Thursday, July 21, 2011

Albuns de figurinhas


Um dia desses estava conversando com o Al sobre os albuns de figurinhas que colecionava quando crianca e adolescente. Eta coisa gostosa! Quais eu tinha? Todos de menininha! Moranguinho, Bem me quero, um so com filhotinhos de cachorro, um cujas figurinhas vinham com um pedaco de veludo, Monstrinhos Divertidos, Fofura (eu AMAVA esse, acho que foi o meu favorito), etc e tal.

Alias, tenho uma agenda da epoca com aquelas imagens tranferiveis dos Monstrinhos Divertidos que vinham nos chicletes Ploc, lembram?









E ao falar sobre esses albuns, ate hoje me vem o cheirinho das figurinhas na cabeca. Lembro exatamente! Do jeito e como era gostoso ir ate a banca de jornal e poder comprar uns pacotinhos! Era sempre aquela expectativa de: "Sera que eu vou conseguir aquelas que estao faltando?"; "Sera que vou ter muitas repetidas?"

Me lembro ate hoje do entusiasmo de encontrar aquelas novissimas que nem suas amigas tinham, aquelas que voce nunca tinha visto antes. Nossa, como eu gostava disso! E quanto mais pacotinhos eu podia comprar, mais gostoso era! Tb adorava troca-las com as minhas amigas, era sempre um evento!

Teve uma vez que levei meu album de figurinhas de filhotinhos de cachorro pro colegio e no final de uma aula de matematica, meu professor me viu o mostrando pra uma amiga. Pensei que ele fosse brigar comigo por eu nao estar prestando atencao, mas nao eh que ele vira e diz que tb colecionava figurinhas daquele album e pediu pra eu trocar com ele tb? hahaha. Me lembro muito bem desse momento!

(A coisa que mais me doi o coracao foi ter perdido muita coisa de infancia com a nossa mudanca do Brasil pra ca. Garanto que se ainda estivesse morando la, ainda teria tudinho, inclusive muito dos meus brinquedos de crianca (so sobraram alguns), snif, snif!)

Comento sobre os albuns, pois aqui voce nao ve bancas de jornal. Tudo que vende numa banca, voce acha em livrarias e supermercados. Pelo menos nao aqui em Pittsburgh, mas ja vi em NY. Se bem que nunca vi albuns de figurinhas pra vender e Al falou que isso nao era muito comum aqui. Eles tinham alguns, mas nao era tao popular assim e hoje em dia com certeza nao eh - uma pena! As criancas nao sabem o que estao perdendo!

Os albuns de figurinhas ainda sao populares no Brasil?

12 comments:

Nani said...

Noooossa Lu, me fez voltar no tempo. Eu tb colecionava figurinhas. Adora trocar as repetidas com amigas por outras que eu nao tinha haha.
Alem disso colecionava papel de carta. Eu tinha centenas de papeis de carta. Eu amava. Nunca escrevi carta em um deles, com doh, haha.
Era soh pra colecinar mesmo.
Jah na adolescencia eu colecionava fotos de artistas. Brad Pitt era meu favorito. Tinha uma pasta com fotos soh dele! Fora um poster gigantesco que eu tinha na parede do quarto, haha. Hoje nao gosto mais dele. Depois do que ele fez com Jennifer Aniston, perdeu a graca pra mim.
Meu negocio eh Eric Bana. hahaha

Tempos bons esses da infancia.

Rafaela said...

Caracaaaaaaaaaaaaaa, eu amava o álbum Bem-me-quer!!!!Eu nem me lembrava mais dele!E o Amar é, tinha figurinhas brilhosas, não tinha???/

Monica said...

Lu, vc é mesmo uma caixinha de surpresas!!! Que gracinha vc guardar tudo isto! Esta semana eu estava pensando nas brincadeiras de criança do meu tempo e comparando com as de hoje e uma delas era as famosas coleçoes de chaveiros, figurinhas, papel de cartas.... e falando de figurinhas... lembra aquela que vinha com o chiclete Ping Pong que a gente grudava na mão???? Que delicia recordar. Eu colecionava caixinhas de joias e guardo duas que são especiais. Beijos, Monica/NY

Lucia Silva said...

Xará, aqui no Brasil os álbuns fazem sucesso na época da copa do mundo. É uma loucura, adultos, crianças todos com álbum na mão. Tem até umas praças que viram pontos de trocas de figurinhas é uma delicia.
Bjs.

Fernando said...

Nossa Lucia eu adorava esses álbuns, pena nunca ter conseguido completar nenhum, sempre faltava uma figura, e as repetida eram as mesmas pra todos, qdo ia trocar com os colegas de classe adivinha, as figuras que faltavam ou "a figura" ninguem tinha, dava raiva mas todos se divertiam, o mais legal era qdo se ia abrir um pacote novo, a expectativa era grande aí qdo víamos as figuras, tudo repetido, era engraçado ver as carinhas de decepção, mais era divertido, a farra, a bagunça que fazíamos no intervalo, pena mesmo as crianças de hoje nao terem essas coisas, não fazem idéia o que estão perdendo, abraço.

Elianne Goff said...

Eu colecionava os albuns do Amar e... ( uma verdadeira febre na epoca) , o Bem me Quer, Fofura . Nossa me lembro que eu passava horas na banca de jornal perto de casa pq tambem gostava das bonecas de papel que tinham roupas para trocar , eu tive da Cinderella e amava as roupas de papel, foi um tempo magico, parte boa da infancia .

bjs,

Bia said...

Nem sei se é ainda popular, mas quando eu tinha uns 10 eu tinha uns albums da Barbie! :) bjs

zzaguiar said...

Eu nunca tive um álbum, mas tb amava as figurinhas. Eu na adolescencia colava nas agendas para enfeitar.

Outro dia fui até a banca para comprar aquelas fofas do Amar é, mas desisti. Nossa, caras e vem com tão pouquinho!!!!!!!!!!!

Beijos, zz.

Lu Souza Brito said...

Oi Lu,

Também me fez voltar no tempo,ahaha.
Eu amava os albuns. Tinha alguns até pouquinho tempo atrás. Dei para minha sobrinha.
Mas minha paixão mesmo eram os papéis de carta, de tamanhos diversos. Que me lembre, cheguei a contar mais de 1.500 papeis diferentes.
Estes de chiclete também era o maximo, da moranguinho....
Hoje em dia vejo as crianças com albuns relacionados a futebol e jogos de video game.

Deliciaaa de post. Saudade da infancia!
Beijos e otimo fim de semana.

Beth/Lilás said...

Uau, que lembrança gostosa você nos fez ter!
Eu colecionei esse do Amar é, adorava e ainda tenho algumas figurinhas lá em Petrópolis numa caixa de guardados, vou até vê-las quando lá voltar.
Engraçado não terem estes hábitos por aí! Pensei que isso fosse idéia importada, como quase tudo por aqui!
bjs cariocas

Dani dutch said...

Lu eu colecionava papel de carta, nossa passava horas separando por cores, desenhos, trocando com as amigas. bjuss

Mile said...

Gente que doce recordaçao. Eu colecionava papel de carta, nossa tinha taaaantos e todos comcheirinho que ainda me lembro. Nao sei se o meu album ainda existe, eu vou perguntar pra minha mae. Eu queria ter guardado tudo tb, pena que nao pensei que ia me arrepender no futuro. Boneca da infnancia só tenho uma, um bebe grande que minha mae guarda até hj, vou trazê-lo pra cá quando vier, tem um super valor simbólico pra mim e quero guardá-lo pra sempre.
Lindo post, me trouxe boas vibraçoes