Saturday, January 5, 2008

The other Bolyen girl

"Be careful what you wish for, because you just might get it all - and then some you don't want" - Essa e' uma frase da musica "Home" do Chris Daughtry. Se traduz: "Cuidado com o que deseja, pois voce pode acabar conseguindo tudo - mas tb outras coisas que nao quer".

Me refiro a isso, pois acabei de ler um livro excelente chamado "The other Boleyn girl". Conta a estoria de duas irmas do seculo 14, Mary e Anne e seu irmao George, que foram levados a corte do rei Henry VIII bem novinhos e onde cresceram entre os nobres. Foca bem nos detalhes de suas vidas, de como eram considerados somente umas pecinhas de xadrez movidos pelos maiores interesses da familia pra ganhar o favor do rei, melhorar de posicao e subir na vida. Ninguem se importava com sentimentos de ninguem, muito menos os das mulheres da epoca - as quais eram tratadas como somente um objeto.

A Mary, a mais nova e uma pessoa doce de bom coracao, mesmo tendo sido casada com somente 13 anos, foi obrigada a largar o marido pra seduzir o rei da Inglaterra e ser sua amante durante muitos anos. Acabou ate tendo um casal de filhos com ele. Ela e' a narradora da estoria e voce sente sua aflicao em ter que trair a rainha na cara dela (quem considerava como uma mae), e nao poder fazer nada a respeito alem de obeceder seus pais e seu tio quando decidiram que esse seria seu destino... pelo menos naquele momento.

Porem, depois de dois filhos, sua irma mais velha Anne, uma pessoa super ambiciosa e fria, toma seu lugar, mas faz de uma maneira com que o rei largue da sua mulher (coisa que naquela epoca nao acontecia) pra casar com ela. Nao importando quanto tempo levaria pra conseguir isso, quantas pessoas passaria por cima (ate mesmo cometendo assassinatos), maltratando sua propria irma e familia, e ate mesmo se estressando e se agoniando por anos e anos atras de portas fechadas, mas mantendo a aparencia na frente dos outros, ela conseguiu o que queria - ser rainha da Inglaterra. So' que com isso, vieram consequencias inexperadas que so a ajudaram cair no final de tudo. E o tombo foi feio!

Esse livro e' muito bem escrito e baseado na vida dessa pessoa, Anne Boleyn. Me da um nervoso so em pensar que existiam pessoas como ela... Nao so isso, mas que essas pessoas da corte viviam desse jeito, que davam mais importancia a aparencia e ao nivel social... ja pensou viver num meio onde nao se pode confiar em ninguem, onde voce ter que agir e se comportar de uma certa maneira e nao poder ser voce mesma? Viver num ambiente de falsidade, casando sem amor e forcada a viver de uma certa maneira simplesmente porque era o normal? Que vida horrivel! Eu acho que seria uma das primeiras a ser decaptadas, pois nao gosto de ser mandada pelos outros, ia ser uma das rebeldes da epoca, rsrs. Sei que digo isso pois cresci num seculo e sociedade diferentes, mas mesmo assim, nao sei nao...

Mas a estoria dessa Anne me fez pensar... as vezes as pessoas querem certas coisas com tanto ardor que nao medem esforcos pra conseguir realiza-las. E ambicao dessa largura acaba cegando e tranformando qualquer ser humano em um mostro. Essa personagem colheu o que plantou por anos e anos e mesmo esse resultado estando muito claro e evidente pra aqueles acompanhando sua vida (no caso o leitor), e' incrivel como pessoas assim nao enxergam mesmo o que fazem...

Parece que esse livro esta virando filme ou ja foi ate produzido, mas nao quis esperar ate la. Tive que compra-lo (alias, meu pai me deu de Natal), pois estorias/historias das mulheres dessa epoca me facinam. E' meu maior sonho ir visitar esses castelos antigos e andar por onde viveram, pelos quartos e corredores dos castelos, tocar nas mesmas paredes, olhar pelas mesmas janelas as paisagens ao redor... como sera que realmente eram suas vidas, seus dia a dia? Acho extremamente interessante e como ja comentei com minha amiga Mila antes (com quem ja combinei de ir viajar junto pra conhecer esses castelos medievais), eu daria tudo pra poder ler um diario escrito por uma mulher medieval. Poder entender como viviam, como observavam outras pessoas ao seu redor e principalemnte seus pensamentos mais intimos... seus segredos.

Bom, quem se interessar por isso, esse livro vale muito a pena. Parece que tem um outro por essa mesma autora que e' continuacao... vou dar uma olhada e depois eu conto aqui. E tem uma serie chamada "The Tudor" tb baseada nessa estoria que a primeira temporada ja saiu em DVD. Ja a adicionei a minha lista do Netflix.

Agora tenho que ir mesmo comecar a arrumar a mala pra minha viagem, senao atrasa tudo.

4 comments:

Crica said...

Adorei a estória!
Adoro enredos recheados de intrigas...rs

Amara Ribeiro said...

Essa história está sendo contada na série "The Tudors" que passa na tv a cabo. Aqui é no Canal do People & Arts e acho que episódios inéditos são aos domingos. É realmente uma história muito interessante!
Amiga, boa viagem e aproveite muito!!! E não se esqueça das milhares de fotos hein??? kkkkk
Bjos

Mila Viegas said...

Assisti praticamente toda a primeira temporada de The Tudors e quero comprar o DVD assim que lançarem aqui.
Realmente existia muito jogo de interesses, o pai da Ana Bolena (como é chamada aqui) tinha profundos interesses para que ela fosse mulher de Henrique VIII. Assim como a igreja também tinha.
Esta época também me intriga muito.
beijos

Sonho Meu said...

Lucia,
Engraçado eu tenho esse livro aqui na minha biblioteca. Pertenceu a minha sogra, que deixou todos os livros conosco.
Vou procura-lo e começar a ler.
bjkas,
me