Monday, August 30, 2010

Business Plan

Entao para/stop tudo e nao vou ter meu negocio inaugurado tao cedo devido ao meu mentor ter me chamado a atencao a uma coisa importante: Business Plan! Logo agora que estava quase terminando de montar o site!!!!

Recentemente resolvi procurar um mentor com experiencia pra me ajudar com as fases de desenvolvimento do meu negocio e seguir seus conselhos com tudo mais. Pra quem mora aqui, existe um site chamado SCORE cujos membros sao todos profissionais e empresarios com experiencia que ja tiveram ou tem seus proprios negocios. E oferecem ajuda voluntaria a aqueles que estao comecando ou pessoas que tb ja sao empresarias e que tem qualquer pergunta sobre qualquer coisa relacionada a isso.

Eh um site fantastico e cheio de informacoes e artigos que ajudam demais! Fiquei sabendo desse site ha anos atras, pela revista Entrepreneur (Empresarios) que assino, mas nao foi ate recentemente que a ideia de voltar a recorrer a eles clicou na minha cabeca.

Posso dizer que 90% dos servicos deles eh de graca e se voce quiser, eles ate tentam arrumar um mentor pra voce, que tem ou teve experiencia na mesma area e seus conselhos e reunioes/encontros contigo (seja ao vivo ou por telefone ou email) sao completamente de graca.

Entao ta... eu tenho/tinha todos os meus planos na minha cabeca e anotados num caderno. Agora vou ter que oficialmente fazer um business plan... algo que juro que nao estava a fim de fazer. Nao preciso de emprestimo pra comecar meu negocio, entao nao achei que fosse necessario, mas meu mentor falou que eh importantissimo. Disse que me ajudara a organizar as ideias, ver claramente o que tenho que fazer e onde vou estar daqui ha alguns anos, etc e tal. * Suspiro *

Entendo que eh importante e vou fazer. Mas sinceramente? Com tudo mais acontecendo, com milhoes de coisas que ele esta me aconselhando a fazer e eu somente podendo trabalhar nisso umas 2 ou 3 horas por dia... ja ate desisti de inaugurar esse negocio esse ano. Ou melhor, vou incluir uma data de inauguracao no meu business plan e fazer de tudo pra chegar la. Acho que vou seguir tudo com calma, planejar tintin por tintin, ler e pesquisar mais ainda do que ja faco, cortar algumas coisas agora que queria na inauguracao e so incorpora-las mais tarde...

Oh ceus! Como eu gostaria de poder me dedicar a isso tudo exclusivamente e nao precisar trabalhar fora ao mesmo tempo! Mas pelo menos estou tendo progresso e aproveitando muito bem o pouco tempo que tenho. E com mais uma orientacao dessas, de uma pessoa com quase 40 anos de experiencia, tenho certeza de que vou chegar la "inteira" e pronta pro que der e vier.

E acho que meu blog vai acabar sendo extremamente chato de ler pra maioria das pessoas, mas isso eh uma das coisas mais importantes pra mim no momento. Abri um outro blog privado em ingles somente para e sobre o meu negocio e para as minhas ideias a respeito, mas acho que vou manter o meu "diario" separado das coisas tecnicas. E esse aqui eh definitivamente o meu diariozinho virtual.

7 comments:

Mila Viegas said...

Eu juro que pensei que vc tivesse feito o business plan!!! Se lembra que a gente já falou sobre isso bem lá atrás? É um saco fazer, eu odeio também, mas é bom para definir organizadamente as idéias e verificar os riscos.

Detalhe: terá sempre que revê-lo no decorrer do funcionamento do negócio, mesmo que ele não esteja efetivamente funcionando... rs.

Boa sorte!!

beijocas

Lucia Cintra said...

Pois eh, Mi... nao fiz, nem queria fazer. Mas eh necessario e passei essas duas ultimas horas aqui organizando tudo...

Estou vendo que ja tenho quase tudo pronto e pesquisado, agora eh so montar o documento e mostrar pra ele. Acho que ate o final da semana ja estara pronto. bjos

Fernando Valente said...

Tava ouvindo um podcast ontem(Startup for the rest of us). Tava falando justamente disso.

Wilma said...

Hummmm...até pensei que tivesse inaugurado sua "empresa" quando trocou o nome do blog. Aqui no Rio e no Brasil temos o SEBRAE que faz este tipo de "consultoria", anos atrás fiz um curso "como abrir meu próprio negócio", mas menina!!! cheguei a conclusão que não é nada assim fácil ter sucesso ou pelo menos seguir adiante e não fechar em dois anos como acontece aqui com a maioria. É necessário muita dedicação e pesquisa,como vc está fazendo. Esta semana soube de um empreendedor que criou um "abridor de sachet de maionese, catchup..." com certeza é um negócio e tanto, mais ou menos como aqueles macarrões de piscina, ele teve a idéia e fez todo o desenvolvimento, projeto, investimento (30mil) e está colhendo os frutos, breve chegará por aí e até na China, e me pergunto como não pensei nisso?!!!hahahaha Mas não deixe de passar o blog técnico, adoro o assunto!!

Vivi said...

Lu, organização e planejamento é tudo, meu marisdo sempre fala. Siga sim o que seu mentor falou, ele tem experiência e tá aí para ajudar.
Bjokas e boa sorte!

Vivi said...

Lu, organização e planejamento é tudo, meu marisdo sempre fala. Siga sim o que seu mentor falou, ele tem experiência e tá aí para ajudar.
Bjokas e boa sorte!

Lúcia Soares said...

Lúcia, ia lhe falar so Sebrae, como a Wilma falou, acima.
Também pensei que você estivesse fazendo tudo sob orientação de alguém, pois é o melhor caminho. A gente tem muita ilusão, muita expectativa que nem sempre corresponde à realidade. Ter seu negócio próprio é um sonho, mas tem que estar bem edificado, pra subsistir.
Mas não duvido nem um minuto de que você terá sucesso, pois sabe o que quer, sabe fazer, é dedicada, etc.
Vai se sentir melhor mais orientada.
Bj