Thursday, May 1, 2008

Sabias palavras

Depois de andar num estado de ansiedade umas semanas atras, me lembrei de uma coisa que minha avo materna me disse uma vez e que ficou comigo ate hoje. Me lembro exatamente onde estavamos na casa - bem em frente a porta de entrada da sala e conversavamos ali de pe no meio da tarde. Acho que comentei o quanto queria me formar logo pra comecar a faculdade e ter meu proprio cantinho.

Agora deixa eu pausar pra comentar sobre isso: Porque sera que estava com tanta pressa? Pra que? Pq sera que nao podia aproveitar morar naquela casa grande tao gostosa na qual cresci e aproveitar tb a compania de meus pais e minhas irmas? Como sera que nao enxergava isso antes? Essas perguntas me fazem pensar na minha ansiedade de agora. Sera que e' a mesma coisa? Mesmo a situacao sendo um pc diferente, acho que ainda tenho que brecar um pouco e lembrar de suas palavras.

Eis aqui o que minha querida vovo Elza falou pra mim na epoca: Que uma fruta madura, era muito mais gostosa de se saborear e te satisfazer. Que ate mesmo uma frutinha tem que esperar seu tempo pra poder chegar no pico de seu potencial e docura. Que se fosse colhida antes do seu tempo, estaria azeda e nao seria aproveitada por inteira.

Nao sei pq, mas eu literalmente visualizei isso e acabou ficando comigo ate hoje. Uns 16 anos mais tarde, essas palavras ainda vem a minha cabeca de vez em quando e tb ja a compartilhei com Al - apesar dele nao ter nem um terco da ansiedade que eu tenho. Nao acho que ela quis filosofar nem nada. Na epoca, simplesmente soltou essas palavras e acho que nunca teve ideia do quanto elas me tocaram. Mas na minha opiniao, sao palavras sabias de uma pessoa muito amada que nesses ultimos anos agora, tb habita o ceu do lado da minha querida mamae.

Fotos 1: Mamae, minhas irmas Laura e Alice, eu e minha avo'; Foto 2: minha avo e minha irma Laura; Foto 3: minha avo Elza e minha mae, no mesmissimo lugar onde minha avo e eu conversavamos quando ela me deu esse sabio conselho (a porta ficava bem atras da minha mae).










7 comments:

Cila Bairral said...

Um conselho que eu posso te dar, nao tao filosofico qnto da sua avo, mas tao importante qnto é controle sua ansiedade.

Eu sou mt ansiosa e stressada e ganhei de brinde refluxo e gastrite nervosa.

Se vc ainda tem a saude boa, tenta controlar a ansiedade, fazer algo pra ela passar, como ioga ou ginastica, pq so eu sei ocmo eu to sofrendo nas ultimas semanas...

bjokas

Sonho Meu said...

As avos geralmente deixam muitas palavras sabias pros seus netinhos. Já to querendo ser vovo desesperadamente pra deixar as minhas sabias palavras pros meus netinhos. Todo dia escrevo uma frase ou outra que sai da minha cabeça hehehehehe.
A sua mae era muito linda e parecia contigo.
bjs,
me

Mile said...

A ansiedade faz parte, vc nao estava sozinha quando queria que tudo andasse mais rápido que o normal, eu era exatamente assim. Hoje, mais madura, a gente entende isso e tenta aproveitar cada momento da vida sem querer tudo acontecendo às pressas. Tenta controlar a ansiedade, pensa que tudo deve acontecer no seu devido tempo.
As avós sao sábias, a minha era uma pessoa espetacular que apesar de nao ter tido a oportunidade de estudar, era uma mulher super inteligente.
Bjoks

Caco said...

É Lucia, seu primo ao ver essas fotos abaixo e ver a linda vovo Elza,me fez lembrar de muitas coisas que ela mesmo falava.
Mais saiba; A vovo Elza sempre foi uma mulher de visao e observava tudo na dela e na hora certa ela se manisfestava e como, e se vc hoje for analisar ela se manisfestava na hora certa e sempre tinha razao.
Nossa imaturidade na epoca era nada mais do que uma anciedade e hoje podemos ver que tudo tem realmente seu tempo e sua hora, e isso Deus que colocou no universo... Entao realmente somos anciosos, porque a vida nos deixa com esperanças com coisas que as vezes nao teremos e é o fruto de um algo melhor.
Entao pensa na Fruta e aguarde a hora certa de abrir seus sentimentos e emocoes. Tudo tem seu tempo!
Te amo linda e nestas fotos acima temos 2(duas) Deusas e lindas que amarei sempre com muitas lembraças para escrever um livro...

Mila Viegas said...

Sábia e perfeita... Nossas avós eram sim mulheres perfeitas. Dessas mulheres que nunca morrem porque a sabedoria é imensa!
Sim, é aquela coisa de que "tudo tem seu tempo"... ela traduziu em palavras primaveris e... perfeitas.
A gente tem que aproveitar o hoje, saborear cada segundo, mesmo com mil planos na cabeça e a vontade no coração. Mas olhando só para o futuro não vivemos o que o presente está nos oferecendo a cada momentos. e assim, nunca vamos ter a sensação de "missão cumprida". Viver cada etapa é importante, ansiedade é normal... Mas olhe em volta, o que você tem de bom? No que pode melhorar? Melhore com as ferramentas que possui hoje, porque amanhã será sempre outro dia.

beijos

Tata said...

Tb sou muito ansiosa,isso é horrivel.Mas tb sei que minha ansiedade nao vai me levar a lugar nenhum...
Vc parece com a sua mãe...

Bjos
Tata

Amara Ribeiro said...

Ai, nem fala Lu!!! Tb sou super ansiosa e às vezes penso a mesma coisa...Poderia ter aproveitado mais, curtido mais, ter vivido mais cada minuto...
Infelizmente, acho que é tb da natureza...A duda vive dizendo que quer crescer e ganhar dinheirinho...e ela só tem 5 anos!!!
Bjos