Monday, May 10, 2010

Eu consegui fazer

Eu acho que eu sempre fui uma pessoa persistente e principalmente teimosa - desde que eu me conheco por gente. E se tem algo que eu realmente gosto em mim, eh justamente essas duas caracteristicas. Quando cismo com uma coisa, essa tem que ser feita de qualquer maneira, ou pelo menos eu tenho que tentar pra so assim exaustar as possibilidades de que realmente nao podem serem feitas. Al fica louco com isso. Ele acha que quando eu ajo assim, que eu nao respeito sua opiniao, por querer tentar fazer algo da minha maneira, mesmo ele dizendo que nao tem jeito.

Mas ja expliquei que nao eh o caso, eh parte da minha natureza, do meu ser, tentar fazer algo mesmo alguem dizendo que nao eh possivel. Se eu falhar, tudo bem, pelo menos eu tentei. Se eu nao tento, me da um nervoso e ansiedade tao grandes que me deixam inquieta demais! E essa minha persistencia me ajudou muito com duas coisas nesses ultimos dias.

Eu decidi mudar o endereco do meu blog (ja, ja, eu divulgo e posto sobre isso aqui). Deixa eu dizer que antes de fazer algo que nao sei, eu leio e pesquiso bastante a respeito pra nao fazer M. Entao fui la pela internet afora ver como fazer isso. Depois de tomar a decisao de como seguir com esse mini-projeto (yeah, right! De "mini" nao teve nada), fui la comecar. E como essa coisa me deu dor de cabeca!

Alem de trabalhar fora e ainda tendo que dedicar tantas horas por dia ao meu negocio, essa mudanca de blog ja estava comecando a me tirar do serio, pois nao esperava perder tanto tempo com isso quanto perdi (ainda bem que minha certificacao nao comecou ainda). Nao conseguia migrar minhas coisas pro blog novo de jeito nenhum.

O Blogger sempre encrencava com os comentarios antigos dos amigos e eu NAO queria deixa-los pra tras! Tentei tudo que voces possam imaginar, varias maneiras, metodos, plataformas diferentes e ate apelei pra um amigao meu - o Nando - que eh um excelente programmer (muito obrigado pela ajuda, Nando!) No final, sem suceder e os dois ja sem ideias, ele me deu duas opcoes que restavam: Ficar sem os comentarios antigos no meu blog novo ou entao migrar pro Wordpress. Nao e nao! Nenhuma das duas eram satisfatorias pra mim....

E la fui eu com minha teimosia tentar achar uma outra maneira de resolver isso. Passei um dia inteiro pesquisando e tentando e finalmente no Sabado consegui o que queria. E fiquei super orgulhosa de mim mesma, pois consegui fazer do meu jeito.

A outra coisa foi uma animacao de flash que queria ter no homepage do site do meu negocio. Deixa eu dizer que fazem 5 anos que eu nao monto um website - ultima vez que trabalhei com isso. E apesar de ja ter feito varios sites anos atras, nunca realmente tinha montado um com flash. Tomei uma breve aula tb ha seculos atras, mas quem disse que eu me lembrava? Nadinha!

Sentei na frente do meu computer e depois de preparar as imagens, abri o programa de flash e tentei decifra-lo. Hummm, nao lembrava meeeesmo! E sai catando pela internet afora sobre o que queria fazer. Achei um site excelente no meio de muita porcaria de gente que nao sabe explicar, e fui seguindo esse. Seguindo somente o basico, pois nao era exatamente o que estava querendo fazer, mas serviu.

Levei um tempinho inventando moda e me virando com o resto da animacao e depois de varias horas de frustracao, realmente querendo ter alguem que fizesse aquilo pra mim, eu insisti tanto que no final, ficou tudo perfeito. Exatamente do jeito que eu queria!!! Outro momento de orgulho pra mim. Falei pro Al toda contente: " I kick ass" - uma expressao que diz que eu sou fera ou coisa parecida - e ele so ri dizendo: "You are so full of myself" (sou muito convencida). Humpf, mas sou mesmo entao, pois a teimosia e persistencia valeram a pena.

Ja que estou fazendo tudo absolutamente sozinha, montando tudo do nada e tendo que aprender muita coisa que nao sei/sabia pra montar esse negocio, confesso que tem dias que eu queria ter uma varinha de condao pra ja ter tudo feito no dia seguinte, ou entao ter alguem pra fazer certas coisas pra mim. Trabalho da e eu acabo aprendendo coisas que nao tinha a minima ideia, e se nao fosse pela minha persistencia, nem sei o que aconteceria. Mas... ao mesmo tempo, quando eu quero algo, nao gosto muito de depender dos outros pra fazerem algo pra mim.

Delegar certas coisas pra outras pessoas fazerem nao faz meu estilo por eu ser perfeccionista - o que eu acho um dos meus maiores defeitos! Eu acho que seria a boss mais chata do mundo, pois as coisas tem que estar exatamente do jeito que eu as visualizei. Acho que foi por isso que nao pedi ajuda com essa animacao do site e por isso que eu nao contrataria alguem pra fazer um website pra mim (algo que me adiantaria demais nesse momento!). Mas nao da, eu gastaria dinheiro a toa com essas pessoas, pois acabaria mudando muita coisa eu mesma.

Como disse, eu sou a pessoa mais chata do mundo com essas coisas, mas nao tem aquele ditado: "Se voce quer algo bem feito, que faca voce mesmo?" Pois entao, adotei esse ditado ha muito tempo atras como minha filosofia de vida. E sou uma daquelas que mesmo os outros ja tendo feito algo, eu tentaria da minha maneira, principalmente se dizem que algo nao tem jeito de ser feito.

Mas e voces? Tem algo nas suas personalidades do qual se orgulham?

2 comments:

Fernando Valente said...

Foi chato pra mover isso, heim. Ficamos lá horas. Que bom que tu conseguiu ;-)

Sonho Meu said...

Sou um pouquinho teimosa e tambem nao desisto nunca. Por exemplo essa coisa de aprender piano tá me dando um trabalho do kct...mas quanto mais dar trabalho mas eu gosto, porque eu tenho uma meta um sonho (poder tocar uma peça do Mozart um dia, so pra mim). No resto so um pouco mole-mole e nao sou perfeccionista. Mas os filhos e o marido sao e muito.
Boa sorte pra ti,
me