boas. Eu sei que seria o que seu avo o teria ensinado".

7 comments:

Georgia said...

Lucia, amei as duas histórias e como vc mesma escreveu no 1°post, chegou na hora certa e eu estava precisando dessas palavras, desse incentivo, dessa perseveranca.

Pois é, eu me lembro bem do livro Cem anos de solidao, porque fiquei fascinada com tanta fantasia do autor.

Boa semana e um grande abraco

Mila Viegas said...

Que lindo!
Isso me lembrou quando eu estava aprendendo a andar de bicicleta. Sempre tinha alguém ao lado, minha mãe, meu pai ou meus primos. Eu também morria de medo, mas depois que aprendi eu saía em disparada pra tudo quanto é canto sem nem ter mais medo de cair.
Realmente a perseverança é muito importante. Acho que quando não conseguimos algo no momento que queremos, que planejamos, é a vida nos perguntando assim "É isso mesmo o que você quer?"
Acho que essas "pausas" durante o percurso de realição dos nossos sonhos servem pra isso. Pra você parar e pensar se é realmente aquilo que quer ou se não é apenas um "fogo de palha".
Sonhos são coisas sérias e eles precisam de toda a perseverança do mundo e o sentimento de plenitude quando nos concentramos neles, porque só assim podem se sentir confiantes para virarem realidade.

Beijo!

Celia said...

Oi minha amiga, passei pra lhe deixar um abraco e dizer que finalmente voltei ao mundo da internet. Bj

Georgia said...

Será que meu comentario de hoje de manha nao entrou?

vou esperar.

Beijao

Vivi said...

Mais uma estória linda.
Obrigada!

Tata said...

Que lindo...agora me bateu uma saudade do meu pai,rsrs.

Bjo

Tata

Sonho Meu said...

É exatamente isso que tento repassar pros meus filhos. Perseverança e nao desistir nunca, nem que a queda deixe cicatrizes profundas.
bjkas,
me