Monday, May 16, 2011

Boca de siri

- Post escrito dia 09 de Maio -

Faz tempo que estou com vontade de escrever esse post, mas ficava esquecendo. E vai ser um post longo.

Meu lema nesses ultimos meses tem sido: "Boca de siri" e "Em boca fechada nao entra mosca". Deixa eu esclarecer e ir por partes.

Parte 1:
Nao sou o tipo de pessoa que nao tem filtro entre a cabeca e a boca e fala o que quer... Nao sou dessas. Mas se voce me pergunta algo diretamente, esteja pronta pra ouvir a resposta, rs. Claro que ha maneiras de como se falar algo pra alguem e eu tenho isso como base, mas nao vou mentir ou enrolar so pra agradar.

E se pedem minha opiniao ou conselho e decidem fazer algo diferente, nao tem problema nenhum, eu mesma ja fiz isso, mas eu so falo uma vez! Nao sou daquelas de ficar repetindo e enchendo o saco da pessoa. Se me perguntarem novamente eu repito, mas sinceramente? Nao sou de repetir. Digo o que eu penso, dou conselho, converso e explico meu ponto de vista e pronto.

Parte 2:
Tb sempre fui muito aberta. Hoje em dia, os que nao me conhecem talvez ate me achem uma pessoa quieta. Sabe porque? Por que eu nao mais voluntariamente converso como antes. Eu posso ate falar com a pessoa, mas falar e conversar sao duas coisas diferentes, nao? Acho que cheguei numa fase que ate a pessoa provar que merece minha confianca, ela fica ali meio na cerca comigo.

E cheguei numa fase de precaucao e cuidado e nao me abrir completamente com certas pessoas! Ja tomei muito por causa disso. Nem mais no meu blog aberto ou outros blogs eu tenho feito isso.

Posso ate dar um exemplo sobre o meu trabalho. Eu fiz 4 amizades super fortes em varios empregos diferentes que ja tive ate hoje. Duas dessas pessoas eh aquele casal Brian e Amy do qual falo aqui de vez em quando. O resto que ja conheci... rs. Entao, no meu trabalho atual, as pessoas sao legais e tal, mas eu nao me abro como antes. Se fosse antigamente, eu estaria contando a alguns mais proximos sobre a minha vida toda, rs, falando dos meus planos de crescer meu proprio negocio, de sair dessa empresa no comeco do ano que vem...

Eu nao tenho feito isso e de maneira alguma eu tenho vontade! So serviu pra me ferrar no passado e hoje em dia nao confio mesmo nas pessoas. Tambem, so estou nesse emprego por uns 5 meses, nao eh tempo necessario de conhecer bem alguem e criar aquela amizade, ne? Alem de que mesmo trabalhando juntos, a gente eh tao ocupado la, que mal olhamos pra cara um do outro, rs.

Parte 3:
Outra coisa que detesto eh ter pessoas escutando uma conversa minha pelo celular ou entao ler o que eu escrevo intencionado a uma outra pessoa em particular. Caso tipico do Facebook ou Orkut e eh por isso que nao uso eles. Passo la de vez em quando pra ver as novidades de amigos que nao escrevem em blogs, mas eu raramente comento. Tenho ate vontade em alguns, mas ai eu me lembro que todo mundo vai ler o que eu escrevi e mesmo nao sendo nada de mais, eu nao gosto disso.

A mesma coisa acontece com telefonemas que recebo quando estou na rua. Alem de achar super falta de educacao um estranho ali conversando com outra no seu ouvido, a minha conversa eh particular, por mais banal que seja. Quando recebo telefonemas no onibus a conversa nao se extende muito. Quando estou numa livraria, eu levanto e ou eu vou pra uma ala onde nao tem ninguem e fico falando bem baixinho ou vou ate la fora. Saio mesmo da loja! Meu assunto nao eh da conta de ninguem.

Por me sentir reservada assim mais predominante nesses ultimos meses, foi o que me prontificou a fechar o blog tb, entre outros motivos.

Uma vez vi num filme que o advogado aconselhava seu cliente a responder as perguntas que lhe fizessem diretamente. NAO era pra ele(a) prolongar a resposta com explicacoes, nem elaborar nada. So responder. Nao sei porque isso me ficou marcado, mas eu tenho tentado fazer isso. Nada de elaborar com certas pessoas ou ocasioes. Cansei de tomar!

Mas sei la. Esse eh o meu lema agora. E confesso que de uma certa maneira, ate esta me fazendo bem, pois me sinto meio protegida. Aqueles amigos intimos e familia sao os que aproveitam 100% tudo o que a Lu tem de oferecer. E isso nunca vai mudar, rs.

8 comments:

zzaguiar said...

É amiga, agente aprende! Estou contigo e não abro!

Beijos, zz.

Mile said...

Eu tô aprendendo a ser assim tb

Lucia Silva said...

Xará, Isso se chama MATURIDADE.
PARABÉNS.
Bjs

Monica said...

Oi Lu, estou procurando quem nunca tomou na cabeça com relacionamentos em geral. Sempre fui da filosofia que a gente tem que confiar primeiro mas infelizmente não é sempre assim. Aprendi e ainda estou aprendendo que a gente só toma na cabeça porque permite, então se faz necessário selecionar os amigos e/ou aprender a diferença entre um amigo e um colega. Amigo a gente não faz mas conquista. O importante é que não deixemos nos afetar por pessoas que entram na nossa vida com o intuito só de investigar o que estamos fazendo. Por outro lado, estes "amigos" são importantes porque de uma forma não muito doce, nos ensinam a reconhecer o verdadeiro valor de uma sincera amizade. O que seria do branco se não fosse o negro? Tenha uma linda semana. Bjs, Monica/NY

Celia said...

Atualmente tambem sou como vc. Já apanhei muito no passado e isso nos deixa "calejada". Hoje já nao me abro como antes. Está funcionando bem e deixei de ter decepcoes. Boa sorte pra vc. Bjokas.

Beth/Lilás said...

Querida Lucinha!
Eu aprendi também a ser assim, confesso que é meio duro para a gente que é sem maldade ou sem segundas intenções, mas o mundo está cheio de malucos e quando a gente menos espera leva uma rasteira de alguém que a gente pensava ser muito amigo.
Está certa, dou-lhe todo o apoio.
um grande beijo carioca

Dani dutch said...

Lu, eu também já levei muito tombo, e até no meu blog mesmo, eu não comento mais sobre minha vida, falo sobre comida, lugares que visito, e se comento alguma coisa foi o que já aconteceu.
A gente não tem maldade no coracão, mas muitas pessoas não são assim não.
No meu antigo trabalho levei uma rasteira tão grande que a sorte que já estava saindo pra mudar pra Holanda. Senão estaria muito dificil continuar lá.
bjuss e 100% apoiada

vivi said...

Amiga eu tô assim, aliás nunca fui muito de abrir muito minha vida, mas mesmo assim sempre temos nossos deslizes e falamos muito e já levei umas "porradinhas" da vida, mas é vivendo e aprendendo. Boca fechada não entra mosca amiga.
Bjokas