Friday, November 7, 2008

Costume de noiva

Gostaria de fazer uma pergunta... Devido a eu ter me mudado pra outro pais ainda com 17 anos, nunca tive a oportunidade de fazer muita coisa de vida adulta no Brasil. Exemplo: nunca trabalhei la e nao sei como o mercado de trabalho funciona direito, nunca dirigi no Brasil e algo que me fez ficar curiosa foi um comentario da Barbrinha sobre casamentos brasileiros...

Ela comparou casamentos brasileiros com os egipcios no seu blog e mencionou que brasileiras nao compram vestidos de noiva. Eu fiquei assim: huh? Como assim, nao compram? Os homens aqui alugam seus smokings ou tuxedos, mas noiva nenhuma alugaria seu vestido. Claro que tem gente louca que gasta uma fortuna num vestido que nunca mais vai usar novamente, mas se gastam muito ou pouco, todas compram. Ou entao usam um de alguem de sua familia, como mae ou avo'.

Eu com meu vestido foi amor a primeira 'vestida'... rsrs. Sabia exatamente o que queria e o primeiro vestido que experimentei, da primeira loja que fui, foi o escolhido. Minha mae foi comigo e ao coloca-lo, ja sabia que seria aquele. Simplesmente amamos! Resolvi experimentar outros assim mesmo, inclusive de outras lojas, mas voltei pra comprar aquele. E minha sorte era que estava ate em promocao, foi carinho, mas nao paguei os olhos da cara. Eu o tenho guardado junto com o veu com muito carinho ate hoje. Recebi uma "bag" de zipper junto com o vestido quando o comprei pra mante-lo direitinho ali dentro e agora ele esta guardado la na casa do meu pai, ja que esse nosso ape novo e' menor do que a casa de antes.

Um dia gostaria de usa-lo novamente, quando renovar meus votos de casamento com o Al. Gostaria de fazer isso quando completarmos 10 anos de casado, esta chegando, entao tenho ate que ver se ainda entro no vestido, rsrs.

Mas fiquei curiosa mesmo! Como e' isso no Brasil? E' costume a noiva alugar seus vestidos mesmo?

15 comments:

Fernanda França said...

Nossa, isso me fez lembrar o meu vestido, coisa boa pra escrever no meu blog hehehehe mas me apaixonei pelo meu num site (!!), eu ainda estava nos eua e quando cheguei aqui vesti vários, não gostei de nenhum até que... eu o vi numa loja, aquele do site!!! Aluguei. Não tinha dinheiro nem pra festa, imagina, né. Mas é muito comum as noivas alugarem, sim, aqui no Brasil. pelo menos minhas amigas todas alugaram... beijos, Fê.

Nadja Saori said...

HAHAHAHAHAHA Puxa, eu pensei a mesmissima coisa.. mas detalhe, eu tenho 22 anos e eu moro ainda no Brasil!! mas minha mãe comprou o dela, minha tia também e também minhas primas... nunca vi essa de alugar vestido de noiva!! Até meu pai comprou a roupa dele.... hahaha
Então não tenho certeza, pode ser um costume regional...

Fernanda said...

Eh muito comum o aluguel, Lu. Conheco muita gente que alugou e poucos que compraram. Acho que no tempo da minha mae as pessoas mais compravam ou mandavam fazer e hoje em dia mais se aluga, com excessoes claro. Beijos!

Beth/Lilás said...

Bem, como eu me casei há 25 anos e naquela época era bem normal fazer ou comprar seu vestido, então eu mandei fazer o meu de acordo como queria.
Mas vocês aí fora já devem ter visto as pessoas reclamarem dos preços de roupas aqui no Brasil que estão caríssimas, a própria Denise Arcoverde quando chegou há dias atrás aqui ficou de cabelo em pé com os preços e eu mesma constato isto nas minhas idas a shoppings do Rio. Falei até do shopping Leblon na semana passada o quão caro é. Talvez, por esta razão hoje em dia virou moda as meninas alugarem seus vestidos de noiva e olha que também não são baratinhos, pelo contrário, também são caréssimos. Festas e todo aquele aparato fica no barato uns 50 mil reais, com bufê bacana, jantar, lembrancinhas, igreja, flores, música e músicos.
Falei até sobre um evento de noivas que fui aqui na serra de Petrópolis alguns meses atrás, lembra! E eu tô mais ou menos por dentro porque uma grande amiga minha casará a filha agora em dezembro. Você nem calcula o gasto que vai ser!

O fato é que aqui no Brasil hoje em dia aluga-se mesmo muita roupa para festas e o vestido é também coisa comum, embora pareça estranho prá vocês aí fora.
Mas, como vê, temos também muitas diferenças culturais, né mesmo!

Beijos serranos geladinhos

Anathalia said...

Bom, como ja disseram ai em cima, realmente no Brasil as noivas alugam mesmo o vestido do casamento. Pra ser sincera, não sei de niguém (além de mim mesma!) que comprou vestido. Acho que as noivas nem cogintam essa hipótese hoje em dia. E o que a Bia falou do preço aí em cima é verdade, tem essa de primeiro aluguel e paga-se os olhos da cara por isso. Todas as minhas amigas, primas, conhecidas alugaram seus vestidos. Eu comprei o meu, ou melhor, mandei fazer, já que nada do que vi nas lojas de aluguel me agradou. Além do que acho muito estranho casar com um vestido que alguém que você nem conhece já usou, ou, no caso do tal do primeiro aluguel, escolher todos os detalhes do vestido e depois largar ele na loja. rs O meu está lá na casa da minha mãe, guardadinho.

Mile said...

Isso nao é só comum para as noivas como para a madrinhas tb.Ou até mesmo pra uma convidada que na ocasiao nao tem um vestidinho mais arrumadinho e nao quer gastar comprando um no momento. Minha amiga foi ao casamento da irma com um vestido alugado. Se eu fosse casar(ou tivesse casado) na igreja alugaria com certeza por dois motivos: primeiro pelo preço. Acho um abuso o valor do vestido, nao pago um absurdo pra usar uma vez. Segundo pelo trambolho que vou ter que guardar o resto da vida. Praticidade é tudo na vida, viva o inventor do aluguel de vestido de noiva! hehe

Bjoks

Uma Mae das Arabias!!! said...

Os vestidos no Brasil estao cada dia mais caros, e nao eh carinho nao eh carao......chega a ser absurdo.....pra vc ter uma ideia, o aluguel eh muito, mas muito mais caro que a compra de um ai. Imagina o preco de um......

Os apartamentos estao cada dia menores, fica complicado guardar um vestido, que ocuparia muito espaco......entao a maioria esta recorrendo ao aluguel......

Tem gente que ainda compra, mas nao sao todas......

Eu aluguei o meu....ate pq precisava de um vestido mais fechado, e para dali 15 dias....que foi o tempo que decidimos nos casar depois de 11 anos de namoro....kkkkkk....Entao ja viu neh?......era correria completa, mas grcas a Deus achei o melhor vestido que poderia achar no mundo......eh logico que eu queria te-lo pra mim...mas nem tudo que se quer nessa vida eh possivel......kkkkkkk

Gostei desse post.....eh bom saber as historias de todas....

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Uma Mae das Arabias!!! said...

Gostei da ideia da Fer de escrever sobre o vestido de noiva no blog....pode???...kkkkk

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Liza Souza said...

Todas as minhas amigas casadas alugaram seus vestidos de noiva. Alguma mandaram fazer de acordo com o que queriam, mas deixaram na loja para aluguel. Acho que nao conheco ninguem que tenha comprado. Eu me casei somente no civil, mas pretendo me casar no religioso em dois ou tres anos. Nao penso em comprar um vestido e sim alugar, pois gastaria uma fortuna num vestido que nunca mais usaria. Na minha cabeca nao eh estranho usar um vestido que outra pessoa ja usou, desde que seja um vestido como o que eu sempre sonhei.

Bjos,

Liza

Lucia Cintra said...

Nossa gente, eu nao tinha a minima ideia do absurdo do preco que e' somente pra alugar um vestido de noiva no Brasil. Obrigado por me informar.

Achei um absurdo de ridiculo, pois como um preco de aluguel assim, eu compraria dois do meu! Eu so paguei $500 dolares e minha festa inteira, incluindo o vestido deve ter saido uns $7 mil (SE foi tudo isso). E olha que contratei tudinho necessario, inclusive um lugar de frente a um lago super popular por aqui.

Claro que existem vestidos mais caro, minha amiga, por exemplo, comprou um que a custou $3 mil dolares. Achei que ela era louca de pagar tudo isso por algo que so usaria uma vez, mas... acho que veio da Italia, por isso o preco. Mas aqui voce consegue achar uns lindos de morrer pra comprar por menos de mil dolares. Acho que nem existe opcao pra alugar.

Nao sabia mesmo que o costume brasileiro era alugar o vestido. Ate as madrinhas aqui compram os delas tb.

Babrinha, claro que voces podem escrever a respeito, nao precisa nem perguntar.

bjinhos a todas,
Lu

Mila Viegas said...

Meu vestido foi assim: Eu vi um modelo que gostei em uma revista, então levei-a na loja para que a costureira fizesse igual ou parecido. Como sou muito baixa optei por um meio tomara que caia, porque, mesmo casamento no inverno, um de mangas compridas não ficaria bom. Optei por uma cor "chá", porque eu não queria branco. Pois bem! A costureira da loja fez do jeito que eu tinha pedido e ao invés de comprá-lo eu aluguei. Então, o meu vestido foi feito pra mim, sob medida, nunca havia sido usado antes, porém, foi alugado. Eu não me sentiria bem usando um vestido que alguma outra noiva já havia usado. Meio que superstição minha, porque hoje em dia eu vivo comprando roupas em brechó (algumas novas, algumas semi-novas, porém, perfeitas). Mas, no caso do casamento, eu não queria mesmo que o vestido já tivesse sido usado antes porque na minha cabeça eu achava que a energia ficaria impregnada ali... enfim.
Eu não quis comprar, embora o preço para compra fosse um pouco só a mais do que paguei no aluguel. Mas não queria ficar com algo aqui que eu não fosse usar nunca mais. O meu bouquet eu comprei de flores artificiais e o tenho guardado até hoje.
Aqui no Brasil o costume é alugar mesmo... não sei se isso mudou de 10 anos pra cá, mas nessa época, as noivas preferiam o aluguel, fosse de um vestido nunca usado ou já usado.Porém, tem as que preferem comprar.

Aqui as madrinhas não precisam necessariamente usar roupas iguais. No meu casamento eu não estipulei modelo e nem cor... cada uma se vestiu do jeito que quis. Mesmo porque algumas eram minhas tias, já com certa idade, e não ficaria bem um modelo só. As cores tb foram variadas.

No meu casamento tb teve música ao vivo quando entrei na igreja. Um tecladista e um vocalista que cantou Ave Maria para eu entrar, uma música que eu não me lembro agora no momento de trocar as alianças, e "Eu sei que vou te amar" quando saímos da igreja.

A festa foi na casa dos meus pais, tb teve música ao vivo. A decoração nós mesmos fizemos com a ajuda de tias, primas (ou seja, as mulheres da familia).

Se eu fosse me casar hoje em dia, escolheria outra coisa. Afinal, na época eu tinha 19 anos e meio que não tive muito as rédeas da situação, já que nunca havia me casado... rsrsrs. Mas hoje, eu optaria por algo mais íntimo, talvez um lual, com um vestido de noiva bem hippie e uma banda de heavy metal tocando... rsrs, numa praia bem bacana e uma decoração bem tropical.

Tata said...

Hum,acho que isso depende muito.Conheco pessoas que alugaram e tb pessoas que compraram os seus vestidos...acho super estranho alugar algo "tão" importante.
Tb ja fui madrinha de casamento duas vezes e eu comprei os vestidos,nao quis alugar não.

Bjos
Tata

Dri MIller said...

Oi Lucia,
Eh isso memso. Eu comprei o meu, pois comprei aqui em Londres (aqui eh como nos EUA, que nao se aluga vestido de noiva) e muita gente se "chocou" por eu ter comprado um vestido (caro) que nao vou usar nunca mais. mas na verdade ao fazer pesquisas e tal, comprar um vestido aqui (com taxa da cambio e tudo mais) valia muito mais a pena doque alugar um vestido inferior no Brasil! Fiquei passada! As cosias no Brasil sao caras DEMAIS, e vestido de noiva entao nem se fala. Varias amigas minhas casaram no Brasil no ultimo ano, e todas sem execao alugaram seus vetidos, e todas pagaram mais caro que eu.
Mas o meu esta guardadinho, dentro da minha zip-bag, e espero um dia usa-lo de novo, ou ver minha filha/neta etc usando.

Alcyone Coelho, said...

É tudo uma questão financeira. Se você tem $$ e/ou sua família COMPRA. Mesmo que depois deixe guardado o resto da vida. Se seu apt é pequeno, certamente na casa da sua mãe tem espaço.
Se a festa e tudo mais que envolve o casamento está saindo caro e está na base do sacrifício aluga-se. MASSSSS o legal é que existe a possibilidade de alugar pela primeira vez, que significa fazer o vestido para você, mas que ficará na loja depois.

Ingrid Mello said...

Pode parecer esquisito, mas é isso mesmo, aqui no brasil a maioria das noivas aluga o vestido... algumas compram, mas isso é raro.
O meu mesmo foi alugado, e acredite, o aluguel é o olho da cara!!! hehehhe!
mas, o bom é que o vestido fica exatamente do jeito que a pessoa quer... o meu mesmo, experimentei tantas vezes e fiz todas as mudanças que queria... ele ficou a minha cara! e fui muito feliz com ele, tenho certeza que trará sorte se outra noiva foi usá-lo...rs..
beijos