Saturday, February 28, 2009

Parada no tempo

Sabe como eu me sinto em relacao ao Brasil? Que literalmente parei no tempo quando penso em Niteroi, RJ (onde cresci).

Sai de la em 1992 e sempre quando lembro das coisas, me lembro das musicas da epoca de 80 e 90. Tipo Titas, Cazuza, Legiao Urbana, Engenheiros do havai, Marina... Ate mesmo as musicas baianas que estavam comecando a ficar popular em 92 como a Daniela Mercury e uma outra banda cujo nome nao me lembro agora.

Tem tb as novelas. Ahhhh, novelas! Pode me chamar de cafona, mas as adorava. Lembram da "Top Model"; daquela engracadissima das 7 que era sobre vampiros ("Vamp"); aquela com a Isabela Garcia que se apaixona pelo anjo da morte ou ele se apaixona por ela (nao consigo lembrar do nome agora); a novela "Vale Tudo" (uma das melhores que ja vi), que tinha a "Odete Roitman" como personagem, com o Cesar Filho e Gloria Pires e lembram do "Quem matou a Odete Roitman"? Lembro do "Que Rei sou eu", "Tieta", da "Ti Ti Ti" na qual eu e minhas irmas baseavamos as personalidades de nossas Barbies nos personagens da novela; "A gata comeu" com a Cristiane Torloni (cuja personagem fica encalhada numa ilha durante um tempo) - e la vai eu e minhas irmas brincarem de nossas Barbies serem um dos personagens... rsrsrs.

E foi devido a novela "Perigosas Peruas" que ganhei meu apelido de "Prua" da minha irma cacula Laura. Acho que foi porque eu amava essa novela e na epoca agia meio "aperuada" mesmo, imitando uma das personagens, rsrsrs. Desde entao, algumas pessoas comecaram a me chamar de Prua, mas a Laura nunca mais me chamou pelo meu nome. E' sempre, sempre: Prua, ate hoje. Juro que nao me lembro da ultima vez que ela me chamou de "Lucia" ou "Lucinha".

Varias outras novelas e personagens agora me veem na cabeca, mas nao consigo lembrar de todos os nomes. Acho que a Top Model e Vamp foram as ultimas que assisti antes de sair do pais. Entre os canais e programas de TV so tinham a Globo, SBT e a Manchete com a novela da Juma Marrua' - 'Pantanal' (juro que nao me lembro de mais nenhuma outra opcao - sera que so tinhamos esses 3 canais mesmo)? Estou desenterrando as novelas, ne? hahahaha

Quando penso em certos amigos, ainda os vejo com a carinha de adolescentes, mesmo ja tendo visto fotos atuais (os amigos os quais nao vejo pessoalmente a mais de uma decada); penso no meu colegio no qual estudei da quinta ao terceiro ano que meus amigos ja me falaram que tb mudou bastante devido a construcoes... da minha antiga rua onde a maioria das residencias eram casas e hoje em dia me dizem que so tem predios... Parei no tempo mesmo.

Vi certas coisas diferentes quando fui pro Rio da ultima vez em 1998. Estou curiosissima pra ver as mudancas desde entao. Sera que as lojinhas nas quais costumava ir ali pelo bairro ainda existem? A farmacia, padaria e acougue perto da minha antiga casa? So sei que quando for, quero andar por ali ate meus pes cairem de cansaco.

Vou ficar de ferias no Brasil por 14 dias e vou tentar escrever aqui no final de cada diazinho e contar em detalhes como estara sendo minha experiencia depois de tanto tempo sem ir la. Nao vejo a hora.

11 comments:

Celia said...

Sou a primeira. Ebaaaaaaa
Eu tb adorava as novelas do Brasil. todas essas q vc relacionou, eu tb gostava muito. Como eram boas.
Tenha um bom domingo. Bj

Ludi Botelho! said...

qnd saimos de um lugar e ficamos muito tempo fora...
nos sentimos assim em relação ele, pois a empreção que da e q tudo continua como vc deixou...
e sentir saudades é muito bom

Mila Viegas said...

A novela com Isabela Garcia é "Sexo dos Anjos"... rsrs.

Cristiane A. Fetter said...

Você vai levar um susto, não sei se a Beth já te falou, mas dá um pulinho na região oceânica, você nem vai acreditar como tudo cresceu lá.
bjks

Reflexos said...

Aqui em Portugal passam as novelas da Globo.
Agora está a dar uma , que passa com diferença de 1 semana com o Brasil, que é O Caminho das Índias.
PArece que as fantasias de carnaval de indianas esgotou no Brasil por causa da novela.

Uma muito boa que passou antes desta foi a Favorita com a Christiane Torloni e a Patrícia Pillar... excelente qualidade...

O engraçado é qure todos brincam com quem diz que e novelas, mas elas tem audiencia, logo há uma grande parte de fracórios que não tem coragem de assumir...

Fernanda said...

Lucinha, imagina o quanto essa viagem nao serah fantastica...tantas coisas mudaram, desde 92 eh muuuito tempo! Eu nem passo mais de um ano sem voltar, e mesmo assim ja encontro tantas coisas diferentes na minha cidade, na vida dos meus amigos, etc...mesmo com internet e toda informacao disponivel, a gente para um pouco no tempo sim. That will be so exciting!!!! Um abraco e bom domingo pra vc!

Mile said...

Eu adoooooro novela, mas só as brasileiras, mas mexicanas e venezuelanas que passam aqui sao uma chatice.
Lu, eu adoraria te acompanhar nesse novo encontro teu com o Brasil, tanta coisa mudou, já sao muitos anos. Quero que chegue logo esse dia para estar grudadinha aqui no teu blog acompanhando tudinho.
Bjoks

Eduardo said...

Lucinha, e muito bom rever os lugares onde crescemos. Muitas memorias de coisas boas irao povoar a sua mente. Voce vai curtir muito. Por outro lado as mudancas irao surpreender voce e voce nao vai reconhecer muitos lugares e coisas do passado. E como tudo na vida, quando voce esta presente no dia a dia voce nao ve nem sente as mudancas; quando o intervalo e grande as diferencas sao impressionantes. Olhe e retenha o que for positivo mas nao deixe de reviver as boas lembrancas. Como escreveu o poeta (Casimiro de Abreu): "ai que saudades que tenho da aurora da minha vida; da minha infancia querida que os anos nao trazem mais".
Eu, porem, completo com o seguinte pensamento que me ocorreu agora. Pense o seguinte: que bom que tenho muita coisa boa para recordar e muita saude para continuar vivendo o melhor possivel e fazendo coisas para acrescentar as boas memorias do passado.
Divirta-se, minha filha.
beijos
Dad

Fernanda França said...

Odete Roitman is the best, rsrsrrssrsrsrs

Elaine Cavalheiro said...

Lucia... saih do Brasil no mesmo ano. E tb acho que parei no tempo viu. Me lembro de tudo que vc mencionou. Me lembro que cortei meu cabelo igual ao da Christiane Torloni e achava o maximo! =)

A banda que vc menciona no inicio do seu post nao seria a Cidade Negra? Quando voltei ao Brasil em 94 e fiquei alguns meses, era soh o que tocava p/ todo lado, e a Daniela Mercury tambem. Foi entao que conheci a banda Skunk.

Em 2006 voltei com meus dois filhos mais novos, que nasceram aqui. Fiquei super feliz de poder compartilhar bons momentos com minha familia e meus filhos, de leva-los na praia e muitas vezes me ver neles quando brincavam na areia ou passeavamos pela cidade. Mas fiquei triste de ver que minha avoh cortou quase todas as arvores do quintal... estranho... foi como se tivesse perdido um pedaco grande da minha infancia.

Beijos grandes e tenha uma linda semana!

videos said...

Eu sou noveleira,nao nego.Acho que todo brasileiro é.

To curiosa pra saber como vai ser a sua impressão,afinal,muita coisa mudou...sempre muda,tanto voce como o Rio.

Bjos

Tata