Wednesday, July 28, 2010

Prioridades

Nao sei se voces se lembram de um post que escrevi sobre prioridades - A hora poderosa. Foi uma traducao de um texto do Anthony Fernando, um dos quais estao me ajudando bastante a me manter organizada. Eh um otimo texto de motivacao e resumindo um pc de varios deles:

Cada dia, temos a oportunidade de fazermos escolhas. Vou ilustrar dando exemplos da minha propria rotina. Eu posso escolher entre dormir mais umas 2 horinhas (coisa que amo) ou entao levantar essas duas horas mais cedo, exercitar por uns 45 mins e ganhar uma hora extra por dia pra trabalhar no meu negocio. Isso eh super dificil pra mim, pois eu nao gosto de exercitar e prefiro dormir. Mas minha saude eh mais importante e isso eh imperativo.

Posso escolher entre trabalhar nos meus designs por uma hora, montar mais uma ou duas paginas do meu website ou entao blogar. Ai penso: Qual eh a prioridade aqui? Se eu acordo cedo pra encaixar tudo que preciso fazer nessas 5 unicas horas que tenho de manha antes de ir trabalhar na empresa e so chegar em casa a quase meia noite, o que eh o mais importante? Alias, se eu for tirar uma hora pra ginastica, tomar banho e me arrumar e outra hora pra fazer o almoco e almocar, so tenho mesmo 3 horas por dia pras minhas prioridades.

Tudo bem que adoro escrever, registrar pra mim mesma meus pensamentos, meu dia a dia, mas ja que nao tenho o dia todo livre pra fazer o que quero, tenho que dar prioridade a certas coisas. Eu penso entao aonde quero chegar e o que quero que aconteca. Se eu passar uma hora ou mais blogando, deixo de aproveitar esse tempo pra adiantar meu site e inaugurar meu negocio. Deixo de trabalhar no design ou foto de algum cliente, deixo pra depois o que poderia fazer hoje. Deixo de poder passar essa hora pesquisando metodos de marketing por onde divulgar meu negocio, organizar como devo fazer isso e ja ter tudo pronto pra quando inaugura-lo online.

De tarde la na empresa, entre um cliente ou outro, quando normalmente visitava os blogs ou ate comecava a escrever no meu, eu tenho feito minha pesquisa sobre nossa viagem pro ano que vem. Consegui achar um site perfeito com tudo quanto eh dica que precisava e eh o melhor que ja vi ate agora. Tem me ajudado tremendamente.

E quando eu chego em casa, tenho a escolha entre ficar acordada ate duas manha blogando e trabalhando no meu negocio, ou entao dormir cedo pra poder ter as 5 horas inteiras no dia seguinte e poder encaixar exercicio na minha rotina. Se durmo tarde, nao consigo acordar essas duas horas mais cedo, nao tenho tempo pra exercitar, nao tenho tempo pra trabalhar em tudo que preciso fazer antes de sair pra empresa de tarde. Acaba sendo um ciclo bom ou ruim, so depende de mim. So depende das minhas escolhas.

Entendem agora o sumico? Por mais que eu goste, por mais que eu sinto falta de blogar e visitar o cantinho das minhas amigas virtuais, eu tenho escolhas a tomar todo dia que afetam o resultado do meu esforco e quando chegarei onde quero. As vezes comeco a escrever um post e so acabo uns dias mais tarde (como esse e muitos outros que ainda nem postei)...

Mas so posso dizer que seguindo o conselho dado nesse texto do Anthony Fernando aqui, nao deixando certas coisas me distrairem, eu consigo ter bastante progresso com o que eh muito mais importante pra mim nesse momento.

9 comments:

GZ said...

hm.. eu ainda n tenho esse problema pq tenho tempo de sobra, mas as vezes mt tempo nos faz com que sabotemos nos mesmos se quisermos fazer algo, por ex daki 1h tenho q fazer tal coisa.. mas acabo arranjando um jeito de achar outra coisa pra fazer soh pra n fazer essa coisa xata.. hahaha espero que nao tenha te deixado confusa.

Luciana said...

Eu também ando tentando estabelecer prioridades, vou listar como você, e ainda vou imprimir o teu post, pois é inspirador. Menina, é duro, é difícil, mas se a gente estabelece as prioridades e faz disso rotina, a coisa funciona. Ando preguicosa, proteladora, preciso mudar. Vou reler seus posts de Anthony Fernando.

Beijo

Celia said...

Eu tambem tenho muito tempo. Como comeco a trabalhar muito cedo, acabo tambem cedo. Tudo eu consigo encachar no horaio que tenho. divido direitinho as coisas. Bj

Dani dutch said...

OI Lu, tenho o mesmo problema,
acordo, faço o que tenho pra fazer, depois é preocupação com casa, roupa, supermercado, e deixo so a parte do exercicio quando vou ao trabalho, como trabalho perto de casa uns 6 kilometros ( aproximadamente) vou caminhando, mas tenho que sair de casa uma hora antes, ai tem o holandês, a carta de motorista que foi uma bobagem minha querer tirar assimq eu cheguei aqui, porque fiquei sobrecarregada, não sei o que eu estudo mais ...
Ai além de tudo aprendendo o holandês, parece que vai dando aquele nó no inglês, e vou e esquecendo ou quando não misturando tudo... e assim o blog vai ficando também abandonado no meio de tantas tarefas pra fazer... bjuss

Bia said...

Certissima Lu! É preciso ter prioridades quando se quer/precisa chegar a algum lugar!
Abri mão de uma coisas faz parte.

bjs

Beth/Lilás said...

Poxa vida, acho que este é o mesmo problema de meu filho, aliás de quase todos de sua geração até a dele!
Mas, tenho certeza que com sua inteligência e determinação chegará a um ponto adequado e satisfatório.
beijinhos cariocas

Liza Souza said...

Lu,
como vc disse estamos passando por uma fase muito parecida. Tbm sinto muita falta de blogar, de visitar o cantinho das amigas, mas tem horas que a gente precisa dar prioridade para outras coisas. Seria bom se o dia tivesse umas 30 horas, né?
Beijos

Lucia said...

Que bom, Web-mae. Espero que seu filhote esteja tendo tanto progresso com suas acoes quanto eu. Mt sucesso pra ele. bjos

Lu Souza Brito said...

Oi Lu,

Confesso que meu tempo não é assim tão restrito quanto o seu, mas pelo meu post anterior você sabe que estou no mesmo ponto que você, focando no que é prioridade. A verdade é que blog é uma delicia, adoro compratilhar o meu dia a dia, ler o que os outros escrevem, comentar, mas se permitimos, nos ocupa mais qtempo que deveria. E a vida passa né, não dá pra ficar plantada em frente ao computador o tempo todo (ao menos nao so blogando) porque eu já passo quase 10 horas do dia de frente pra um....(trabalhando).
Beijos