Friday, February 4, 2011

Marmota e portugues

Temos uma tradicao aqui que todo dia 2 de Fevereiro, uma marmota chamada Phill, sai da sua toca e preve o tempo para as proximas semanas.

Dizem que se ele "ver sua sombra", teremos mais 6 semanas de inverno. Se nao ver, a primavera vai chegar mais cedo. E que eu me lembre, todo santo ano, a marmota ve sua sombra e a gente aqui se deprime com a noticia de um inverno longo.

Dessa vez, ele nao viu sua sombra e juro que nem acreditei na previsao, pois do jeito que estamos tendo uma tempestade atras da outra... nao sei, nao. Semana passada ficamos quase 7 dias sem conseguir saber que o ceu era azul, rs. So ficava cinza e escuro o dia todo... estava ate cansando. Ontem e hoje tivemos dias azuis lindos (pelo menos isso), mas esta um friiiio!

E o legal eh que essa semana ja reparei que os dias estao comecando a ficarem mais longos. Antes eu saia de casa no escuro e voltava no escuro. Agora quando saio e volto, o ceu ja esta um azul medio (mais pro claro do que pro escuro) e isso eh muito bom. Nao vejo a hora de escurecer umas nove e pouca da noite como eh no verao!!!

Que venha a Primavera, ninguem aguenta mais o inverno por aqui!!!
---------------------------------------------------------------------

PS: Agora um fato engracado:
Eu trabalho com umas 6 pessoas que falam portugues fluente aqui no trabalho - 4 sao brasileiros e 2 sao americanos (mas falam perfeitamente). Ao escrever esse post, nao conseguia lembrar de maneira alguma como se falava "prever" em portugues. Perguntei pra um: "Como se fala 'predict' em portugues?" E tb perguntava: "Eh predicar?"

A primeira tb nao se lembrava (essa eh americana, mas seus pais sao brasileiros, entao ela sabe bem portugues). Perguntamos pra um outro brasileiro e ele tb nao conseguia pensar na palavra, hahaha... Ate que uma outra brasileira salvou o dia com a palavra "prever".

Vixe!!! Entao me sinto menos mal, pois nao sou a unica que esqueco certas palavras em portugues!!!

9 comments:

Rafaela said...

Nunca ouvi falar nessa marmota aí...rsrsrs. É nos EUA todo ou só na Pensyl?

Lucia said...

Rafa, jura? Tenho certeza de que voce ja ouviu falar de Groundhog Day... Ve aqui: http://www.groundhog.org/

bjos

Sandra said...

Eu "vi" a Marmota ontem na TV. Moro em Zürich e fizeram uma reportagem sobre isso. Boa sorte com o frio. Aqui hoje o dia ficou lindo. Final de semana será com solzinho também. J 'a estou feliz! :-) Abraços

Fernando Valente said...

Por favor, me diz que isso é só uma brincadeira local. Me diz que você não acredita que uma marmota preve o tempo dessa forma.

Lucia said...

Nando, come on!!! Of course there are metereologists doing all the work, but it's a fun tradition and people love it! bjos

Fernando Valente said...

A sim, agora fiquei tranquilo. Sabe-se lá, né? Melhor perguntar. :D

Reflexos said...

Olá Lu,

Aqui em Portugal temos uma tradição no dia 2 de Fevereiro ligado a uma santa, a Senhora das Candeias.
E diz:
Senhora das Candeias a rir, o Inverno está para vir, Senhora das Candeias a chorar, o Verão não tarda a chegar.

Pois, se chove, o Verão vem rápiod, Se está sol, ainda vamos ter muito Inverno.

Mesmo assim, temos tido uns dias de sol muito quentinho e as temperaturas nãoe stão assim tão más. De noite temos entre os 0ºc e os 2ºc e durante i dia chegamos aos 15ºC

Bjinhos

Beth/Lilás said...

Ah, eu já ouvi falar dessa tal marmota sim e espero que este ano ela veja logo a chegada desta primavera pra vocês e pra nós o querido outono, não aguentamos mais este maçarico em nossas cabeças. Até o vento lá fora, parece do Saara, cruzes!

Quanto ao esquecimento da língua é pra lá de normal, acho que aconteceria o mesmo comigo, mas você tem o Blog que sempre ajuda-a a lembrar e desenvolver sua linguagem.
bjs cariocas

Mary said...

Ih, qdo a gente fala marmota por aqui quer dizer otario. Tambem esqueco as vezes algumas palavras, mesmo ainda morando no Brasil. Kusjes,