Tuesday, November 18, 2008

Agua potavel

Deixa eu ver... estou morando aqui nesse pais por 16 anos... Morei no Brasil por 17... quase no meio ne? Entao tem muita coisa com a qual "cresci" me acostumando aqui nesse pais. Uma delas foi beber agua da torneira.

No Brasil sempre bebi agua filtrada. Me lembro ate de termos um filtro de ceramica no canto da cozinha onde enchiamos vidros de agua pra coloca-los na geladeira (crescendo no Rio de Janeiro, isso era uma necessidade devido ao calor durante quase o ano todo). De jeito nenhum bebiamos agua direto da pia.

Quando me mudei pra ca, com 17 anos, custei pra confiar que agua da pia aqui e' filtrada e limpa. Sempre bebia direto do filtrinho que meus pais tem na geladeira (por onde a agua ja sai ate geladinha). Engracado isso, mesmo sabendo que a agua era limpa, devido a ter crescido aprendendo sobre germes e coisas parecidas em agua de torneira, nao conseguia conscientemente tomar um gole sequer de qualquer copo contendo agua da torneira daqui.

Nem me lembro bem quanto tempo levei pra acostumar, mas sei que hoje em dia nem penso duas vezes, e' automatico. E tb preparo sucos, adiciono agua bem quente direto da pia mesmo em sopas, faco gelo com agua da torneira e varias outras coisas.

E voces? Como e' no pais de cada uma - aquelas fora do Brasil? E se a agua da torneira tb e' filtrada onde mora, quanto tempo levaram pra se acostumar com isso?

7 comments:

Liza Souza said...

Lucia,
Aqui onde eu moro a água da torneira tambem eh filtrada e dizem que eh a melhor agua da Alemanha. O problema aqui eh que tem muito calcário na agua que acaba tendo um gosto muito estranho. Como eu sempre tive problemas de infeccao urinária e problemas renais nao me arrisco em toma-la. O Bebeto já tentou tomar, mas tbm nao se adaptou. Na verdade tentamos trazer um filtro do Brasil, mas ele nao filtra o calcário. Aqui na Alemanha as pessoas tomam agua com gas, eu particularmente nao gosto. Aqui em casa só tomamos água mineral (em media 25 litros por semana.

Beth/Lilás said...

Hummmmm, aqui no Brezillll iu iu, continua a mesma coisa - só filtrada.
bjs cariocas

Fernanda said...

Eu sempre filtrei no Brasil e nos filtravamos quando moramos no Texas tbm. Direto da torneira nao gosto de beber nem de cozinhar em lugar nenhum. Agora aqui no AR, infelizmente eu nao consigo tomar agua da torneira nem filtrando, o gosto eh forte demais. Ateh tentei, mas como fiquei sem beber voltei a agua mineral. Beijos.

Mile said...

Menina eu nao me acostumo, eu só tomo água mineral comprada no supermercado, por mais que eu saiba que a agua da torneira é potável, meu cérebro nao aceita e é como se eu tivesse bebendo agua suja. Eu prefiro agua mineral mesmo, sei que é 100% confiável, já a da torneira tenho minhas dúvidas. Mas pra cozinhar eu uso a da torneira mesmo.

Bjoks

Nani said...

Ai Lu, aqui nao tem jeito, eh soh agua mineral. Eu nao suporto o gosto das aguas dessas torneiras aqui nos EUA... nem em MA, nem na FL, nem aqui no Arizona... lugar nenhum, nao consigo, o gosto eh tao ruim que nao mata a minha sede, soh faz aumentar. Entao aqui em casa eh soh agua do garrafao. E quando vou p casa da minha sogra (lah ela soh bebe da torneira) paro no mercado p comprar umas garrafinhas p mim.
Ah, e nao sao limpas nao viu...
dizem q sao mais nao sao.

Uma moca no meu servico fez um teste, e deixou um pouco de agua da torneira num vasilhame p evaporar, no final tinha quase um dedo de areia (poeira ou sei lah o q) no copo. Depois disso entao... agua de torneira nem aqui nem no Brasil ...hehe

Uma Mae das Arabias!!! said...

Soh pra vc ter uma ideia nao podemos confiar nem mais nas aguas de garrafas, a agua mineral....imagina a da torneira.......

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

perdidapelomundo said...

Oi Lúcia,

Em Portugal sempre bebi água da torneira. Já aqui em África,bebo água engarrafada (nem sequer filtro a da torneira), faço gelo com água engarrafada, não tomo bebidas com gelo fora de casa, para cozinhar uso água da torneira que armazeno em garrafões com 2 gotas de lixívia por litro, para lavar legumes e frutas deixo de molho com água da torneira com 10 gotas lixívia/2 litros durante 30 minutos e depois fica de molho por mais 30 minutos em água engarrafada. Ou seja água da torneira pura só para máquina lavar roupa e banho, nem para escovar dentes.
Agora já me sinto um pouco melhor mas inicio aqui era um caos sempre me sentia mal, enjoada, gastrites, vómitos… uma verdadeira tortura.

Beijo