Monday, September 20, 2010

Pertinho de Jupiter

O maior planeta do nosso sistema solar, Jupiter, esta super visivel e brilhante no nossos ceus no momento! Nessa Segunda-feira, estara passando a uns meros 368 milhoes de milhas da Terra, o mais perto que ja chegou do nosso planeta em 47 anos!

Ainda nao tive chance de explorar as funcoes de "bulb" da minha camera pra tirar fotos noturnas, mas tentei algumas em modos diferentes. Aproveitei pra inserir a lua em algumas frames. Coloquei a camera e a lente no modo manual e alternei entre fotos de 3 segundos a 30 segundos (deixando o shutter aberto). Quanto mais tempo aberto, mais luz eh gravada, deixando a foto mais clara e captando melhor o objeto em questao.

So que deixando o shutter aberto por varios segundos, da pra ver bem o nosso planeta girando... Da pra ver o movimento da lua, das estrelas (que deixam de ser um pontinho e viram uma linhinha) e ate mesmo as nuvens. Fiquei impressionada, pois deu pra ver esse movimento, mesmo quando tirei a foto em meros 10 segundos. Lindo!

Mas tb devido a isso, quanto mais longa a exposicao, mais pareceu fora de foco devido ao movimento do nosso planeta e das nuvens ali na frente. Talvez devia ter aberto mais o depth of field pra entrar mais luz, diminuido a exposicao e mudado o ISO. Alguem tem alguma sugestao? Acho que vou ter que estudar como tirar esses tipos de foto direito.

Pra quem entende, coloquei os settings em cada uma das fotos. E se aproximarem, da pra ver o detalhes das estrelas tb captadas se movendo junto ao planeta e algumas tb nas fotos com a lua.

5 comments:

Eduardo said...

Para quem tem um pequeno telescopio podera ver 4 das luas de Jupiter. No mesmo campo de visao esta o planeta Uranus pois ele esta quase na mesma direcao no momento.

Aproveitem; o proximo show eh daqui a uns 45 anos.

Bijos
Shrek

Fernanda said...

Que maximo, Lu, eu nem sabia. Deu pra captar bem nas fotos.
Beijinhos!

Liza Souza said...

Que linda deve ser essa visao, Lu! Vou tentar ver daqui também.
Beijos

Beth/Lilás said...

Lu, que coisa interessante isso, menina!
A quinta foto de cima para baixo mostra uma forma redonda meio azulada e é este então Júpiter?
Que coisa linda, adorei!
bjs

Lu Souza Brito said...

Lu, que experiencia! Adoraria ver isso.
Bjooooooos