Monday, November 10, 2008

Palavra nova

Hoje Al aprendeu mais uma palavra em Portugues. Estavamos no supermercado e ao comprar uns gatorades de sabores diferentes, peguei um de uva.

Claro que dizia "grape" na garrafa e ele comecou a pronunciar a palavra com o nosso 'r', sem enrolar a lingua. Eu repeti a palavra bem "aportuguesada" e ele perguntou se era assim mesmo que essa fruta se chamava em Portugues. Disse rindo que nao, que era "uva".

Agora a pouco ele vira pra mim e diz: "Did you try the UVA yet?" (E ai, ja experimentou a uva).

Achei tao bonitinho ele ter lembrado! Rsrs. Ai, ai, tenho que ensinar esse homem Portugues direito, pois ja estamos juntos ha 11 anos e ainda nao sabe falar. So sabe palavras ou frases soltas, entende bem qdo falo certas coisas, mas ele nao sabe o suficiente pra compor frases sozinho.

Pior e' que sou uma pessima professora. Acho que vou comprar aquele programa de software da Roseta Stone. Ouvi falar que e' um dos melhores que existe pra aprender idiomas diferentes. Talvez aproveite e compre a versao de Frances pra mim tb. Sou louca pra aprender essa lingua.

19 comments:

Mile said...

Tb preciso ensinar o meu a falar e ele adoraria aprender. Ele entende tudo que eu falo e é tao bonitinho ao tentar falar, parece uma criança.

Bjoks

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Lu já usei o Roseta e é ótimo! Mas tem que ter disciplina. Já usei o de francês. Não terminei, vou terminar ainda, tem uns 6 meses que parei, mas tudo o que aprendi não sai da minha cabeça. Fui ao Marrocos agora e eles falam francês. Eu não consegui sair falando, mas entendia muita coisa.

Mas acho assim, faz o curso todo e depois, dá um retoque com um prefessor, sabe? Mas vale muito a pena.

Bjocasssssss

Beth/Lilás said...

Qualquer dia ele irá te chamar de "uvinha"!
Vá ensinando a ele, naquela hora do love, quando fala baixinho no ouvido do outro algumas palavras. Dizem que os "gringos" adoram ouvir palavras românticas em língua latina.
Então, ensine-o falando coisas bonitas.
Quem sabe assim ele aprende com vontade!
bjs cariocas

Anathalia said...

Lucia, tem que ensinar portugues pra ele mesmo! Meu marido comprou o Roseta Stone de alemao e gostou muito. So que ele nao levou a diante... rs
Um beijo!

Celia said...

Querida, a internet voltou pra minha alegria. Só agora posso visitar os amigos. Tem post novo. Bj

Lucia Cintra said...

Bia, coitado do Kyle. Ate eu ficaria sem vontade ou motivacao pra aprender se alguem ficasse rindo do meu sotaque. Rs

Al nao fica pedindo pra eu ensinar, mas ja falou varias vezes que gostaria de aprender.

Entao ele tem que aprender logo, pois como vai ser qdo formos pro Brasil e ele conhecer meus amigos? Ele nao sabe o suficiente pra nem acompanhar uma conversa, so palavras soltas mesmo. Vamos ver.

Ludi Botelho! said...

Aprender é sempre muito bom né...
a vida nos ensina a cada dia..

saudades

Celia said...

Lucia querida, vou responder sua pergunta, atraves de um post. Aguarde. Bj

Paula said...

Oi Lu,
Vc mora nos EUA? Aonde exatamente?
Não conheço esse softare, tem de outros idiomas tb? Será que tem pra download?
Gostei daqui.
Bjos,
Paulinha
http://booperfly.fairy-tales.com.br/

Lucia Cintra said...

Oi Paulinha, bem vinda e obrigado pela visita.

O site e' www.rosettastone.com e eles oferecem tudo quanto e' idioma que vc pode imaginar. E' um software bem carinho, por isso nao comprei ainda, mas dizem ser excelente!

Eu moro em Pittsburgh, PA, voce tb mora nos States? Bjos

Uma Mae das Arabias!!! said...

Ai que legal.....hehehhehe

Ensina mais.....ele vai gostar, comeca a construir frases do tipo: Eu quero.....

E vai colacando um vocabulario novo pra ele....

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Cristiane said...

Nós temos o Roseta Português Brasileiro porque o John comprou o pacote todo quando ainda estávamos namorando. Agora pergunta se alguma fez ele sequer abriu a caixa? Só recentemente que eu finalmente insisti e eu mesma instalei o DVD/CD. Eu já dei uma boa olhada e posso dizer que é uma ótima forma de aprender um novo idioma. Tem gramática, vocabulário, pronúncia (se não me engano vc pode gravar sua voz e comparar com a do computador e checar sua pronúncia). O John também tem o Portuguese for dummies que está em algum lugar aqui em casa. O que acontece é que tanto em um quanto em outro é preciso disciplina e força de vontade para estudar todos os dias pelo menos 30 minutos. E tem que ser algo contínuo para funcionar. Depois que instalei o programa, o John prometeu que irá dar continuidade ao aprendizado. Ele quer muito mesmo aprender, mas tem preguiça... Enquanto ele não usa o Roseta, eu vou ensinando verbalmente mesmo! E até que ele está aprendendo um pouquinho.
Beijos

Mari said...

Oi,Lucinha
Ainda bem que vc fala bem o inglês..imagina se cada um falasse uma língua diferente??rs
Vc pode começar a ensiná-lo pelo nome das frutas.Ele já sabe UVA..então,faça uma cartilha com frutas em recortes de revistas...mas,escreva com pilot as frases:Eu gosto de uva..Eu gosto de maçã...etc.
Melhor comprar o Roseta...rs
Beijocas

Sonho Meu said...

Meu husband fala portugues desde o dia que nos conhecemos 30 e tantos anos atras. Agora ele so fala ingles e eu respondo em portugues, pra nao perder a pratica. As pessoas que nos observam falando dois idiomas morrem de rí com a salada de linguas.
bjs,
me

Mila Viegas said...

Natan ama uva e tudo de uva... rsrs.
Vc realmente precisa ensinar umas palavrinhas novas pra ele e algumas frases. Sei lá... tenta falar algumas coisas em português fazendo mímicas pra ver se ele descobre o que é... rsrs.. vai ser engraçado!!

Liza Souza said...

lucia,

vc conhece o livemocha? eh um metodo muito interessante de aprender linguas e da pra aprender um pouco e pelo menos no inicio eh de graca. da uma olhada depois: www.livemocha.com

beijos,

liza

esse said...

Lucia, acho que você devia mesmo ensinar seu marido. Começa por lhe ensinar a se apresentar:

Oi/ Boa-tarde!
Como vai? Tudo Bem?

Chamo-me .... Tenho ... anos. Moro em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Sou americano.

Já é muito para uma primeira lição.
Depois pode criar uma cena ... encontro entre duas pessoas e respectiva apresentação.

Também podem criar um diálogo: você faz as perguntas e ele responde e vice-versa.

E pronto. É um bom começo.

Se quiser continuar pode estudar a partir daqui o verbo ser, o verbo ter e as nacionalidades.

Espero que ajude.
bj

Amara Ribeiro said...

Além de todos esses artifícioas para se aprender outra língua acho que o mais importante é querer aprender e se ele quer, vc deveria ensiná-lo como sua amiga falou...frases básicas e iniciais...assim estou passando do inglês para o español...kkkk
Bjos

Fernanda said...

Lu, hoje eu estava falando em pt com o Lee, soh pra ele ir aprendendo e deu a maior confusao lolol! Eh muito grande, depois te conto por email, foi engracado! Vc sabe que sou doidinha pra aprender frances neh? quem sabe vou comprar o Rosetta tbm, to pensando nisso! Um abraco!