Sunday, May 9, 2010

De maos dadas...

Esse eh o primeiro ano nesses ultimos 6 ou 7 que eu nao vou no Race for the Cure. Pra participar desse evento, voce compra uma blusa com o logo da corrida do ano em particular e o dinheiro eh inteiramente doado a pesquisa pra cura do cancer de mama.

Pra quem nao sabe, minha mae faleceu de cancer de mama ha um pouco mais de 4 anos atras. E bem antes disso, minhas irmas e eu ja participavamos desse evento que tem por aqui no pais inteiro, todo ano, mas em datas diferentes em estados diferentes. Resolvemos nao ir esse ano por varios motivos: compramos a blusa meio de ultima hora e ainda nao chegaram pelo correio. Nao teria problema de participarmos da corrida com a blusa do ano passado, mas ja que estava choviscando e um frio de somente 7C, decidimos fazer outra coisa.

Minhas irmas sao a minha forca e vice-versa. Essa epoca do ano eh dificil pra nos, pois alem do dia das maes, o aniversario da minha mae seria dia 14 de Maio. E a sua ausencia ainda cava um buraco no nosso coracao. Almocamos fora juntas e fomos visitar a mamae no cemiterio. Tinhamos intencao de plantar um arbustozinho florido do lado da sua lapide, mas devido ao tempo frio, resolvemos esperar e fazer isso num outro final de semana. Queremos tb enterrar as cinzas do cao-cao ali com elazinha.

O Peanut era da minha mae e quando ela faleceu, ele ficou com as tres "maninhas", como ela dizia, pra cuidar dele. Quando ele se foi no comeco desse ano, parece que a ultima parte da minha mae se foi junto. Aquele pedacinho dela que tinha ficado, nao permaneceu mais. Agora queremos que eles fiquem juntos ali tb.

Passamos o resto da tarde juntas e do cemiterio, fomos tomar um sorvete (elas estao me devendo as fotos) e nao tivemos tempo de assistir um filme no cinema, pois Alice teve que ir trabalhar no hospital.

Normalmente, devido a correria que anda a minha vida, nao tenho muito tempo pra parar e sentir saudades... Eh verdade que o tempo ameniza a dor de perder alguem assim que amamos tanto, mas essa semana toda foi meio dificil pra mim, e fiquei mais sensivel do que normal. Conversando com minha amiga Mi um dia desses, ela me escreveu umas coisas sobre minha mae que foi como uma flechada no meu coracao. Isso pq ela descreveu exatamente como minha mae era... foi um email bonito, mas que tive que ler em tres partes, pausando entre os paragrafos, pois as lagrimas nao paravam de escorrer e eu estava no trabalho. Tive que colocar o blackberry de lado varias vezes e so mais tarde voltar ao email de pouquinho em pouquinho.

Ontem sonhei com ela e ja acordei meio assim tristinha. Ai no carro, com o meu ipod ligado, ouvi uma musica que associo a ela e qual eu sempre desligo ou mudo pra uma outra, pois essa me faz chorar de solucar. Nao posso nem escutar o comecinho com o piano que ja da uma pontada no coracao. Eh uma musica que uma vez gravei pra minha mae (ha tempos atras), mas que teve tudo haver com o que estava passando no final da sua doenca e quando finalmente conseguiu descansar. Comeca com "For you... there'll be no more crying. For you, the sun will be shining"... (traducao abaixo). Isso pq depois de tanto sofrimento, ela finalmente consegui descansar.

Eh ate dificil eu escrever essas linhas da letra aqui, mesmo sem ouvir a musica, as lagrimas ja comecam a cair e minhas maos a tremer. E ao escuta-la ontem no carro, nao sei porque nao quis desliga-la. Me deixei chorar, chorar e chorar. Talvez nao tenha sido uma boa ideia fazer isso ao dirigir, mas ja estava perto de casa e fui bem devagar. Meu estado era o pior possivel.

Vou dedicar essa musica a ela novamente. A traducao esta abaixo e posso dizer que nem consegui assistir esse video que coloquei aqui, pois fico muito emocionada mesmo e o coracao fisicamente doi demais. Parte dessa musica escrevemos na lapide de seu tumulo... O nome dela eh Songbird da banda Fleetwood Mac.

I love you mommy!!!! Miss you so much!

E sinceramente posso dizer que agradeco demais por ter minhas irmas sempre ao meu lado. De maos dadas a gente segue em frente e nao sei o que faria da minha vida sem elas.




Para voce, não haverá mais choro
Para voce, o Sol brilhará

E eu sinto quando estou contigo,
que esta tudo bem, eu sei que está bem

Para voce, eu te dou o mundo
Para voce, nunca sentirei frio

Porque sinto quando estou contigo
Esta tudo bem, eu sei que esta bem

E os passaros estao cantando
como se conhecessem a música

E te amo, te amo, te amo
como nunca antes

E te desejo todo amor do mundo
mas acima de tudo, o desejo vem de mim

E os passaros estao cantando
como se conhecessem a música

E te amo, te amo, te amo
como nunca antes, como nunca antes,
como nunca antes...

6 comments:

Fernando Valente said...

I'm sorry for your mon :(

Beth/Lilás said...

Linda, sempre linda e emocionada sua homenagem à sua querida mãe!
Ainda bem que ela sabia deste amor muito antes de partir, por isso fique tranquila, você deu tudo que podia e tinha.
beijos e abraço apertado

Delma said...

Oi Lú

Ai meu Deus....foi só começar a ler este post que me vieram lágrimas....e quando li a letra da música, meu coração foi ao chão. Ontem, foi dia das mães, mas eu senti muita falta do meu pai, que se foi recentemente. Estava separando as fotos de nossa última viagem, e cada vez que olhava para ele, custava a acreditar que ele não estava mais aqui. Não consigo aceitar, acho que nunca aceitarei o fato de que ele se foi. Mesmo sabendo que era o melhor para ele - doía-me muito vê-lo sofrer demais - às vezes dava vontade de eu mesma aliviar o sofrimento - somos egoístas demais para permitir que, mesmo com muita dor, seja a hora de ir embora. A música que faz lembrar a minha mãe era - Como é grande o meu amor - do Roberto Carlos, que ela cantava toda vez que estava na cozinha lavando a louça.
Fica bem Lú, o vazio sempr fará parte da nossa vida. SEMPRE!

Beijinhos

Glorinha L de Lion said...

Só de ler já fiquei com lágrimas nos olhos...ai imagino que dor vc sente, nem sei o que te falar...só posso dizer que um dia melhora, só vão restar as boas lembranças no lugar dessa dor absurda...só quem perdeu alguém que amava muito sabe como é...te deixo um enorme beijo e meu carinho.

Eduardo said...

Lucinha, o cancer que levou a mamae foi devastador para todos nos. Pelo periodo de sofrimento fisico e emocional que foi e pelo defecho culminando com a morte prematura de uma pessoa muito amada por nos. Sei o quento voces sofrem todos os anos nesta data devido as memorias tristes a que esta associada, mas nao ha o que fazer. Isso nunca sera esquecido. De minha parte procuro me lembrar dos muitos momentos felizes que passamos juntos; nosso namoro, casamento e voces que depois vieram enriquecer nossa vida. Essa eh a unica opcao as lembrancas tristes e com o tempo espero que voces pensem mais nisso do que aqueles tempos de dor e tristeza. Na minha idade ja deixei para tras muitas pessoas queridas, e ainda vou passar por isso mais algumas vezes. Aprendi que eh preciso deixar a morte para o tempo em que ela ocorreu e viver a renovacao de cada ano com lembrancas boas e novos planos de vida. Lembrem-se sempre da mamae cheia de vida e com muito amor para nos.
Saudades
Dad

Felina said...

que linda essa declaração pra tua mãe, beijo no coração.