Thursday, January 20, 2011

Pegando onibus

Ontem foi a primeira vez que peguei um onibus aqui em mais de 10 anos. Acho que da ultima vez eu estava ainda no comecinho da faculdade (1997), pois desde quando comprei meu primeiro carro (ainda nessa epoca), eu so dirigi pra cima e pra baixo ate agora.

Comecando esse emprego novo que fica no centro da cidade, minha melhor opcao eh pegar onibus. Nao sou obrigada a fazer isso, mas se eu quero economizar e nao pagar uma fortuna pra estacionar o meu carro nas garagens dos predios de la, eh a melhor coisa a fazer. So pra dar uma ideia, eu gastei um total de $80 dolares so semana passada pra estacionar durante 8 horas cada dia e como eu fiquei P com isso! E olha que esse valor incluia um desconto de eu chegar la super cedo.

Onibus aqui, se voce mora nos suburbios, nao passam com frequencia. Na epoca que fazia faculdade, eu tinha que pegar uns 3 de la ate a casa dos meus pais. Assim mesmo, esse ultimo nem ia ate a casa dos meus pais, minha mae tinha que ir me buscar num shopping perto da casa deles...

Nos suburbios, se voce nao tem carro, voce fica preso dentro de casa, pois nem da pra sair andando por aqui. As amigas que ja vieram me visitar podem atestar a isso. Nessas areas mais residenciais daqui, eh raro voce ver onibus passando ou entrando em complexos de casas. Nao eh como no Brasil que voce tem onibus passando de 5 em 5 minutos em cada esquina (pelo menos era assim quando eu morava la).

Aqui no meu e ate mesmo no complexo de casas do meu pai, onibus so passa umas 2 vezes por dia e no meu pai, por exemplo, voce tem que andar um bocadao pra poder chegar ate o ponto. Entao, realmente, nao da pra depender totalmente nesse tipo de transporte.

Descobri anteontem mesmo que eu tive a tremenda sorte de alugar um apartamento com um ponto de onibus literalmente aqui em frente do meu predio. Isso sem saber que um dia precisaria dele, rs. Mas ate mesmo o onibus que peguei hoje, por exemplo, so passa de manha bem cedinho e so volta no final da tarde. Tem 3 de manha entre 6:30 e 7:30am e 3 no final da tarde, entre as 4:30 e 6pm. SO! Nao tem nenhum outro entre esses horarios e nem mais tarde.

Por aqui tb, eh comum ter algo chamado Park & Ride. Sao lugares com estacionamentos grandes, abertos e de graca, onde voce pode deixar o seu carro e pegar o onibus pro centro da cidade. Normalmente sao localizados ao redor de shopping malls (aqui voce nao paga pra estacionar em shopping nenhum) e sao imensos! Eu tenho varios perto da minha casa, inclusive um estacionamento enorme do lado de um cinema que fica a cinco minutos daqui (esse mesmo da foto do lado).

Foi nesse no qual tb pensei em estacionar meu carro e pegar um onibus pro centro. Nesses lugares, a frequencia dos onibus sao maiores, entao voce dirige ate um Park & Ride, deixa o carro ali e ja entra no onibus. Na volta, o onibus te deixa ali novamente e eh so entrar no carro e voltar pra casa.

Agora deixa eu dizer: gostei da experiencia de hoje. Saio do meu predio, ando ate o final do meu estacionamento e tem um ponto ali. Salto na frente do predio da minha empresa. E vice e versa na volta.

Nao tenho que me preocupar em dirigir nesse inverno horroroso daqui agora, de ter que limpar a neve ou gelo do meu carro (odeio!) e vou e volto ate mais rapido de quando dirijo, pois os onibus tem uma pista na estrada especial so pra eles e a gente passa dando tchauzinho para os carros encalhados ali no trafego (eu era um desses semana passada). Eh quentinho ali dentro no inverno e fresquinho no verao, entao... a primeira impressao eh a que fica e espero que continue sendo assim.

E Ze: Peguei essas fotos na net pra voce ver os onibus daqui como pediu. Nao da pra eu tirar foto, pois eu saio de casa no escuro e volto no escuro devido a estacao de inverno. Quando conseguir ver um onibus na luz do dia eu tiro, ok? Mas eles sao iguais a esses - com cores diferentes, rs.












6 comments:

zzaguiar said...

Oh amiga, fio contente por ter se daptado bem!

Verdade Lú, eu não vi um bus se quer qdo estava aí. Vc falando dos horários que eles passam, faz-me até lembrar de Pendotiba há décadas atrás. Minha mãe e tias contando, é de rir!

Agora entendo pq carros aí custam tão baratos. Dentro outros motivos, são extremamente necessários.

Obrigada pelas fotinhos! são bem mais alegres doque os daqui... Gostei do colorido! Aqui geralmente só os de viagens são mais transados, sabe?

Viu só como existe sempre o lado bom? estou mesmo feliz por vc Luluzinha!

Carinho, zz.

Rafaela said...

Olá...menina, a questão do bus é meu maior perrengue quando vou pra New Jersey. Minha família também mora em subúrbio e eu só consigo sair de casa quando eles me levam. É muito chato porque fico dependendo deles pra ir a qualquer lugar. Dessa vez fui estudar em NY mas como é perto da casa do meu pai eu me hospedei em casa mesmo. Mas todo dia antes de irem trabalhar, meu pai ou minha madrasta tinham que me levar até o bus terminal pra eu pegar o bus pra NY. Não tem como ir a pé até o terminal apesar de ser relativamente perto, ainda mais no inverno. E na volta? Eu tinha que ligar quando eu acabava de bater perna em NY e perguntar se já tinha alguém em casa pra poder, então, pegar o bus lá e voltar pra NJ. Meu pai ou madrasta tinham que ir me pegar no terminal na volta. Um dia, ainda não tinha ngm em casa mas eu tava tão cansada que eu voltei mesmo assim. Lá no terminal peguei uma carona até em casa...rsrs
beijos,

Lu Souza Brito said...

Ainda confio que algum dia os ônibus no Brasil ainda terão esta qualidade. Onde moro, por ser próximo a condomínios de luxo (em que a maioria nao toma ônibus - somente os funcionários) também é um problema depender deles.
Pela manhã ainda tem bastante opção, mas entre 09:00h e 16:00hs - só a cada 30 minutos e após ás 21:00 não tem mais.
Por isso tenho a moto, da minha casa até o ponto de onibus mais próximo são 3km.

Beijokas e que bom que encontrou uma solução boa e barata né?

Luciana said...

Eu acho ótimo andar de ônibus. Para mim também é bem mais prático pegar um ônibus do que dirigir, e claro, mais econômico.
Pena que aí voce não tenha ônibus com mais frequência, mas esses estacionamentos já ajudam bastante.

Beijo

Tatiana said...

Lu querida!
Sabe que eu nunca peguei onibus nos EUA, e pra te dizer a verdade o unico onibus que eu vi aqui na Florida desde que cheguei foi o da escola..rs...que horror.
Eu tambem dependo de carro pra tudo,tudo é longe.
Que sorte a sua ter um ponto bem em frente a sua casa,caramba!!!
Bjs.

Beatriz said...

Ai, que ruim essa pouca freqüência de ônibus. =/ Ainda mais com essa onda verde que agora tomou conta do mundo... mas acaba que vc fica sem opção, né. Tenho uma amiga que mora em Sandy, Utah, e reclamou tbm da falta de ônibus, já que lá até pra ir no bairro vizinho se pega carro. Mas o bom é que no seu caso deu certo e tem uma parada bem perto, né! hehe Aqui onde moro (Porto Alegre) só ando de ônibus. Não que eu adore, mas é bem bom, já é lá pela 5 vez consecutiva considerado o melhor transporte público do país...
Um abraço!