Monday, April 13, 2009

Ja com saudades

Tem certas pessoas que entram na nossa vida e nem mesmo o tempo ou distancia as tiram do pensamento e coracao. Estou hoje pensando muito nos amigos que fiz quando crianca/adolescente. A maioria deles comecei a estudar junto desde a quinta-serie. Nossa, tinha somente uns 9 anos de idade! Uma outra amiga, a Amara, conheco desde o jardim de infancia...

O que faz uma pessoa permanecer, de uma certa maneira, na vida da outra assim? Como e' que conseguimos manter a amizade e a intimidade que tinhamos naquela epoca, ate hoje. E quando nos encontramos depois de mais de uma decada sem nos ver fisicamente, parecia que tinhamos nos visto pela ultima vez somente ha uma semana atras.

Conversei um pouco com minha amiga Nalu na casa da Helga, enquanto ela ia la embaixo abrir a porta pros meninos. Na minha cabeca, ate hoje, eu pensava que todos os adolescentes da minha idade gostaram tanto da epoca de colegio quanto eu. Isso talvez por eu ter muitos amigos que tb curtiram muito aqueles anos juntos. E por escutar sempre que aqui nos USA todo mundo odiou seus anos de colegio, pensei que fosse normal esse tipo de amizade no Brasil. (Foto do lado fazendo um brinde: Amara, Helga, Marcio, Nalu, eu e Marcus).

Nalu disse que nao, que por alguma razao, fomos uma turma muito unida e conhecemos as pessoas certas de alguma maneira. Ai pensei... e' verdade. Ela disse que sua irma sempre fala que nao entende como ainda somos amigos... Pensando bem, minha irma Alice tb nao experienciou o tipo de amizade que eu fiz la. Sera verdade entao que somos uma excecao?

Me arrependo amargamente em nao ter mais fotos daquela epoca. Se bem que nao tinhamos as cameras digitais como as de hoje, entao nao era tao facil. Eu dava tantas festas na minha casa pro mesmo grupinho de amigos que virou ate tradicao ao passar dos anos. Sinto muita falta de ter essas pessoas tao queridas ao meu redor e eh a unica parte ruim de morar fora do meu pais.

Hoje nao parei de pensar no:


Marcus Andre. Nos conhecemos pequenininhos, na quinta serie e ele foi meu primeiro amor e meu primeiro beijo. Continuo amando muito esse menino e tenho um carinho enorme por ele que vai estar sempre presente no meu coracao.



Nalu. Minha amigona desde a quinta serie tb. Ja passamos por muuuuita coisa juntas e ela sempre me ajudou a planejar as festinhas la em casa. E ficou P da vida com meu ex namorado Fabio na epoca por ele ter me contado sobre a festa surpresa que planejavam pra mim - rs.




Helga. Acho que ela entrou na nossa turma na setima serie. Mas foram tantas tardes juntas no patio do seu predio junto com Marcus. Teve tb aquela vez que estavamos nos tres no quintal da minha casa... Conversavamos sentados perto da piscina, ja de noite e me lembro direitinho da gente prometendo que nunca mais na vida iriamos perder o contato um com o outro. Ate hoje a promessa esta sendo cumprida. Deviamos ter uns 13 anos de idade.


Marcio. Nossa, o Marcio... esse cara eh hilario demais! Ele entrou na setima-serie tb e como me fez rir todos os dias quando nos encontramos novamente nessa minha ultima ida ao Brasil! Conversamos ate nao aguentar mais! Adoro esse cara!


Andre. Ele entrou na oitava serie ou primeiro ano, nao lembro, mas foi quem dancei quadrilha vestida de homem e ele de mulher no nosso pre-vestibular. E o furinga diz que nao lembra de ter dancado comigo. Como nao lembra? Fui em quem o maquiou inteiro, hahaha! Devo ter traumatizado o menino. rsr. Deixa so eu passar a fita de video pra DVD e colocar uma copia no youtube.com pra ver se ele nao lembra! haha. Meu pai nos filmou e nao vejo a hora de mandar uma copia pra ele. (Foto com a sua esposa Erica).


Rodrigo. O Ro comecou a estudar conosco acho que no segundo ano. E ficamos inseparaveis desde entao. A Helga uma vez comentou como ele parecia com o ator Patrick Swayze. E ele ficou todo bobo quando contei pra ele. Temos muita historia juntos. Como aquela vez que eu e a Zeze ficamos acordadas ate de madrugada tentando cacar uma barata pra jogar nele no dia seguinte (ele detesta baratas). Nossa, podia escrever um livro com as coisas que aprontavamos com ele.


Zeze. Ahhh, a Zeze... minha manamiga de coracao que esteve/esta do meu lado pra tudo. Ja passamos por muita coisa juntas. Muita mesmo e com essa tb posso dizer que nao seria so um livro escrito... poderiamos escrever uma colecao tao grande como a do Harry Potter.




Kinha. Minha querida amiga Moniquinha com a qual ja troquei muitos segredos. Eramos tb inseparaveis e como sinto falta de estar ao seu lado! Agora ela ja e' mamae de dois meninos lindos e casada com o Rogerio - seu namorado desde a epoca que estudavamos juntas.


Agora as minhas outras amigas queridas que nao fizeram parte do Salesiano...

Amara. Nem sei o que dizer a respeito dela. Crescemos juntas. Nos conhecemos com uns 4 anos de idade e brincavamos ate nao acabar mais. Temos muuuitas lembrancas juntas, de uma epoca maravilhosa de nossas vidas e nem tenho como comecar a explicar a emocao que foi de rever minha manamiga novamente. Ela disse que quer vir me visitar ano que vem e ja estou toda entusiasmada a respeito.

Milena. A Mi tb e' amigona do coracao. Nos conhecemos de uma maneira bem diferente, por email mesmo, ha quase 8 anos atras e nossa amizade so cresceu desde entao. A considero tb como uma manamiga e ja estou morrendo de saudades da farra que fizemos juntas la no Brasil.


Revi ainda o Fabio, Marcelo Gonzalez, Carla e seu irmao Carlos (que estudou com minha irma), Fabricio, mas ainda faltaram a Monica, Chiquinho, Marcelo Flavio e Fabio Cunha, que nao puderam nos encontrar dessa vez. Foi uma pena, mas ja receberam todas as fotos desse encontro tao gostoso!

14 comments:

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Isso é mesmo extraordinário!
Não consigo me lembrar de nenhum coleguinha do tempo do primário, exceto duas amigas que são de infância e estudaram no mesmo colégio que eu, mas mesmo morando no Rio, não nos vemos há anos. Fiquei super feliz quando uma delas me ligou no dia do meu niver.
Sei bem como você ficou feliz em ter reencontrado toda esta turminha e dou meu parabéns a todos por manterem este elo saudável entre vocês.
beijos cariocas

Mile said...

É algo que nao é comum, nem todos continuam a amizade de colégio ainda mais assim com tao pouca idade. Eu por exemplo nao tenho contato com ninguém que era da escola do primeiro grau, do segundo sim.
E viva os amigos!!!
Bjoks

Tata said...

Amizade verdadeira é pra sempre!

Conheci a grande parte dos meus amigos quando era pequena,crescemos juntos.Uns ja casaram,outros(eu sou uma delas)nao moram mais no Brasil,etc.Mas mesmo assim,quando nos encontramos a intimidade é a mesma.

Bjo
Tata

todoyda said...

Isso é maravilhoso Lucia, conseguir manter este contato, pq na maioria das vezes a vida faz com que nos separemos e por mais que lutemos contra isso, nem sempre é possível mudar o ruma das coisas.
Eu tenho poucos amigos do colégio, até pq cedo cedo, mudei-me de bairro e de cidade e agora de país, mas tenho muitos amigos, já de longos anos, mas feitos depois de ter chegado a vida adulta.
Ver um relato assim me emociona.
bjks
Cristiane.

ps.: amei a Beth, parecei que éramos amigas desde sempre e o Vilmar outra jóia de pessoa, passamos 1 dia inteiro juntos, um dos melhores dias desde que cheguei aqui, rs.

Amara Ribeiro said...

Amiga...tb já estou cheia de saudades e tentando colocar nosso plano para funcionar! Já entrei no site da United para ter ideia de valor de passagens... Tomara que dê tudo certo!
te amoooooooooooooooo!!!
Bjkas

Lúcia Soares said...

Não é à toa que se diz:"Recordar é viver". Você viveu sua vida toda novamente, revendo seus amigos queridos. Eu também não tenho amigos que fiz na escola, nos primeiros anos. Tenho uma única, mas já do tempo do colegial. As outras amigas, são minhas irmãs e algumas que forma minhs vizinhas. Turma boa, de escola, como essa sua, é raridade, viu? Curta bastante todos eles, que são um pouco do seu passado. Ainda mais vivendo fora da sua pátria, nada melhor do que ter com quem trocar idéias e emoções.

Anathalia said...

É muito bom mesmo ter amigos de infância! Acho depois dessa viagem você não vai mais querer ficar tanto tempo sem ir de novo ao Brasil, né? rs.
Um beijo!

Mila Viegas said...

Tb estou com saudades!! Obrigada pelo seu carinho e sua amizade.
Beijocas

PS: Tem um selinho da amizade no meu blog pra vc.

Anonymous said...

Oi Lu,

Poxa que legal este post, me fez ter boas recordações dos meus amigos de infancia, que na maioria não tenho nenhum contato.

Besitos

Dani*

Wilma said...

Lúcia, esta fase é quando fazemos muitos amigos pra nunca esquecer, mas na grande maioria, a vida faz com que nos distanciamos. Lembro-me muito de alguns amigos do primário, quando tinha lá meus 9 anos, e vez ou outra vejo nas ruas pessoas que me fazem pensar que é um daqueles rostos familiares que o tempo levou pra longe. Porém, foi no ginásio, hoje, quinta a oitava série, que fiz amigos que morro de saudades e sempre comento com minha filha porque não os encontro nem no Orkut, e ela diz que hoje é mais fácil manter o elo com a internet. Fomos a primeira turma de um colégio, ficamos por quatro anos juntos e são todos inesquecíveis pra mim. Ainda esta semana falava do Ricardo, lindo garoto, que foi pro andar de cima por causa das drogas, e ele era um menino do bem, senti muito quando encontrei com sua xará, Lúcia, e deu-me esta notícia. Durante o curso tivemos duas perdas fora Ricardo que foi já adulto. Eu lembro de cada um, inclusive a posição que sentava na sala,de alguns, de tanto que curti meu ginásio, no Colégio Santa Luzia na década de 60. Muita saudade eu tenho daquela minha turma, da Silvéria Pena, da Fátima Calado, da Ruth Barradas, do Dásio, do Wilson, André...Amei o post!!!rsrsrs

Liza Souza said...

Lu,
costumo dizer que amizade verdadeira eh coisa rara no mundo de hoje, infelizmente, ne? Mas, eh muito bom saber que ainda existe e que somos premiados em ter amigos tao especiais que alegram as nossas vidas e enchem o nosso coracao de amor. Tambem tenho muitos amigos que me acompanham a muito tempo, outros que acabei de conhecer, mas que estao se tornando muito especiais pra mim. Sempre trago essas pessoas especiais nas minhas mais doces lembrancas e embora tenha perdido alguns pelo caminho, espero ainda poder reencontra-los em algum lugar.
Ah, saiba que se voce tem tantos amigos eh por que eh uma pessoa muito especial, viu?
Beijos

Fernanda said...

Lu, eu mudei tanto de colegio, que nunca passou mais de 3 anos na mesma escola. Entao, nao teve ninguem que esteve comigo por anos! Ja revi colegas de escola, e aqueles que eram mais amigos e foi muito bom!!!! O reencontro foi otimo, mas nao tenho contato constante com eles. Beijos!

Ana Gabi said...

Que coisa mais linda o seu post!
Mesmo sem conhecer as pessoas, me emocionei demais!

Preciso reencontrar a minha galera que não vejo a muito tempo...
Como disse o poeta: "mais importante que fazer amigos é preserva-los"

Beijocas!

Fernanda França said...

Que delícia, querida... amizades de infãncia são eternas mesmo :o)