Monday, January 21, 2008

Telefone sem fio

Olha so que interessante: Escrevi sobre aquela musiquinha do Domingo no posting de ontem e resolvi colocar a letra dela aqui, pois foi algo que eu cresci ouvindo. Mas a ouvia exatamente do jeito que escrevi aqui e juro que nao estou esquecendo de nenhuma parte.

O que achei engracado e' que algumas de voces me escreveram adicionando mais umas frases ou mudando umas palavras... o que obviamente e' como se lembram dela. Isso me fez vir na cabeca aquelas brincadeiras de telefone sem fio que quando criancas, sussurravamos uma frase no ouvido da pessoa do nosso lado e em torno, essa fazia o mesmo com a pessoa do seu lado e por ai vai... No final, a ultima pessoa da rodinha contava pro grupo o que tinha escutado e o resultado as vezes era completamente diferente da frase original.

Nunca ouvi essa musiquinha com essas frases extras que certas amigas adicionaram ou entao com a seguinte versao que achei aqui nesse site super interessante:

Hoje é Sábado
Pé de quiabo
Amanhã é Domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no Buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo

Interessante mesmo como as mensagens passadas de pessoa em pessoa as vezes acabam meio "perdidas" assim quando sao carregadas de boca em boca. Me faz pensar no quanto causavam confusao e conflitos ha milenios atras, quando alem de papel, era o metodo principal de espalhar uma noticia.

Talvez isso acontecesse ou acontece por cada pessoa ter uma interpretacao diferente da mensagem original. Cada uma tem sua propria experiencia, ideias e opinioes e com isso, especialmente se a mensagem nao for repassada imediatamente, alem de talvez parte dela ser esquecida, cada pessoa pode omitir ou criar sua propria versao da mensagem sendo oferecida.

E' sim divertido quando estamos somente brincando pra ver como seria o resultado final, mas meio assustador se fossemos contar com isso pra algo importante.

3 comments:

Mila Viegas said...

O início começando com sábado eu nunca ouvi... rsss... Interessante mesmo!
bjs

Cila Bairral said...

Vc falou de brincadeiras infantis, automaticamente veio a minha cabeca uma festa d euma menina q foi da minha sala e de leura, acho q o nome era Tati, e brincavamos de salada mista...

Logico q a laura era a campeã... todos os meninos queriam bja-la!

Pergunte a ela se ela se lembra desse dia.

Posso fechar os olhos e ver como se fosse ontem, nós, sentadas num banquinho muretinha, os meninos escolhendo, e laurinha "ganhando" todos...

bjokas

Sonho Meu said...

Amanha é domingo
pe de cachimbo
o cachimbo e de barro
bateu no jarro
o jarro é de ouro
bateu no tou
o touro é valente
bateu na gente,
a gente é fraco
caiu no buraco
o buraco é fundo
acabou-se o mundo
(desde que me entendo de gente que recitava essa aí com meus irmaos)
Belas memorias !
bjos,