Wednesday, November 5, 2008

North Hills

Nao sei se ja mencionei antes que esse local pro qual nos mudamos, e' o mesmo onde morava antes de me casar. E' pra onde me mudei com minha familia quase 16 anos atras e meu ape de agora ate fica bem pertinho da casa do meu pai - uns 15 minutos.

Ontem sai com o Al pra jantar fora e ao dirigir por aqui, me peguei pensando em como eu gosto dessa area. Como tudo e' familiar e me sinto como se estivesse em casa, sabe? Alem de ter sido bem dificil no comeco, pois pra quem nao sabe, meu pai foi transferido a trabalho pra ca quando eu so tinha 17 anos, foi uma mudanca de pais e cultura bem grande. Ao longo do tempo fui me adaptando e fazendo dessa area de Pittsburgh chamada North Hills, meu novo lar. Nao se compara com onde eu morava no Brasil, meu cantinho no mundo, onde cresci e passei a melhor epoca da minha vida, mas realmente posso dizer que me sinto em casa por aqui.

Ao casar, nos mudamos pra uma cidadezinha ha uma hora e pouca daqui, devido ao trabalho do Al ser por aquelas bandas - e ficava perto da cidade onde ele nasceu, cresceu e viveu sua vida toda - familia dele e muitos dos seus amigos por perto. E ao mudarmos de emprego, tb nos mudamos pra mais perto de North Hills, nessa ultima cidade da qual acabamos de nos mudar e a qual detestamos.

Ao voltar pra ca, Al mencionou uns dias atras que apesar de adorar o ape novo e a area, estava se sentindo um pouco estranho. Sempre moramos mais perto de onde ele cresceu e agora e' a primeira vez que esta mais longe de tudo e todos - apesar de ser somente uma hora. Disse que era normal e fiquei pensando: "Nossa! Se ele ja se sente assim com somente uma hora de distancia, imagina mudar de estado ou entao de pais!" E' uma decisao grande, pois e' como comecar do zero. Nova vida, novo lugar, novos amigos, novos costumes...

E depois desse tempo todo, depois de sete anos, volto pra onde tudo comecou. Pra cidade onde no inicio dizia que detestava, pois no fundo morria de saudades da minha terrinha ou rotininha de adolescente no Brasil. A gente cresce, faz amizades, comeca a trabalhar, cria raizes e esse novo lugar nao e' tao mais novo assim. Acaba virando um lugar gostoso e acaba fazendo parte de voce de alguma maneira.

Se vou ficar aqui pra sempre nao sei, acho meio improvavel. Gostaria muito de me mudar pra um estado mais pro Sul, perto de alguma praia. Uma vez rata de praia, sempre rata de praia!!! rsrs - E gostaria de achar uma cidade assim tb com quatro estacoes definidas - coisa que mais gosto nesse pais - e que possa oferecer todas as mordomias de uma cidade grande, mas ao mesmo tempo que tenha lugares onde podemos fazer uma caminhada no meio de muitas arvores, rios, lagos e montanhas (como essa agora).

Onde moramos agora fica somente a uma milha de um parque enorme, com direito a um imenso lago, arvores lindas de tudo quanto e' cor nessa epoca do ano e e' justamente o caminho pelo qual escolhi dirigir agora pra ir pro trabalho. Ao passar pela estrada do parque, temos que ir super devagar, uns 35 km/h pois tem muita gente que caminha, corre, exercita e passeam com seus cachorrinhos por ali, alem dos veadinhos, gansos e outros animais que aparecem pela frente.

Hoje mesmo ao voltar pra casa, andava um pouquinho acima da velocidade (tenho que ter cuidado pra nao ser multada) e quando vejo tem um veadinho logo ali na minha frente, literalmente no meio da rua!! Freiei correndo e ele ficou ali parado me olhando e NAO se mexeu!!! Tive que contornar o furinga e ainda bem que nao tinha carro vindo na direcao oposta.

Chegando em casa e ao contar o ocorrido pro Al ele tb menciona que ao estacionar o carro hoje, tinha outro ali do lado dele, o olhando sem sair do lugar. Se ele desse mais uns 4 passos ja chegaria ate ele. E me contou tb que uma pessoa que trabalha pra esse complexo de apmts, disse a ele que os veadinhos daqui nao tem medo de humanos, ja que e' proibido cacar por aqui. Entao, esse homem disse que ja ate passou a mao em um, que eles sao bem mansinhos mesmo. E eu ja fiquei toda contente tb querendo fazer a mesma coisa... fazer carinho num veadinho. Se preparam pra um dia eu contar isso aqui, pois nao vou perder a oportunidade!

Concluindo... estou me sentindo em casa. Gosto mesmo dessa area e estou contente por estar de volta! Quem dera poder ter estado aqui quando minha mae ainda era viva pra ficar bem pertinho dela, mas... c'est la vie (como ela mesmo dizia). Pelo menos agora tenho meu pai, minhas irmas e meus amigos bem mais perto!

Nossa... nem vi que escrevi demais.

11 comments:

Fernanda said...

Lu, quando vc estava descrevendo um estado mais ao sul, com estacoes definidas, praias, lagos e montanhas, nao pude deixar de pensar na Carolina do Sul. Olha que nem conheco esse lugar, mas foi a primeira coisa que me veio a cabeca rsrs. Como vc bem sabe o Lee e eu nao planejamos ficar por aqui, mas ainda nao temos certeza qual eh nosso lugarzinho no mundo, se bem que nesses ultimo dias tem me dado um homesick tao grande...nao sei se vai passar. Beijos!

Beth/Lilás said...

Bom dia Lucinha!
Menina quAse tive um gato agora, pois tinha escrito um testamento prá você e o meu firefox apagou tuuuuuuuuudo!
Tô @$¨¨*&&$&(_¨*&$@@

Volto mais tarde, porque agora tenho que sair. humpf

Georgia said...

Lucia, nós tb ficamos super felizes com a vitória do Obama. Todo mundo está falando do discurso dele que foi algo tocante.

Tô correndo, seuper sem tempo. Semana que vem é a Blogagem e o tempo vai ficar mais curto ainda.

Grande beijo

Nani said...

Nossa Lucia, eh muito engracado como tem lugares que nos "apegamos", eh como uma musica ou um cheiro, que nos traz lembrancas instantaneamente.

Quando vim p os EUA como au pair, morei em uma cidadezinha ao redor de Boston, apenas um ano pois depois troquei de familia e acabei indo p outra regiao mais p longe, uma hora mais ou menos. Lembro quando voltei na primeira cidade p visitar (quando jah estava no segundo ano) e nossa, me deu aquela sensacao de que ali era o meu lugar, mesmo tendo morado na casa de outras pessoas, foi ali que eu aprendi a viver independente dos meus pais, foi ali o primeiro lugar q morei fora do Brasil, fora da casa dos meus pais, foi ali que aprendi e vivenciei tantas coisas... meu sonho eh voltar a morar lah, pois la me sinto em casa. Ateh a Highway que eu pegava p ir outras cidadezinhas eu me apeguei, morro de saudades de dirigir por lah, da paisagem, da tranquilidade... de estar pertinho de Boston, cidade q amo...
Ai vou parar que ja ja eu choro... o Bryan nao quer sair daqui de jeito nenhum. Eh ain q as vezes tb me pergunto... poxa, eu nao tive medo de mudar de lugares 3 vezes... de pais (do Brasil p ca), de cidade (da primeira cidade em MA p segunda) e de Estado (de MA p AZ quando o conheci), e ele tem medo de sair daqui p algum lugar dentro dos EUA mesmo??
Esses homens sao engracados neh...

Sonho Meu said...

Lucia,
A Bia tá morando no Dupont Circle bem no fuzuê do DC. Ela gosta...coisa e tal, porque ta pertinho do emprego dela, mas todo final de semana vem aqui pra casa pra ficar conosco. A filha menina é muito apegada com os pais sim e um dia desses num almoço nosso la na varanda ela falou "eu amo vocs tanto". É muito bom pra vc sim, ta maorando perto do seu pai, parece que nos dar mais confiança e aconchego, quando temos a nossa familia por perto.
bjs,
me

Liza Souza said...

Lucia,
Vc descreveu a sua cidade com tanto carinho que me deu a maior vontade de ir visitar voce. hehehehehe
Que vc seja muito feliz ai e aproveite bem a sua familia sim, nao ha nada melhor.
bjim,
Liza

esse said...

Quase levei um susto quando você mencionou North Hill. Minha rua tem esse mesmo nome, mas fica em Murrysville e o sítio é exactamente como você descreve.
Tenho pena que seja tão afastado porque assim já tinha com quem falar em português:(


Ainda bem que está gostando do regresso.

Beijinho

Mile said...

Ia te dizer que se vc gosta tanto daí, compra algo nessa área futuramente. Mas como vc disse que queria praia fica mais difícil. Realmente morar pertinho da praia é gostoso, apeasar de aproveitá-la somente o 3 meses de verao.

Bjoks

Beth/Lilás said...

Pronto, voltei!
Fui ao shopping trocar uma roupa, depois almocei no meu restaurante preferido e fui também fazer a prova de um vestido de festa que vou ser madrinha. Afff!

Well, primeiro de tudo dizer que é muito bom ver vocês felizes por terem achado um lugar gostoso, perto do paizão querido e da facilidade para ir e voltar do trabalho. Parece bem completo tudo e você bem mais relaxada.

Depois dizer também que a gente aprende muita coisa com o tempo, pois ele mostra o porque das coisas, das atitudes que tomamos, como foi o caso da mudança de seus pais para esta terra. Você diz que sofreu muito e nem queria ir, né mesmo!
Fico imaginando, e agora você também, o quanto deve ter sido duro para eles, morar num país de língua diferente, levar as filhas, trazê-las juntas e se adaptarem a tudo. O tempo mostrou a você essas coisas e você hoje reconhece toda esta dificuldade e vitória que eles obtiveram. Seu pai é um lutador e o admiro muito.


Vocês estão na idade certa para se mudarem, produzirem, descobrirem juntos o mundo e não se apegarem tanto a um ou outro lugar. Isso vem com o tempo e a hora de vocês é agora. Sempre incentivo os jovens a isso, pois vejo muita gente que nunca sai da barra dos pais e não aprende nada, não evolue.

E, por fim dizer que deve ser muito bom também morar numa cidade onde a natureza ainda está integrada com o homem e os animais se aproximam sem medo, mas não deixe de colocar uma fotografia aqui dos veadinhos, por que aqui no Brasil, os únicos veadinhos que vejo, até gostam de homens, mas mulheres....... hahahha

beijão carioca

Renata said...

Lu tambem me sinto assim quando estou nos arredores de Boston, lah em Somerville/Cambridge... Me sinto em casa... Uma paz de ver as arvores e as ruas ali... Hoje moro mais afastado de lah, mas tem dia que bate uma saudade que dirijo uns 40 minutos soh pra ir ver a 'cara das coisas' e volto pra casa, pensando na morte da bezerra...
Nostalgica, pensando se sim, se nao, if, and if not.... sabe? Naqueles dias em que a gente resolve fazer uma entrevista com o coracao da gente, sabe...
ai ai...
seu post me fez viajar...
beijinhos!

PS: tem um meme pra vc lah no blog :)

Lucia Cintra said...

Fernanda:
Em vez de South Carolina, ate pensamos uma ves nos mudar pra North Carolina, mas la nao neva. Eu ate que nao reclamaria muito, mas estou supreendentemente comecando a gostar de neve, entao nao sei se esse estado ainda seria uma opcao.

Nani:
Eu tb achei meio engracado esse comentario do Al... pra quem tb nunca saiu da sua cidade natal nem morou em outro lugar nenhum do mundo, deve ser estranho mesmo - nos que ja passamos por isso e mais, pois mudanca de pais e' mt maior, nao entendemos como eles as vezes hesitam em "sair do ninho". Mas e' muito gostoso conhecer outras culturas e lugares diferentes. Um dia quero sim, morar num outro estado daqui e se fosse solteira ja estaria na Franca ha muitos anos!

Elena:
mesmo eu morando meio longe dos meus pais no comeco, eu sempre voltava pra passar uns finais de semana com eles. Isso e' muito bom, e agora entao que estou pertinho, e' melhor ainda! Sinto muita falta dos meus amigos brasileiros, mas morando num pais diferente, ter minha familia aqui do meu lado faz toda a diferenca do mundo!

Mile:
Estamos com planos de comprar sim uma casa aqui. Essa mudanca pro ape foi pra economizar pra podermos comprar uma casa bem legal daqui a um ano ou dois. Um dia talvez nos mudaremos pra uma cidade de praia, mas planejamos comprar nossa primeira casa aqui mesmo.

Esse Que:
Sabia que a gente acabou de se mudar de Plum? Eramos colados ai em voce, ficavamos a uns meros 5 mins de Murrysville. Voce ainda nao mora longe, somente meia hora daqui, um dia podemos marcar de nos encontrar.

Liza:
Minhas portas estao abertas pra qualquer dia que quiser vir visitar o meu cantinho aqui.

Beth:
Sempre amo seus comentarios e conselhos e levo pro coracao. Ja tirei uma foto de um veadinho que vi comendo grama agorinha mesmo bem na frente de minha varanda. Estava meio escuro, mas tirei foto mesmo assim. Vou ver se saiu legal pra colocar aqui.

Renata:
voce nao voltaria a morar nessa area tao gostosa e querida pra voce? O que te fez resolver mudar de la?

Bia:
Eu adoro sonhos assim. De vez em quando eu sonho com lugares que so sao familiares pra mim no sonho mesmo, pois nunca os vi na vida real. E no sonho eu digo a mim mesma: Ue! Ja estive aqui num outro sonho anterior - isso eu sonhando, heim? Muito estranho, mas sao bem frequentes.

bjos a todas