Thursday, February 5, 2009

Fotografia e memorias

Eu sempre gostei de fotografia, desde pequena. Acho que tive minha primeira "aula" na setima serie e me apaixonei de verdade. Depois coloco aqui uma foto preta e branca que tirei nessa aula, com uma caixinha de papelao que nosso professor nos ensinou a fazer na epoca (mal lembro direito como isso funcionou). Na faculdade tomei tres aulas e aprendi a lidar com revelacoes e produtos quimicos (antes das cameras digitais se tornarem populares), aprendi sobre as cameras mais avancadas (SLRs), exposicao, metodos, truques, etc... Gostei tanto que quase mudei minha faculdade de computacao pra fotografia... E hoje ainda tenho a primeira SLR que comprei, que usa filme de 35mm.

Nao so gosto de fotografar, mas tb ser fotografada. E nossa, como sou chata com isso! Estava agora pouco conversando com minha amiga Zeze a respeito, pois ela e' igualzinha. A gente tira milhares de tudo quanto e' angulo e agora com as digitais, por que nao, sabe? Vamos nos divertir quando eu for pro Brasil! E a gente acha ruim quando outras pessoas nao entram na brincadeira ou acham chato ficar tirando mil fotos.

E esse e' o motivo pelo qual escrevo aqui... chato por que? Voce estara registrando um pedacinho daquele momento pro resto da vida. Pode ser um lugar, uma pessoa, um bichinho de estimacao e principalmente um momento! As que mais gosto sao as fotos expontaneas, pois capturam o sentimento, a emocao da pessoa e contam a historia daquele exato momento! Essa foto expontanea minha foi tirada no casamento da minha cunhada e eu estava me divertindo tanto dancando! Nessa foto estava com minha outra cunhada Carey e um dos padrinhos - eu e Carey fomos madrinhas, por isso os vestidos sao iguais (costume americano). Nem sei quem bateu essa foto, mas da pra ver que o momento foi divertido.

Posso dizer que hoje em dia tiro muito mais fotos do que quando era adolescente e como me arrependo de nao ter feito muito isso na epoca! Ainda mais que foi uma das melhores da minha vida! Sou grata por meus pais terem registrado muitos momentos ao longo da nossa infancia e nao ha coisa melhor do que rever uma foto e ser transportada no tempo. Comigo e' assim mesmo, os retratos me fazem voltar no tempo e me levam de volta pra aquele exato momento onde posso revive-lo novamente e ate do "cheiro" do lugar ou da pessoa eu consigo lembrar.

Entao torno a perguntar: Por que entao e' tao chato pra certas pessoas tirarem fotos ou ate mesmo posarem pra uma? Al e' um deles. Ou 'era' um deles, pois hoje em dia nao reclama "muito" e acho que esta comecando a gostar. Ja falei que quando estivermos bem velhinhos, vamos ser gratos por ter tantas recordacoes de varios momentos diferentes de nossa vida. E as vezes as coisas mais bobas e simples, sao as mais gostosas de relembrar. Coisas que sem ter uma foto ou ter escrito a respeito (como faco hoje no blog e antigamente nas minhas agendas), voce nunca mais iria conseguir recordar.

Ele ainda acho que eu tiro foto de coisas desnecessarias, pois tenho foto de tudo! Eu ja acho que serao memorias preciosas que nada podera substituir no futuro. Ainda estou trabalhando num projeto pessoal de escanear e guardar todas as minhas fotos de infancia num memory stick (mil vezes melhor do que CDs. So pra dar um exemplo, o meu memory stick de 8mb que comprei, deu pra colocar quase nove mil fotos que tinha no meu computador e ainda tem um pouquinho de espaco sobrando).

Tenho caixas e mais caixas cheias de fotos ate a boca que peguei dos meus pais e nossa que trabalheira, pois alem de escanea-las, eu as retoco usando Photoshop se estao muito antigas ou velhas. E assim que encho um memory stick, ja o coloco dentro do nosso "safe", junto com nossos documentos importantes e o qual e' fireproof... so pra dar uma pequena ideia de como essas fotos sao especiais pra mim e se um dia haver um desastre, pelo menos nao perderei essas valiosas memorias. E isso me deixa traquila.

Mas ja tagarelei demais... Parece que a maioria das blogueiras que conheco sao parecidas comigo quando se trata de fotografar e serem fotografadas. Entao quero saber de voces: Gostam mesmo de fotografia ou tirar/posar pra fotos e' algo chato?

14 comments:

Reflexos said...

Chato fotografar? Guardar os momentos bons? Tenho pena é de não ter mais fotos.
Tenho uma máquina que trago sempre na carteira e quando vejo alguma coisa que me interessa tiro logo fotos!
O meu marido diz que eu pareço japonesa de tanat foto que tiro. O pior é que das férias e passeios, quanodo as vou ver acho sempre que tirei poucas!

E sou incapaz de apagar uma foto, por muito má que esteja... o momento é que interessa!

Sonho Meu said...

Lucia,
Graças a Deus tirei trocentos e tantas fotos do meu Willy Boy...se nao tivesse feito o que teria pra lembrar...voce sabe que a memoria se vai mas as fotos nao.
bjs,

Beth/Lilás said...

Claro que tuas amigas blogueiras também são assim! Adoramos tirar fotos de tudo!
Eu também preciso arrumar minhas fotos antigas, mas ando com uma preguiça! Acho que é o calor!
Linda essa foto que vc fez dentro do carro, bem original.
beijão carioca

Renata said...

Entao eh mal (ou bem) de web-familia... Eu A-M-O!!! E tiro foto de tudo e todos!!
beijos!

Anathalia said...

Nelson é um que detesta tirar fotos... Ele é como o Al, acha que eu tiro várias fotos desnecessárias. E é um sacrifício convence-lo a posar pra uma foto!

Luciana Håland said...

Adoro fotografar, gostaria muito de fazer um curso e estou pensando em comprar uma máquina profissional, só falta saber como lidar com ela.
Já ser fotografada nem sempre gosto, mais pelo resultado mesmo, meu marido nunca faz uma boa foto minha, por exemplo.
Beijos

Mile said...

Foto é tudo de bom, eu gosto de fotografar e que me fotografem tb. Meu marido detesta essa minha mania de tirar todo de tudo e levar a camera pra todos os lugares, ele nao gosta de foto,nem de sair nem de tirar e ainda fica enchendo o saco quando o faço. E como o Al, ele nao reclama tanto como antes, parece que tá se acostumando, ele nao vai mesmo conseguir me mudar!
Essa coisa de gostar de foto é da minha mae, ela sempre gostou de registrar todos os momentos, temos milhares de fotos quando éramos crianças. É realmente uma bela recordaçao.
Bjoks

Georgia said...

Eu tb gosto de tirar fotos. Pôxa, estivemos doente e sequer recebemos uma visita sua ou no blog ou por email.

valeu!!!

Bom fim fim de semana

Liza Souza said...

Tbm adoro fotografar e lamento muito nao ter muitas fotos de quando era pequena. Mamae e papai nao gostavam muito. Mas, agora compenso tirando foto de tudo que vejo. O Bebeto, ao contrario de mim, nao gosta de tirar foto. Tenho que fazer o maior sacrificio para convence-lo da importancia de guardarmos os nossos bons momentos para nos lembrarmos mais tarde.
beijos

Flávia e Anderson said...

arrgg. foi uma das piores coisas que fiz pra Flávia. dar uma máquina fotográfica com memmory card de 1gb... só um giga você pergunta e eu respondo: sim, só. e essa foi a melhor coisa que eu fiz. hahahahaa.

são muitas. muitas fotos. já eu não. para sair sorrindo só depois de algumas!! se não, um rabugento nato!!

abraço.

Ellie said...

Eu tambem tiro foto de tudo. Adoro tirar fotos das coisas que faco no dia-a-dia e principalmente adoro tirar fotos das comidas pra lembrar uma receita especial ou so pra lembrar o que eu comi quando sai de viagem ou em uma ocasiao especial.

Eu tenho as minhas fotos no CD e computer, mas gostei da sua idea de usar um jump drive. Seria bem mais pratico mesmo. Tambem ouvi falar que eh bom ter outra pessoa em outro estado ou um banco guardar as fotos tambem em caso de desastre e vc nao ter tempo de ir em casa pra pegar o jump drive. Eu estou pensando em comprar 2 jump drives e mandar um pro Brazil e pedir pros meus pais guardarem uma copia... just in case.

Beijinhos.

Tambem tenho fotos no meu firesafe

Tata said...

Eu adoro fotografar mas confesso que odeiooo posar para fotos,juro,nao sei com agir,rsrs.

Bjo
Tata

Nani said...

hhahahahahah Lu, tambem amo tirar fotos e de ser fotografada. Tb acredito que a vida eh feita de memorias, e quer memoria melhor do que fotos?? Na epoca que eu era au pair eu tirava muitas, de tudo, de todos, de mim... ainda bem que tirei pois hoje quando sinto falta eh soh olhar as fotos... ai que saudade daquela epoca.

Ja hoje em dia, eu nao tiro muitas no meu dia a dia, pois jah nao eh mais "novo", tiro em ocasioes especiais, ou quando viajamos, momentos que passamos juntos, com familia, amigos, nos dois... mas nao tiro mais tantas como costumava.

Fernanda França said...

Eu amoooo fotografia. Me acho feia nas fotos, mas não ligo, porque pra mim é memória e adoro fazer fotos em viagens. Minhas preferidas ;o) Beijos.