Sunday, November 30, 2008

Erzsébet Báthory

Pra quem nao acredita que vampiros existem, ontem eu estava assistindo o canal do History que falava sobre esse folclore e fiquei sabendo de uma mulher que realmente foi classificada como a primeira e verdadeira vampira. Eu sempre fui muito interessada na historia por tras das lendas e folclores, no como, por que e quando comecaram e da onde surgiram. E mais interessada ainda se foram modificadas atraves do tempo, como uma frase acaba se tornando outra, naquela brincadeira de telefone sem fio.

Ao assistir esse documentario, aprendi sobre uma mulher chamada Elizabeth Barthory (Erzsébet Báthory) que viveu no seculo 16 e que foi uma das pessoas mais sadisticas que ja li a respeito - pois claro que depois desse documentario, la fui eu procurar sobre ela na internet e aprender tudinho que pude. Dizem que foi ela a verdadeira inspiracao do Bram Stoker ao escrever seu livro Dracula, pois era considerada uma verdadeira vampira. Alem do seu sadismo e gostar de torturar belas jovens, ela tb se banhava e bebia o sangue delas (antes das suas vitimas morrerem), achando que com isso, se manteria jovem. E dai vem a lenda dos vampiros.

Como ja mencionei antes, tenho curiosidade em aprender sobre as mulheres medievais. Quando fiquei sabendo dessa, o que mais me interessou foi o estado mental dessa pessoa. Sou muito interessada tb por psicologia e gosto de estudar e tentar entender o comportamento das pessoas e fiquei interessada em descobrir o por que e como uma pessoa cresce e se torna alguem ma e sadistica como ela.

Tem varias teorias: primeiro e' que ela vem de uma familia onde irmao casa com irma, primo com primas, tios com sobrinhas e por ai vai, somente pra manterem o nome da familia e tb manter o sangue puro, ou nobre. Talvez devido a isso, suas faculdades mentais nao terem se desenvolvido direito, mas essa teoria nao e' muito valida, devido ao fato dela ter sido famosamente uma das pessoas mais inteligentes da epoca, falando e escrevendo mais linguas e sendo mais culta do que o proprio principe.

Segundo e' que crescendo numa epoca de guerras contra os Turcos, ela observou e vivenciou muitas atrocidades, torturas e matanca - coisa que fica com voce pro resto da vida.

Achei sua historia interessantissima, apesar de macabra e perversa, ainda mais naquela epoca que os aristocratas eram acima da lei. Calculam-se que ela torturou e matou cerca de 650 jovens bonitas em torno de cinco anos. Nao consigo nem imaginar como e' que alguem com uma mente sa consegue fazer ou tirar prazer de um ato desses.

As vezes agradeco a Deus por ter nascido nesse seculo de hoje, pois mesmo as pessoas dizendo ou reclamando que o mundo esta ficando violento, ainda acho que nao se compara com as atrocidades feitas em seculos passados, quando nao tinha televisao ou radio pra documentar ou espalhar as noticias e as pessoas podiam fazer o que quiserem - na maioria das vezes sem punicao ou consequencias. Pensa so na Inquisicao, no poder dos aristocratas, no poder da igreja e tudo mais! Nao ha comparacao!

Pra quem tiver mais interessado na sua biografia, tai alguns sites em ingles e portugues abaixo:

http://www.abacom.com/~jkrause/bathory.html
http://bathory.org/
http://www.xs4all.nl/~kvenjb/madmonarchs/erzsebet/erzsebet_bio.htm

Em portugues:
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/misterios/bathory.htm
http://herodoto4.blogspot.com/2005/04/erzebet-bathory-condessa-sanguinria.html

4 comments:

Mila Viegas said...

Nossa... Tb gosto muito de ler sobre isso. Existe um RPG "Vampire" que quando a gente lê e começa a jogar parece que tudo é de verdade mesmo. Muito interessante saber isso, não conhecia esta mulher, vou pesquisar... rs. Tb concordo sobre o que vc falou sobre as atrocidades que aconteceram nos séculos passados. Esse é um assunto para falarmos madrugada adentro...

beijos

Beth/Lilás said...

Uia! Essa Elizabeth então era da pesada!
Também gosto de filmes medievais, de época, visitar castelos, masmorras, mas vampiros.....AII! tenho um medo danado desses troços e não me interesso mesmo!
Você disse bem, quando não havia mídia prá gente saber o que rolava, talvez a maldade fosse em maior escala.
O ser humano sempre estrgou tudo a sua volta!

bjs cariocas

Fernanda said...

Lu, eu concordo com vc quanto a maldade humana....inclusive, sei que eh outro assunto que da pano pra manga, mas qdo ouco pessoas dizendo que estamos no fim do mundo porque hoje em dia existe tanta crueldade, penso exatamente nisso, quanta atrocidade ja existiu? Nada novo! Tambem sou feliz de ter nascido nessa epoca, longe de ser perfeita, mas em que os direitos humanos valem um pouco mais que no passado. Beijos!

Lua de Peruca said...

Lu, a melhor HQ erótica que já foi é A Condessa Vermelha, de Pichard, uma adaptação de um romance clássico de Sacher-Masoch(de onde vem o termo "masoquismo")que conta a história de Erzsébet.É difícil não se apaixonar pela sádica Condessa no traço deliciosamente erótico de Pichard. Você vai amar essa obra-prima.Beijos.