Monday, September 15, 2008

Sendo responsavel

Sexta feira passada, houve um acidente de trem horrivel matando 25 pessoas e ferindo mais umas 130, num suburbio de Los Angeles, California. As pessoas investigando esse acidente acreditam que o condutor falhou de parar num sinal por estar text messaging no seu celular - o que causou essa falta de atencao e fez com o que o trem colidisse com um outro. Eles acreditam que essa foi a razao, pois dois adolescentes disseram as autoridades que tinham recebido txt msgs desse condutos momentos antes do acidente.

As pessoas nao se dao conta de como isso e' perigoso. Somente falar no celular, mesmo usando um headset ja diminui a nossa atencao ao dirigir em qualquer lugar. Mandar ou ler mensagens entao... o que te faz tirar o olho da estrada, nem se fala. Sei que muitos vao falar que nao e' bem assim, que tem cuidado, que e' so por uns segundos... mas e' justamente nesses segundos que acidentes podem acontecer.

Nao estou querendo condenar quem o faz, pois eu mesma sou culpada de vez em quando, mas desde que Al me fez prometer que nao ia mais ler ou responder emails ou text mgs no meu celular enquanto dirigo, eu tento realmente nao fazer. Nunca tive um "close call", ou cheguei perto de ter um acidente, mas a gente normalmente nao pensa nas consequencias ate elas acontecerem, nao e'? E eu realmente nao quero ser parte da estatistica ou destruir meu futuro ou de uma outra pessoa se algo serio acontecer. Esses dois segundos, olhando pro meu celular podem ser o suficiente pra causar um acidente serio ou fatal... e adivinha de quem vai ser a culpa?

O condutor do trem morreu nesse acidente. E destruiu a vida de muitas pessoas e suas familias por um erro que poderia ter sido evitado. E' algo pra nos fazer pensar e/ou talvez reavaliar se realmente nao podemos esperar ate um sinal vermelho ou chegar em casa pra ler essas mensagens que ainda estarao ali nos esperando.

2 comments:

Beth/Lilás said...

Tá vendo, Lucia!
Então, o maridão tinha razão. Siga os seus conselhos e não faça mais isto.
Nossa, que acidente horrível este! Nem soube.
um abraço carioca

Fernanda said...

Verdade Lu. Discordo ate mesmo do uso do headset. Eu fiquei doidinha quando cheguei aqui e vi meu marido no celular guiando o volante com as pernas, acredita nisso? Vi um amigo dele fazendo o mesmo. Agora ele ja sabe, quando esta comigo nao faz isso nem no sonho, e se me ouvir, assim como vc ouve seu marido, jamais fara mesmo na minha ausencia tambem.
Um abraco!