Tuesday, November 25, 2008

Somos seres domesticados

Antigamente eu costumava assistir um show no canal do Discovery chamado "I shouldn't be alive" ou "Nao deveria estar vivo". Eram historias reais de pessoas que passaram por situacoes de vida e morte, tipo se perderem no meio da floresta Amazonica, ou um aviao caindo no meio de uma floresta africana e que por um milagre, uma ou alguns deles sobreviveram. Era super interessante e eu era viciada. Assisti somente uns 8 episodios e nunca mais vi passar. Mas fiquei pensando em como somos "domesticados" e como nao somos muito capazes de nos adaptar a viver selvagelmente, com a Mae Natureza.

Algumas dessas pessoas sobreviveram temperaturas bem abaixo de zero, sem comida, agua ou abrigo, outras sobreviveram um furacao no Oceano que os deixaram naufragando por meses e meses (e desses, so um sobreviveu), e outros conseguiram sair da Floresta Amazonica quase mortos devido a ataques de animais selvagens, fome, desidratacao e exautao... Nem consigo imaginar como eu reageria, pois nao gosto nem de acampar no meio do mato, imagina ter que passar noites a fim sem um sequer abrigo?

Pensei nisso ontem quando estava no Wal-Mart. Fui fazer supermercado la e estava um frio e uma chuva la fora, que nao era brincadeira! So pensava em voltar logo pra casa, encher a geladeira e os armarios com os alimentos que comprei pra nos manter por uma semana e ficar aconchegada em casa do lado do meu Al. Ai sim, o diluvio poderia continuar que eu estaria bem. Cheguei em casa ensopada, pingando mesmo, pois nao tinha levado guarda-chuva e so da loja ate o carro ja foi suficiente pra me deixar assim. Apesar do frio, nem estava correndo mais, ja estava molhada mesmo, o que mais poderia fazer?

Mas ja pensou eu nao ter onde ir ou poder tomar um banho quentinho, colocar um pijama limpinho e me enrolar no cobertor? Pensei nisso ontem. Em como sou ou somos dependentes dos outros e de tudo! Reflitam nisso: e' muito facil achar comida e bebida pra comprar. E' so ir num supermercado, levar tudinho pra casa e pronto. Agua entao... e' so ir na sua cozinha ou banheiro mesmo e ter algo com o que se hidratar. Nao precisamos sair pra cacar (com cedilha), plantar ou colher nossos proprios alimentos. Estao todos prontos ali. Nao precisamos comprar tecidos pra fazer roupas ou passar pelo processo inteiro de obter couro ou outros materiais pra sapatos e coisas parecidas. Podemos nos cuidar com os produtos como pasta e escovas de dente, shampoo, sabonete, absorvente pras mulheres...

Nao precisamos ter conhecimento ou sair pelas matas afora tentando achar plantas medicinais pra curar certas doencas e malares. Temos aqueles especializados em construir nossos confortaveis abrigos e ainda nos providenciar com agua, gas e eletrecidade. Sem falar na conveniencia de meio de transportes e as tecnologias de hoje em dia.

Eu nao sobreviveria no mato, posso dizer que sou completamente domesticada. Nao saberia fazer nada disso pra me cuidar, muito menos me defender de outros animais nos seus habitats naturais. E' meio estranho pensar nisso, mas eu penso. Nao so esse show me fez refletir nisso, mas eles tem tb um outro (Survivorman) com um cara mais velho e com experiencia no "outdoors" que passa literalmente uma semana sozinho, com umas cameras que ele mesmo carrega pra documentar a aventura e minimo equipamento - as vezes somente uma faca e a roupa do seu corpo. Ele so come e bebe o que acha e caca (com cedilha) por ali - quando acha algo...

Ele mostra a audiencia como alguem conseguiria sobreviver em certos lugares. Eu o acho louco, pois ja foi pra tudo quanto e' lugar do mundo, desde lugares com temperaturas super negativas, como tb no meio de uma floresta (eu fiquei com medo por ele, devido aos animais selvagens) e tb no meio de um deserto (nesse, ele ate teve que abandonar o projeto, pois senao iria morrer ali devido a sua agua ter acabado - e ele mesmo disse que sem esses galoes de agua, ninguem teria chance de sobreviver mais de dois dias naquele calor). Nessa aventura, eles tinham um grupo de resgate acampado a umas horas do lugar, em caso de emergencia, pois ele fica completamente sozinho mesmo e so vao o buscar no lugar marcado depois de uma semana inteirinha.

Quando eu era pequena eu tinha vontade de comprar todos os passarinhos que via em gaiolinhas pequenas nas feiras e dar a liberdade de volta a eles. Fantasiava em solta-los todinhos e os verem voando contentes pelo ceu. Minha mae ja me dizia que a maioria deles ja nasceram em gaiola, que estavam acostumados a um ser humano a os dar um abrigo, protecao e alimenta-los todos os dias. Se eu fosse solta-los, nao saberiam se proteger ou sobreviver, pois ja estavam domesticados e dependentes de nos.

E continuo pensando em como tb somos seres domesticados e dependentes um do outro... E' algo no qual a maioria das pessoas nem param pra pensar quando destroem as coisas pelo mundo afora (inclusive nosso proprio meio ambiente) e quando nao respeitam e nao dao valor as outras pessoas ao seu redor. Se pelo menos conseguissem enxergar isso...

7 comments:

Fernanda said...

Sou totalmente domesticada e ja pensei nisso tbm. Esses dias atras mesmo eu comentei com o Lee que o fato de todos termos carros eh muito engracado, nem sei explicar o porque, mas eh engracado colocarmos nossas bundinhas e o carro nos levar pra cima e pra baixo rs. Assim como vc nao quero nem acampar no mato. Estranho ateh onde a civilizacao humana chegou e curiosissimo pensar ateh onde ainda chegara. Amei seu poste. Beijinhos.

Beth/Lilás said...

Ah, minha querida, muito boa sua rflexão! Principalmente nos dias de hoje em que o Leste de Santa Catarina no Brasil está totalmente inundado e as pessoas estão sem água potável para viver, sem suas casas, comida e roupas.
Teu post complementa o meu de hoje, pois foi isso mesmo que eu e meu marido sentimos hoje quando vimos as cenas da destruição que está rolando naquela região ao sul do país. Muito triste tudo aquilo!
Casas lindas sendo arrastadas pela água e cidades inteiras isoladas.
Teme-se o rompimento de um gasoduto e de um Açude que pode soterrar mais de 50 casas. Um caos!

Quanto ao Surviver do seriado que vc falou, já vi vários dele e me amarro também na forma como ele consegue sobreviver às intempéries e tudo o mais. Noutro dia, num deserto sei lá onde, ele bebeu seu próprio xixi e num outro, comeu uma aranha. O cara é doidaço, mas já foi Mariner e deve ter passado o diabo para conhecer tanto.

Enquanto isso, nós, pobres urbanóides, estamos aí submetidos à vida domesticada e pronta dos grandes centros.
Que Deus tome conta de nós!

beijos cariocas

Lucia Cintra said...

Beth, esse cara de quem esta falando e' um mais jovem e diferente do Survivorman. Eu vi somente um episodio do show dele, mas resolvi nao assistir mais desde quando descobri que esse e' fajuto. Parece que ele grava as cenas (com os carinhas filmando, indo junto) e de noite, fica em hoteis, come em restaurantes, etc...

Esse outro, alem de estar sozinho com as suas proprias cameras, ele realmente passa uma semana encarando os elementos do lugar. Sem comparacao. Coloquei o link pro site dele, se tiver tempo, da uma checada. bjos

Fernanda França said...

beijo, querida.

Lucia Cintra said...

Fernanda... li seu pequeno post e tive que sorrir. Pensei: "Tadinha, ainda deve estar com o braco e mao doente devido a tendinite". Obrigado pelo carinho e por passar por aqui. Espero que melhore logo, sinto falta de ler seus posts. bjinhos, Lu

Luciana Håland said...

Eu também assisti alguns episódios de "I shouldn't be alive", mas parou de passar, ou perdemos o canal onde passava, porque acho que estamos com problemas na antena e nem todos os canais estäo funcionando por mais de 30 minutos, kkkkk
Também sou assim viciada em conforto, e acho difícil sobreviver em situacões como essas, como disse Bia, mas também acredito que em situacões assim o corpo e a mente buscam forca (cedilhado) sabe-se lá onde.
Também sou domesticada.
Beijo

Ludi Botelho! said...

pois é esse progamas são sinistros...
se parar para pensar nisso eu vou fica louca