Thursday, July 1, 2010

Odeio cozinhar!

Dialogo entre eu e Al hoje... Ele deitado no chao da sala depois de ter acabado de chegar do trabalho e eu na cozinha comecando a preparar o jantar:

Eu: Did you know I hate to cook? (Sabia que eu odeio cozinhar?)
Ele: Really? (Serio?)

Gente, eu odeio qualquer coisa de cozinha. Tem gente que ama, que diz que cozinhar eh relaxante... Deixa eu dizer uma coisa: Cozinhar pra mim, eh a maior perda do meu tempo e super estressante, nao passa de uma baita obrigacao! Mas... a gente tem que comer, ne?

Detesto ficar com fome, pois tenho que parar o que estou fazendo pra ir la preparar algo... Eu tenho mania de comprar muitos snacks saudaveis e milhoes de frutas e te-los pela casa, justamente pra nao ter que cozinhar. Quando da fome, eh so pegar algo, prepara-lo rapidinho (as vezes 5 minutos) e voila. Apelo ate mesmo pras sopas de microondas de certas marcas que sao deliciosas e ficam prontas em 3 minutos. Mas infelizmente, na maioria das vezes ainda tenho que cozinhar pro jantar...

E falando nisso, nao faco nada que leva mais de 20 minutos pra preparar E ficar pronto. Quando temos vontade de algo como lasagna e tal, as que faco sao as que so preciso tirar da caixa, por no forno, esperar 45 mins fazendo outra coisa mais produtiva ao mesmo tempo e pronto! A marca que eu compro eh uma delicia, melhor do que muitas lasagnas de varias pessoas que conheco que as fazem "from scratch".

Da ultima vez que fiz uma "from scratch", pegando todo material separado e montando a lasagna foi ha mais ou menos uns 4 anos atras, quando minha cunhada preparou uma comigo. Gente, que trabalho!! Foi a primeira e ultima vez! A de caixa eh tao gostosa quanto essa!

Pior que cozinhar pra mim, eh limpar a cozinha. Isso eu so faco em ultimo caso. Prefiro limpar 10 banheiros do que limpar qq coisa na cozinha. Entao, ja que Al nao sabe cozinhar (a nao ser coisas super basicas), aqui em casa o combinado eh: eu cozinho, ele limpa! E quando ele nao lava na mesma hora e as coisas se acumulam nas duas pias? Isso pq nenhum de nos dois tiramos as loucas (com cedilha) limpas da maquina de lavar pra guarda-las e colocar as sujas ali dentro. E ficam ali mesmo acumulando, pois voces acham que eu encosto a mao?

As vezes que isso acontece, ja que minha cozinha eh minuscula, eu fico super irritada e jurando pra mim mesma que quando comprarmos nossa casa, vou ter uma cozinha imensa com direito aquela ilhazinha ali no meio e tudo, so pra ter onde espalhar minha bagunca!

E olha, quando tiver dinheiro de sobra tb, com certeza vou ter uma cozinheira pra tudo! Deixa eu explicar: Sei que no Brasil eh facil e normal voce achar uma cozinheira decente e barata em qualquer esquina, mas aqui a historia eh outra. Se voce quer uma, tem que procurar bem e pagar nao so o olho da cara, mas tb o nariz, boca, orelhas e mais! As vezes acaba ate tendo que dar um braco e uma perna tb. Mas eh algo que faco questao de ter, pois cozinhar me estressa demais!

O bom eh que depois, quando tudo fica pronto e super gostoso, eu relaxo comendo!! Detesto cozinhar, mas amo comer! rsrs. E aproveitamos pra "comer fora" hoje, levando nosso jantar ali pra mesa da nossa varandinha, pois o tempo esta gostoso demais! Tivemos uma frente fria no comeco da semana e a temperatura esta uma delicia, bem fresquinho la fora.

21 comments:

Glorinha L de Lion said...

Ai Lucinha tive que rir com vc! Pois eu tb detesto cozinhar! Aliás acho cuidar da casa uma perda de tempo tb! Destesto tudo que é serviço doméstico...e o pior vc não sabe: Aqui tb não tem mais empregada não! Eu estou sem há 5 meses e não me aparece ninguém e quando aparece é uma porcaria e querem ganhar os olhos da cara...só que Brasil não é USA! aqui tem gente miserável, passando fome etc e tal, mas com o mulla, dando bolsa família à torto e a direito, neguinho não quer mais trabalhar, só ficar tendo filho pra ganhar mais bolsa! Durma-se com um barulho desses! Aí, tenho que fazer os serviços domésticos e não posso fazer o que eu quero...te compreendo demais! Beijos.

Nani said...

hahahaha, Lu, me acabo de rir com voce sabia!!!

Aqui em casa dei sorte, pois tanto eu como Bryan AMAMOS cozinhar e inventar coisas na cozinha. Nosso passa-tempo favorito eh cozinhar juntos, experimentando receitas.

Soh que... soh gostamos de cozinhar quando NAO temos a Obrigacao de cozinhar. Entao na maioria dos dias, que chegamos em casa cansados do trabalho optamos por algo facil e rapido. As vezes ateh vai um congelado, mas tem que se um dos mais saudaveis, Bryan le todas as informacoes nutricionais... haha

Eu tb amo comer, principalmente sobremesas... ai.

chica said...

O bom é que de um ou outro jeito, as coisas se resolvem e tem comida,né?? Um beijo e tudo de bom!chica

Estudante said...

Eu gosto de cozinhar mas não todos os dias ninguém merece!!!!
Renilse
Beijos

Fernanda said...

Lu, a sua sorte eh que voce acha uma delicia sopinhas de microondas ou lazanhas congeladas, e a minha sorte eh que amo cozinhar, pois acho essas comidinhas terriveis kkkk. Agora, limpar eh muito chato, mas necessario rs!

Espero que a cada dia mais no Brasil, menos pessoas tenham empregadas domesticas, daquelas que vao todos os dias, fazem tudo pra familia e cobram uma mixaria. Espero que servicos como baba, faxineira, cozinheira sejam cada dia mais valorizados.
Beijocas!

Lucia said...

Glorinha, mas sabe? Eu so faco o necessario e deixo o resto pra la. Eu sou bagunceira e isso nao me incomoda, entao nao vou perder meu tempo limpando a casa, sabe? Eu tento colocar as coisas no lugar, pois incomoda meu marido que eh arrumadinho, mas na maioria das vezes eu nao tenho tempo a perder com coisas domesticas. Faxina entao, daquelas brasileiras, eu so faco uma ou duas vezes por ano e olhe la! To fora!

Fe, concordo contigo, esses tipos de servicos sao super valorizados aqui e essas pessoas ganham bem! Algumas, super bem!

Olha, minha sopa favorita mesmo eh o minestrone do Olive Garden, ja provou? Eu me entupo com ela, uma delicia e se eles vendessem ela cogelada eu compraria. Agora a lasagna do Stouffers tb eh maravilhosa, pra mim eh igualzinha a uma qualquer feita a mao. Juro que nao vejo diferenca.

Bjinhos

Fernanda said...

Lu, ainda nao provei, mas vou provar, Olive Garden tem muita coisa gostosa! Pra nao dizer que nao gosto de comida congelada, esses dias o Leon comprou uns ravioles com recheio de lagosta/camarao e molho cremoso no walmart e estava delicioso! E muito rapido, eh soh colocar por cinco minutos em agua fervente. Me esqueci o nome pra te perguntar se voce ja provou, mas proxima vez que for no mercado vou comprar e te passo o nome.
Beijinhos!

Mile said...

Cozinha tb nao é o meu forte, nao que eu deteste, mas nao gosto dessa obrigaçao. Aqui raramwnte cozinho, como no trabalho todos os dias e a noite comemos uma salada ou um sanduiche natural, nada pesado pra noite. Acho que qualquer obrigaçao se torna chata
Bjoks

Fernando Valente said...

Também não gosto muito de cosinha. Como cozinheiro sou humorista. Não acha que é melhor ir num restaurante todo dia do que ter uma cosinheira? O dia que eu tiver grana não como mais em casa #really

Nanci said...

Estava pensando nisso hoje de manha vindo para o trabalho. Aff a minha casa ta uma bagunça e suja desde que cheguei de ferias so lavei lavar roupa e cozinhei um dia - spagetti bolognhese (que por sinal adoro), adoro cozinhar e provar pratos novos ouvindo uma musica legal e bebendo vinho, tenho sorte que o maridao aqui tb gosta de cozinhar entao a gente divide. Voltando a limpar a casa eu adoraria ter alguem para limpar mas assim como nos EUA aqui nao tem a mesma mordomia que se tem no Brasil, seria bom pra nos, mas sabe que as vezes eu acho que isso é bom pra gente aprender a dar valor ao nosso tempo e so fazer o que realmente precisa, esse negocio de obsessao com limpeza nao é bom.
Beijos
Nanci

Gisley Scott said...

Oie Lu,

esse comentário é totalmente não relacionado ao post, mas tenho uma amiga que está se preparando para a entrevista do green card e indiquei seu blog pra ela.Creio que vc já passou por esse processo e vai estar podendo dar informações mais precisas à ela do que eu. O nome dela é Ceiça.Se ela te contactar, foi através de mim. Qualquer help/dica que vc puder está dando à ela já é uma grande ajuda!

Bjos,
Gi :)

Lucia said...

Gi, vou referi-la ao meu pai, pois eu nao sei como faz com o green card.

Ja que vim pra ca com minha familia, foi a compania do meu pai que providenciou tudo, entao eu nao tenho a minima ideia de como se faz, alem do fato de ja ter sido ha mais de 10 anos atras.

Recomendaria voce falar pra ela contata-lo direto no: http://eduardoulhoacintra.blogspot.com/

bjos

Anonymous said...

Lucia, eu tb tenho preguiça de cozinhar, mas até gosto. Mas eu tenho uma sugestão de esquema super simples: todo domingo ou 2a feira faço uma quantidade boa de arroz - para durar quase a semana toda. E compro aquelas saladas que já vem pré-lavadas (geralmente só alface e aí incremento com milho, cenoura, o que quiser). Aí durante a semana é só descongelar uma carne ou frango (tipo bifes ou p/ fazer de forno) durante o dia e voilà: à noite temos um jantar nutritivo e delicioso. E para variar um pouco, pelo menos 1 vez por semana fazemos uma massa simples ao alho e óleo ou com tomates, queijo e manjericão. Ou então um omelete com pedacinhos de tomate, etc.
Juro, fazendo um esquema assim você não gasta nem 20 minutos por dia.
bjs
Tati

Lu Souza Brito said...

Lu,

Eu sou suspeita pois como já disse algumas vezes no blogue, as vezes passo a manhã de sábado inteira cozinhando. Gosto de testar receitas, tals. Mas isso porque nao é uma obrigação. Creio que quando estiver na minha casa mesmo e tiver que cozinhar every day, nao vou curtir tanto assim, porque detesto fazer qq coisa por obrigação. mas como sou muito organizada e meu marido idem, nao temos problemas na arrumação de casa, por exemplo, é tudo vapt vupt, ja que é so limpar.

Empregadas, cozinheiras baratinhas? Você está por fora... elas estão em falta, agora não querem fazer quase nada e cobram caro, muito caro, isso sim. Quase não compensa mais. no máximo ter uma pessoa uma vez na semana pra fazer o "pesado".
Acho que o mesmo que sente em relação a cozinhar eu tenho com "passar roupa". Não existe nada pior e com maior perda de tempo q isso. Eu passo na mão, salvo raras exceções (ah, nao tenho secadora pra sair retinha não...
Ai, é isso! Estas coisas podiam ser resolvidas com pozinho de pilimpimpim né???

Sonho Meu said...

Eu gosto de cozinhar...so odeio limpar cozinha.
"Se eu cozinho nao lavo...se eu lavo nao cozinho"...é o lema que deveria ser seguido...mas aqui nao.

Beatriz said...

O-D-E-I-O cozinhar. ODEIO tudo na cozinha (exceto a comida). O meu azar é que cosias congeladas por aqui são os olhos da cara! Aff. Queria um marido chef, pq eu ODEIO cozinhar (só pra deixar claro... haha).

Lucia said...

Beatriz, estou contigo e nao abro! Quem dera se meu marido fosse chef. Se bem que do jeito que sou enjoada pra comer tb, ia ser triste pra ele, pois nao experimento nada diferente, rs. bjos

Elena, esse lema eh seguido aqui em casa, senao nao rola nada e eu nao cozinharia de jeito nenhum, rs.

Lu, serio mesmo? Entao pelo menos agora as pessoas estao sabendo valorizar o servico delas ai tb, ne? Que bom. Eu acho assim: se voce se dedica, se da toda pra fazer um trabalho bem feito, entao tem todo o direito de ganhar de acordo e nao mixaria. Bom pra elas. bjos

Tati, adorei a sua dica, mas meu arroz nao me da trabalho. Temos uma panela que liga na tomada (se chama rice cooker aqui) que eh so colocar o arroz, agua, po de alho/sal e tampar.

Ela cozinha o arroz no ponto toda vez sem eu precisar ficar vigiando. Levo um minuto pra colocar as coisas na panela, ligo e vou fazer outra coisa, rs. Eh de coisas assim que eu gosto, nunca levo mais de 20 minutos fazendo nada... mas o que eu acho ruim eh ter que por os pes na cozinha mesmo! Nao queria ter que perder um minuto com isso. Nao gosto mesmo! bjos

GZ said...

haha eu detestava demais cozinhar qdo comecei a aprender, gosto mesmo eh de experimentar receitas.. eh mt xato qdo tem q cozinhar por obrigacao mesmo, principalmente naquela hora q vc chega do trabalho..

Mas soh o pensamento de comida congelada ou pronta eu nao gosto, alem do mais economizo bem mais qdo faco eu mesma.. sabe de uma coisa tambem? Qdo vc passa a cozinhar uma receita q demora bastante vc meio q aprende a 'rotina' da receita, dai qdo vc cozinha ela varias vezes nao parece q demora tanto!
Eh igual aquela sensacao de ir pra um lugar q vc nunca foi, dai qdo vc vai varias vezes vc tem o feeling q n eh tao longe? mesma coisa!

zzaguiar said...

É para chegar até a cozinha, vc tem que ter fome, ma spara ficar tem que amar.

Concordo com vc, a lasanha daí é muito convidativa, pelo preço, tamanho e sabor. Amei a de espinafre! Mas sabe, comprar aqui pronta só em momentos de desespero... Não são saborosas e pelo tamnaho acho caras! Então sempre as faço mesmo. Antigamente não aprecisava muito esse prato, mas descobri que não gosto é da carne moída. Então agora a faço do meu jeito e fica muito bom.

Bon Appétit.

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Eu também já deixei de gostar dessas coisas, principalmente cozinhar, mas admiro quem gosta e faz bem feito. O meu problema é fazer e limpar, odeio lavar, secar e guardar, mas não consigo ver louça em pia o dia inteiro. Mas, ultimamente, maridex tem contribuído, pelo menos lavando e guardando, já diminui um pouco tudo isto. Eu ando mal acostumada porque como muito fora e faço muito pouca fumaça por aqui, quando muito, um super lanche ou um prato apenas como jantar.
De resto, sou arrumadinha, não acumulo para não ter trabalho, entende.
bjs cariocas

Unknown said...

Tb sou desse time que não curte muito cozinhar. Tipo, cozinhar por obrigação, sabe? Odeio ter que parar tudo o que estou fazendo pra preparar almoço e tudo o mais. Por isso que antes de termos filho eu quase não comia (tirando as bobagens é claro.. rs). O bom é que com o Natan eu tenho que fazer comida e obviamente tenho me alimentado bem melhor que antes.. Mas, gostar? Ah, não gosto não.. rs. Fabio adora! kkkk.. e eu exploro.. kkk

beijos