Friday, July 9, 2010

Meu canto no mundo

A Danielle Steel deve ser uma das mais famosas e conhecidas escritoras aqui nos USA. Mas ja que eu nao me interesso nem um pouquinho por estorias de romance, nunca procurei ler seus livros. Ate que fui numa livraria com o Al e vi um livro dela bem baratinho, li a sinopse e gostei. Resolvi comprar. Comecei a le-lo na Segunda e hoje eu o terminei. E como sempre, eu fico aqui me sentindo meio 'vazia', pois sempre acabo me envolvendo muito na vida dos personagens.

Quando vi esse livro, o que me interessou nele foi a personagem principal. Resumindo, uma mulher vivendo no comeco desse seculo em NY, que ao passar por certas situacoes dificies na sua vida, conseguiu superar tudo de uma maneira incrivel, ao mesmo tempo consquistando um sonho que achava que nunca seria possivel realizar.

Eu gosto de ler sobre mulheres fortes, elas me inspiram. Aquelas que fazem de tudo pra realizar seus sonhos, sao independentes, ambiciosas e que se levam um soco da vida, nao ficam chorando num canto, mas sim reagem. E realmente, sua estoria me inspirou - mesmo sendo ficcao. Tem muitas mensagens legais no livro todo atravez da historia e quem se interessar, o nome do livro eh: "A good woman" - nao saberia dizer se o titulo seria o mesmo em portugues.

Sem querer estragar pra quem quiser le-lo, tem uma parte do livro com a qual me identifiquei muito. Devido a circunstancias diferentes da minha vida, a personagem tb se mudou de pais e acabou fazendo a sua num outro. Depois de um certo tempo, raramente sentia saudades de onde veio, mas quando depois de decadas foi visitar sua terra natal, aquela nostalgia bateu forte.

Ficou supresa de ver como as coisas mudaram, como a cidade estava diferente, mas aquelas maravilhosas memorias de quando era crianca vieram todas a tona e ela se sentiu bem visitando aquele lugar novamente, mesmo sabendo que nao tinha mais para o que voltar ali. Apesar de ser sua terra natal, ela sentia que nao pertencia mais ao lugar, mas nao deixava de ser por onde tinha um carinho enorme.

E assim foi comigo. Fiz minha vida aqui depois de quase duas decadas morando fora e nao me sinto mais em casa no Brasil, nem tenho pro que voltar, ja que minha familia e minha vida estao aqui. Tirando meus parentes e amigos, eu nao sinto saudades de onde morava, mas sim nostalgia dos meus tempos de crianca e adolescentes no Rio de Janeiro.

Fico aqui curiosa a respeito: Voces que moram ha tempo em outro pais, ou ate mesmo numa cidade diferente de onde viveu uma boa parte de sua vida, tb se sentem assim? Ja se sentem mais em casa nesse seu outro canto do mundo?

8 comments:

Bia said...

Lu, qual o nome do livro?

bjo

Lucia said...

Bia, eu escrevi la no post, mas eh "A Good Woman". bjos

Estudante said...

Lu vc não sente falta pois se adaptou completamente. Eu moro há 5 anos em outra cidade e sinto muita falta do meu Rio de janeiro...beijoss

Nanci said...

Bom eu sinto nostalgia do meu tempo de criança, saudades dos amigos que deixei pra tras, mas saudade de onde morava isso nao. Adoro morar aqui, tem tudo o que gosto e preciso para ser feliz e realizada...
Beijos

Nani said...

haha, eu sou como a Nanci. Sinto saudades das epocas passadas, das fases da minha vida, mas nao do lugar. Eu amo morar aqui. Quando volto p minha cidade Natal no Brasil me vem memorias na cabeca de epocas antigas, mas nao sinta saudade nenhuma do local em si, soh das fases da minha vida, e claro, acima de tudo, saudades da minha familia que ficou toda lah.

Mas agora eu to formando a minha familia aqui entao aqui eh meu lar. Nao sei ateh quando... mas por enquanto eh aqui que me sinto em casa.

Mary said...

Putz, acho que sou a mais perdida; volto para RJ, mas não me encontro mais: vida cigana?!

Dani dutch said...

LU, eu também me sinto em casa na Holanda,,, as vezes conto os problemas que acontecem aqui, mas sou feliz aqui nessa terra laranja. bjuss

Fernando Valente said...

Pensei que a maioria ficava com saudades pra sempre.