Thursday, April 16, 2009

Lentes invisiveis

Aviso: Quem tem nervoso com qualquer coisa de olho, melhor nao ler esse post, rs.

Eu ja uso lentes de contato pra corrigir meu miopismo faz uns 15 anos. E estou tao acostumada com elas, que as coloco e as tiro em meros segundos, sem incomodo algum. Sigo sempre tudo direitinho: nunca durmo com elas (a nao ser em viagens de aviao como as pro Brasil - estavam praticamentes coladas nos meus olhos quando cheguei, vixe!) e as limpo direitinho toda noite, sem falta!

As uso 99% das vezes, recorrendo pros oculos somente quando nao tenho muitas horas de sono, pois quando isso acontece, mal consigo abri-los, muito menos enfiar algo ali dentro. So assim entao, saio de oculos. Nao me importaria em usa-los mais frequentemente, mas por alguma razao, nao enxergo tao nitidamente com eles como com as lentes, mesmo sendo o mesmissimo grau. Mencionei isso ao meu oftalmo e ele disse que e' pq as lentes "sentam" logo ali nos seus olhos. Ja os oculos ficam a uns centimetros de distancia e isso pode fazer diferenca pra algumas pessoas. Pra mim faz bastante.

Entao... estava tao cansada ontem a noite, mas tao cansada que ja nao estava nem pensando mais nas coisas. Meu corpo estava se movendo sozinho como se estivesse em "auto-piloto" e seguindo a rotina de banheiro antes de ir deitar, eu: coloquei o pijama, tirei a maquiagem, lavei o rosto, escovei os dentes e "tirei as lentes".

So que ontem, passei o dia inteiro de oculos por ter tido somente umas 5 horas de sono na noite anterior. E eu ali, pronta pra ir deitar e so faltava tirar as lentes.

Comecei abrindo meu olho esquerdo com a mao esquerda e com o polegar e indicador da mao direita, prossegui a tentar tira-las. E nada! Nao saia de jeito nenhum, meu olho ja estava comecando a arder e a ficar vermelho. Eu tentei umas tres vezes e falava pra mim mesma ja meio irritada: "Pq nao quer sair?", (pois como disse, levo um segundo ou ate menos pra tirar cada uma).

E foi ai que me toquei, que nao estava usando lentes; que passei o dia todo usando oculos! Quando notei isso ate falei alto sozinha: "Geeenteeee!!!"

Que horror! Que cansaco foi esse de eu enfiar os dedoes bem dentro do olho e tentar puxar algo que nao estava la? Nao e' brincadeira, nao!

PS: E pra aqueles que querem saber o pq eu nao faco cirurgia pra corrigir minha visao: minhas lentes nao me incomodam nem um pouquinho. E tenho receio dessa cirurgia, pois da ultima vez que pesquisei a respeito, diziam que certas pessoas poderiam ter uns problemas, como vendo um "halo" em volta de objetos iluminados a noite, ou teriam problema pra dirigir de noite.
Eu ja acho que tenho problema ao dirigir de noite, pois parece que nao enxergo as coisas tao nitidamente quanto de dia. E quem tem medo de andar de carro comigo por eu dirigir voando, tem essa oportunidade de entrar no carro comigo de noite, pois dirigo mais devagar justamente por isso, hahaha.

Entao tenho receio. Talvez as coisas tenham mudado, pois essa pesquisa que fiz foi ha anos atras. E com certeza escolheria um medico que tivesse coragem de me rejeitar como paciente, caso nao qualificasse (tem uns que fazem a cirurgia assim mesmo, so por dinheiro). Minha visao e' extremamente importante pra mim, preferiria ficar surda do que ficar cega e ja que minhas lentes nao me incomodam... vou mante-las por enquanto.

14 comments:

Renata Nogueira said...

Lucia, também uso lentes de contato há muitos anos(tenho miopia e astigmatismo) e sou completamente adaptadas a elas. Detesto sair de óculos, porém de vez em quando acontece e já passei exatamente por isso que vc passou tentando tirar o que não estava lá! rs
Beijão

Paula said...

Eu tenho aflição de enfiar o dedo ou qualquer outra coisa nos meus olhos, por isso acabo preferindo os óculos mesmo.
Bjos,
Paulinha

Mile said...

Tb uso lentes e detesto todo o ritual de limpeza, acho um saaaaco. Óculos uso em casa, somente em casa e tb nao gosto. Sonho o dia de fazer a operaçao de miopia, seria minha libertaçao.
E sobre o que aconteceu com vc, eu tb tentei tirar as lentes sem estar com elas, dava voltas e mais voltas mexendo no olho e disse: meu Deus, perdi minhas lentes!!! Quando me dei conta lembrei que nao estava com ela nos olhos.
Bjoks

Paula said...

Aqui é a Paula de novo, comentei aqui com o login errado rsrs...esse é o certo. Desculpe o engano, essa minha cabeça não tá mais valendo muita coisa hehe.
Bjos,
Paulinha

Sonho Meu said...

As minhas lentes implantadas pra corriger a catarata e que custaram os olhos da cara, nao sao tao boas assim nao. Continuo vendo halos nos objetos direto corrido. Falei com o oculista e ele disse que tem que ser corrigido com laser. Desistí quando li algo que dizia que a tal correçao tem um pequeno perigo de afetar a cornea e piorar. NO NO NO...cancelei na hora e procuro conviver com os halos, pois afinal jamais vou ter a visao dos meus 20 aninhos. Afinal de contas já tenho 63 e to feliz por tá viva. A minha teoria é que quem procura a perfeiçao termina se estrepando.
Se suas lentes e oculos tao funcionando beleza, continue com eles. É so ter cuidado de lembrar que nao táis com as lentes, pra nao arrancar os "zoinhos" fora.
bjs

Wilma said...

Engraçado Lucia, que tenho astigmatismo e miopia, e pensei que não pudesse usar lentes. Parece que pode, o médico nunca cogitou, mas adoro óculos. Se você se sente tão bem com as lentes, melhor não se arriscar numa cirurgia, que é sempre um risco. Agora é não esquecer mais que está sem as lentes, cruzes!! é estranho.

Anathalia said...

Nossa, Lucia, você é muito disciplinada! Eu moooooorro de preguiça de tirar as minhas lentes e acabo dormindo com elas por dias e dias... Sei que não deveria, até tive um probleminha no olho uma vez por causa disso, mas não tomo jeito! E eu não consigo me adaptar a usar óculos nem em casa. Detesto querer deitar pra ver tv e o óculos ficar me atrapalhando. Preciso deixar de ser preguiçosa e tirar minhas lentes todas as noites...
Beijinhos!

Nani said...

Oi Lu!!! To atrasadinha por aqui, hehe.
Nossa, eu nao sei se conseguiria usas lentes sabia. Eu tenho uma agonia enorme quando tem algo no meus olhos, tipo um cilio... ou areia... qualquer coisa me tira do serio. Tem dia que nasce uma "bolhinha" (tipo afita) na parte de dentro da palpebra em contato com o olho, nossaaaaaa, soh falta eu arrancar o olho fora de agonia.
Com relacao a cirurgia p miopia, conheci pessoas que jah fizeram e conhecem outras que jah fizeram tb. Agora eh muito mais avancado do que uns anos atras. Se voce nao se incomoda com as lentes nao precisa fazer, mas caso se interesse pesquise mais sobre a cirurgia.

Beijossss

Luciana Håland said...

Oi Lucia, também uso lentes de contato pra corrigir minha miopia de mais de 6 graus em cada olho, e também nao faco a cirurgia pelos mesmos motivos que você, mas quem sabe no futuro.
Mas não sou tão cuidadosa quanto você, durmo com elas, não tiro pra limpar, já cheguei a esquecer e ficar 6 meses com as mesmas lentes, mas sei que tá errado.
Tive duas inflamacões, mais pela falta de oxigenacão na córnea, mas foram coisas simples, pois já uso há mais de 15 anos, e adoro.
Agora deu uma aflicãozinha com sua história, já passei por algo similar, mas no meu caso as lentes estavam lá, só que grudadas nos olhos.
Beijo

Tata said...

Eu uso oculos desde os meus 7 anos de idade.Eu ja tentei usar lentes mas nao me adptei a elas.Se um dia eu tiver coragem eu opero.

Bjos e bom fds!

Tata

Liza Souza said...

eu precisaria usar oculos por causa de um astigmatismo, mas ja tem uns 7 anos que nem olho pra ele. nao sei nem pq mandei fazer. lentes, nem cogito a usar. acho que nao conseguiria ter algo dentro dos meus olhos. hehehehehehehehehe
minha visao tbm eh importante e sinto que ta cada dia pior. preciso tomar vergonha na cara e cuidar antes que seja tarde.
beijos

Amara Ribeiro said...

Hahahahahaha... que doida hein????
Mas o cansaço faz coisas com a gente que até Deus duvida...kkkkk
Sobre a cirurgia acho que vai de cada um mesmo. Eu não posso dar opinião pq não tenho grau nenhum mas todas as pessoas que eu conheço e que fizeram ficaram bem mas tem que ter cuidado com o médico. Meu pai qdo operou a catarata de uma vista, o médicou LOUCO queria operar a outra tb (3.000 reais cada vista) sendo que meu pai já era praticamente cego desta outra e váaaaaaaaaaaaaaaaaaaarios médicos no decorrer de aaaaaaaaaaaaaaaaanos falaram p ele que essa tal vista não adiantava operar... Conclusão: o cara ainda queria ganhar dinheiro em cima de uma vista que não tinha possibilidades de ficar boa. Safado! Mas tudo bem. Fiz meu pai procurar outras 3 opiniões diferentes e os 3 disseram a mesma coisa. Que não tinha jeito. No fim, ficou só com uma operada mas ficou bem...
Bjuuuuuuuuuuuuuuuus
PS. Já passou lá no blog? Tem algo p vc!
Bjkas

Laurinha said...

Ouch! Nao posso nem imaginar enfiar o dedo no meu olho desse jeito.
Uma vez tentei experimentar uma dessas lentes de olhos coloridos. Consegui colocar uma a muito custo. Ficou ardendo no meu olho, nao consegui mais colocar a outra, tive a maior dificuldade pra remover a que ja estava no meu olho, passei o dia com a maior dor de cabeca. Haha, enfim, uma novela!
Nunca mais.
Eu uso oculos para Astigmatismo. Ta bom demais. haha!

Mila Viegas said...

Nunca usei lentes, nem sei como é... rs. Amanhã tenho consulta no oftalmologista para renovar o grau dos meus óculos (embora eu não use...rs). Dessa vez vou levar a sério porque para quem fica horas no computador e o trabalho requer muita atenção, é imprescindível usar os óculos (não sei se me habituaria com lentes!).
beijos