Thursday, January 10, 2008

Dermatologista

Hoje fui no dermatologista remover uma pinta que cismei que e' meio suspeita. Apareceu no meu braco esquerdo, de repente e com um formato estranho e meio preta so num canto. O medico disse que nao parecia ser algo maligno e que talvez nao fosse nada. Mas tb disse que ja que nao gosta da palavra "talvez", resolveu fazer uma biopsia so pra ficarmos tranquilo.

Com o meu "background", fiquei meio preocupada, pois cresci indo a praia quase todo santo dia da minha vida por 17 anos quando morava no Brasil. E meu pai teve melanoma uns anos atras que era cancerigeno. Desde que comecei a me educar sobre os perigos de se expor ao sol, nao tenho feito isso, muito menos ir numa daquelas camas pra se bronzear. Acho que a ultima vez que fui em uma foi a uns 9 anos atras.

Concordo que prefiro ficar bronzeada, pois adoro essa corzinha de saude. Nao me proibo de ir numa piscina (praia aqui nao existe), mas eu me lambuso com filtro solar, chapeu e tudo. Certas pessoas riem, acham bobeira e nao ligam pra se cuidar e se expoe sem do e piedade ao sol dos piores horarios do dia... Mas eu ja li historias e artigos sobre meninas assim e ate conheco uma delas que agiam da mesma maneira, ate quando acharam uma ou varias pintas estranhas no corpo que calhou de ser um dos piores tipos de melanoma possiveis. Tiveram que fazer cirurgia atras de cirurgia, quimioterapia e ficar de olho nisso agora pro resto da vida. Alem de tb o sol ser o contribuidor numero um pra rugas e envelhecimento precoce de pele. As pessoas ja nao acreditam que tenho a idade que tenho, e quero continuar assim.

Hoje depois da anestesia que doeu pra dedel (a agulha doeu menos que o liquido que entrou queimando pra anestesiar a area), ele retirou um pedaco de 4 mm do meu braco onde a pinta estava. Levei acho que uns 2 ou 3 pontos e vou voltar la semana que vem pra tira-los e pegar o resultado da biopsia. O engracado e' que deu pra sentir a pressao dele cutucando meu braco pra retirar esse pedaco, mas nao doeu nem um pouquinho e ate agora nao esta doendo (sera que esse anestesico e' tao potente assim pra durar ate agora? Ja fazem 5 horas).

Nao estou muito preocupada, pois marquei essa consulta assim que descobri essa pinta estranha (mais ou menos umas 3 ou 4 semanas depois de descobri-la). Se for algo, ja deu pra pegar no comeco, mas ele quer que eu volte la todo ano agora. Sim senhor!! Sei que me expus direto ao sol por 17 anos e mesmo tendo cautela agora, sei que esses danos solares podem aparecer a qq momento, pois ficam pra sempre na memoria de nossas celulas.

Mas como tudo na vida, vou indo sem exageros ou sem me privar de tomar um solzinho aqui ou ali, mas com certeza nao iria me expor a uma "tanning bed" de novo na vida. Prefiro os cremes auto-bronzeadores que funcionam direitinho e nos fazem mesmo parecer que passamos um mes de ferias numa praia. Os melhores que ja usei ate hoje foi o de rosto da L'oreal (Sublime Bronze - dual action) e os pro corpo: Jergens (Natural Glow - daily moisturizer) e o da Neutrogena (MicroMist Tanning - sunless spray). Muito bons mesmo e nunca me manchou ou me deixou "laranja". Vale a pena experimenta-los pra se bronzear sem preocupacao.

5 comments:

Cila Bairral said...

Gata, dps de 1 fds em buzios e 1 semana de ferias indo direto pra camboinhas, imaginaa cor que eu to?!

no rosto uso filtro sim, mas no corpo meti bronzeador, tava branca azeda demais...

dps q faco esses pecados me arrependo, mas nada como ser uma golden girl
hihihi

dps do carnaval vou marcar dermato pq kero tirar um sinal que tenho no rosto (nao eh suspeito, mas nao gosto dele - mto marylin monroe) e pq kero fazer um peeling fortissimo de jessener com ATA que me impedira de sonhar com sol por 1 ano +-, entao agora tirei a barriga da miseria e ainda pretendo tirar mais no carnaval que passarei em nikity, como nos ultimos 2 anos, indo a praia todos os dias.

bjokas

Cynthia Zanon said...

Eu sempre fui 'rata de praia'. Cresci no Guarujá...e depois, ter aquela corzinha sempre era necessário pra me achar mais bonita.

Aí minha mãe tbém teve melanoma. E a minha pele é igualzinha à dela. Já fui no dermatologista 2 vezes, e tbém tive que fazer 2 biopsias (dói mesmo o liquido, né?!) e tenho uma cicatriz enorme nas costas por causa disso...

Agora tenho que ficar de olho. É um saco, mas a culpa é minha. E as rugas...tenhos MUITAS...e tenho só 30 anos. No fim, não vale a pena...

Que bom que vc está se cuidando aí tbém...
Bjs,

Ingrid Mello said...

Oi!
Adorei a visita que vc vez ao meu blog... tenho que te confessar que passei aqui semana passada mas não comentei... peço desculpas! :( Adorei seus bichinhos, tb sou louca por eles! E agora vc ganhou uma nova visitante assídua: eu!

Concordo com o que vc disse a respeito do sol. Minha irmã e minha mãe vivem me enchendo o saco porque eu não pego sol, sou branca demais e vivo com essa cor de pão de queijo cru. Mas, quer saber? Tenho muito orgulho de ser branquinha. E só vou para o sol com meu bloqueador 30 a postos. Não quero nem pensar de torrar sem proteção. Vc está certíssima de se cuidar!

Vou rezar e torcer para que essa verruguinha seja só um susto! Pode contar com meus pensamentos positivos!

E pode visitar meu blog sempre que quiser! Adorei a visita!
Beijos!

Tata said...

Pra falar a verdade eu sempre fugi do sol...eu era daquelas que ia para a praia mas só ficava debaixo do guarda-sol,haha.
Agora,depois de muitos anos aprendi e gostei de tomar um solzinho,mas sem exageros.

Lucia,vai dar tudo certo...pensamento positivo!
Estarei aqui torcendo...
Bjos e um otimo fds!
Tata

Amara Ribeiro said...

Tb era 'rata' de praia qdo era mais nova. lembo-me de uma vez que fiquei cheia de pequenas bolhas e febre por causa de uma insolação. Agora estou preferindo ficar mesmo branquinha e só vou às praias que tem mesa e barraca e com meu bloqueador 60!!! Meus pais morreram de câncer e apesar de não ter a genética deles, não quero dar mole!!!
Vc é que faz bem em se cuidar!!!
Boa sorte e mande notícias!!
Love u!