Thursday, September 11, 2008

Furacoes por aqui

Da ultima vez que tive tempo de continuar empacotando nossas coisas, me veio na cabeca o quanto acumulamos juntos desde que casamos. Como de pouquinho em pouquinho, montamos e continuamos montando nossa casa. Ja que alugamos, no comeco de casados resolvemos fazer um seguro de aluguel, ou seja, se algum desastre acontecer, apesar de perdermos nossas coisas e moradia, tudo estaria coberto e receberiamos um dinheiro de volta.

Fiquei pensando em como essas pessoas que moram em regioes afetadas por furacoes todo santo ano, continuam voltando a morar no mesmo lugar. Ainda mais depois daquele furacao Katrina que devastou o estado de Louisiana aqui nos USA uns anos atras. E ainda teve mais uns 2 esse mes, alem do Ike agora, cuja forca e ameaca fez com que houvesse uma evacuacao mandatoria de certas cidades do Texas hoje. Parece que vai chegar la amanha.

Sei que talvez deva ser dificil largar ou se mudar da cidade onde cresceu ou viveu durante anos, onde tem raizes, mas sinceramente, depois de ter perdido absolutamente tudo, eu com certeza nao voltaria pro mesmo lugar.

Ouvi falar que os seguros de inundacao ou desastre nessas areas sao extremamente caros por mes, mas mesmo recebendo um dinheiro depois do desastre, nao consigo imaginar o estado emocional de pessoas que tem que reconstruirem suas vidas. Eu nao iria aguentar... pois esses furacoes sao bem frequentes no suleste do pais.

As vezes reclamo de Pittsburgh, ainda mais por nao ter praias por aqui, mas parei pra pensar que pelo menos e' uma cidade segura, sem furacoes, tornados, terremotos, tsunamis e coisas parecidas. Nem sequer e' importante o suficiente pra ter ataques alienigenas ou de Godzilas como a pobre coitada de Nova Yorque em filmes... rsrs. Falando serio, nao preciso ficar com medo de perder tudo que tenho assim de uma hora pra outra, deve ser uma experiencia horrivel!

E voces? Ja passaram por alguma furia da mae natureza? Conhecem alguem que ja passaram por isso? Como foi a experiencia e pq decidiram continuar morando no mesmo local?

2 comments:

Beth/Lilás said...

Ai, não, graças a Deus!
Mas não gosto do verão justamente por causa das chuvas torrenciais que caem nesta época e lá em Petrópolis costuma chover muito forte, cair barreiras e muitas pessoas sofrem com isto.
Realmente estas pessoas que moram nestes locais como Saint Louis são muito corajosas em continuarem morando nesta área de risco. Eu já estaria bem longe, com certeza.

Muita paz e tranquilidade para todos nós!
beijo carioca

Mile said...

A mae da minha amiga de infância, que mora na Australia, passou por isso, um furacao a fez perder a casa, móveis, roupas, fotos, absulutamente tudo. Nao há dinheiro que pague o valor sentimental, deve ser uma experiência horrível mesmo. Graças a deus aqui tb nao tem isso, aliás aqui nem chove(raramente)!
Bjoks