Sunday, May 18, 2008

Terremoto na China

Voces devem ter ouvido falar do terremoto na China que aconteceu dia 12 desse mes. Tinha lido um pouquinho a respeito, mas nao todos os detalhes. Fui no site da CNN e vi uma reportagem em video sobre isso, mostrando como ficaram os lugares, e entrevista com uns sobreviventes contando como foi o desastre. Muita tristeza e nem consigo imaginar como deve ser passar por algo assim. Parece que aconteceu no meio da tarde de uma segunda feira, e milhares de pessoas perderam suas vidas, inclusive criancas em salas de aulas cujos predios simplesmente desmoronaram em cima delas. E ainda estao tentando resgatar varias pessoas.

Foi um terremoto de 7.9 de magnitude e ate hoje, 32,500 pessoas perderam suas vidas. Estima-se que o numero de mortos pode chegar ate 50 mil, ja que ainda nao conseguiram escavar todos os lugares. Mais 220,000 pessoas ficaram feridas, 4.8 milhoes perderam suas casas e mais 9,500 ainda sao estimados estarem enterrados.

Ate agora, $858 milhoes de dolares ja foram doados e os seguintes paises estao ajudando voluntariamente com times de resgate: Japao, Russia, Taiwan, Korea do Sul, EUA e Singapore. Inacreditavel. Depois do terremoto, os residentes da China ainda tiveram que aguentar mais uns "aftershocks" que sao pequenos outros tremores depois do grande. Esse "pequenos" tremores ate que foram bem grandinhos, o ultimo sendo de magnitude 5.7, matando mais 3 pessoas, machucando mais umas mil e destruindo 377 km de estradas, pontes e residencias.

Muito triste. No final do video ate me emocionei, pois mostravam um time de resgate logo depois de terem achado uma mulher que estava enterrada durante dias debaixo de toneladas de concreto... ferida, mas ainda viva. E mostraram essas pessoas voluntarias e bombeiros de resgate todos gritando e rindo de emocao depois de conseguirem tira-la dali, celebrando a vitoria de achar mais uma vida intacta.

Incrivel o que somos capazes de fazer quando nos unimos... pena que nem sempre agimos solidariamente desse jeito e precisamos de um evento catastrofico como esse pra nos fazermos enxergar o quanto a vida e' preciosa e o quanto o ser humano no fundo e' bondoso e se importa uns com os outros.

Na corrida contra o cancer de mama na qual participei no dia das maes, eles nos deram um lencinho e um marcador de livros que lia: "Snowflakes are one of nature's most fragile things, but just look what they can do when they stick together" - Vista M. Kelly

Traducao: "Os flocos de neve sao uma das coisas da natureza mais frageis que existe, mas olha so o que podem fazer quando elas ficam juntas".

3 comments:

Mile said...

Tenho acompanhado pelos jornais, foi impactante, sao 5 milhoes de pessoas em casas, crianças orfas, muito triste mesmo. As pessoas, e me incluo, precisam se unir mais, só dessa forma pra mudar o mundo.
Adorei a frase, é a mais pura verdade.
Bjoks

Tata said...

Fiquei triste com a noticia do terremoto e todas as suas consequencias.Estava super aflita pois tenho uma amiga que estava lá mas nao sabia direito em que cidade.Ela ja voltou e esta tudo bem.

Bjo
Tata

Georgia said...

Ninguém está preparado para algo assim. Mas se algo assim acontece temos mesmo é que unir as nossas forcas.

Mas que é triste é. Eu nao consigo me ver numa situacao dessa e espero nunca passar por isso.

Beijao