Monday, September 15, 2008

So um pouquinho...

Deixa eu reclamar so um pouquinho... Normalmente nao gosto de fazer isso por aqui, pois nao gosto de ter um blog depressivo, mas se nao tivesse blog, estaria escrevendo em algum diario...

Lembra daquela estorinha da cigarra e da formiga? Aquela que conta a historia das formiguinhas trabalhando que nem umas condenadas carregando comida pra cima e pra baixo pra terem de reserva nas suas casinhas quando o inverno chegasse? E enquanto trabalhavam, passavam em frente da cigarra deitada por ali, tocando sua gaitinha e rindo da trabalheira toda delas.

Ai chega o inverno e elas estao todas ali quentinhas dentro das suas casinhas, umas jogando cartas, outras assistindo televisao com uma prateleira imensa cheia de comida nos fundos. O inverno acaba ficando mais rigoroso e a cigarra se toca que nesse momento, nao tem abrigo proprio ou nada pra comer. Entao sai ela tentando pedir ajuda as formigas. A maioria batem a porta na sua cara. Toda triste, ela continua andando por ai e desmaia de exautao e fome. Ao ver isso, outras formigas ficam com pena e a levam pra sua casinha, a enrolam num cobertor, colocam seus pes num balde de agua quente e a abrigam ali pro resto do inverno....

Nao so me lembro da estoria, mas tb vividamente do desenho e ultimamente tenho pensado muito nisso. No quanto essa estoria e' uma baita licao, porem quando criancas, nao prestamos muito atencao na moral dela. Se formos traduzir pra linguagem adulta, podemos dizer que so conseguimos aquilo que realmente queremos se formos a luta e fazermos as coisas acontecerem, mesmo tendo que trabalhar duro. Porem, os frutos a colher sao muito saborosos.

Tenho andado insatisfeita com minha vida profissional ultimamente. Ao mesmo tempo, as vezes fico em conflito com o que fazer pelas seguintes razoes: trabalho pra uma otima compania, tenho um emprego que me paga muito bem, com todos os beneficios que voce pode imaginar, que esta pagando pros meus estudos, so que... nao gosto do que faco! Simplesmente nao me satisfaz e tem dias que parece tortura ter que sair de casa pra ir trabalhar.

Hoje mesmo tive um treino de mais ou menos 3 horas. Voce so senta ali e nao faz mais nada alem de "aprender" e brincar com os eletronicos e computadores, e' ate uma boa distracao... Toda vez que tem algum produto ou servico novo sendo lancado eles nos treinam antes, mas sabe quando voce nao esta nem um pingo entusiasmada a respeito? Estava la aprendendo, mas ao mesmo tempo pensando comigo mesmo: Eu nao quero aprender isso! Pois e', hoje a insatisfacao pegou brabo no meu pe' e estava ate meio rebelde... Nao sei como nao tirei o resto do dia de folga e fui pra casa mais cedo.

Sei que quando nao estamos satisfeitos devemos partir pra outra, mas... nao tenho como pagar pro meu mestrado nesse momento, e quero muito fazer isso. Minha compania paga 100% (contanto que voce passe com uma nota boa) e nao e' nem reembolso, eles pagam adiantado mesmo pras aulas! Voce nao gasta um tostao! Estou concluindo no momento minha segunda certificacao e quero comecar o mestrado ano que vem. O ruim e' que so o podendo cursa-lo meio periodo (devido ao meu horario de trabalho integral), vou levar mais tempo em termina-lo e sera que aguento ficar fazendo a mesma coisa ate la? Digo uns 2 ou 3 anos! Se ja estou insatisfeita agora, nao sei, nao.

Ao mesmo tempo, sera que estou sendo injusta? E' realmente um emprego muito bom, que principalmente valoriza os funcionarios, alem dos pontos bons que mencionei acima... Sera que tenho que agradecer por ter o que tenho e estar na posicao que estou? Nao sei, pois meu coracao nao esta nesse lugar. E' ate bonzinho, mas eu nao amo, nao me entusiasmo, nao sinto que e' pra mim.

Entao ai vem a estoria da formiga e da cigarra na cabeca... So' eu posso conseguir o que quero, mas tenho que ir atras. Tenho tantos planos e ideias que ficam so nisso... precisando da senhorita aqui, euzinha, AGIR e coloca-las todas em pratica.

No meio tempo, o que fazer? Tolerar isso por mais uns anos, fazer meu mestrado de graca - o que realmente abriria outras portas pra mim? Trabalhar duro agora pra poder tranquilamente aproveitar e colher os frutos do meu sacrificio? Fica ai essa pergunta no ar, pois nesse momento nao vejo outra alternativa...

8 comments:

Georgia said...

Olha Lucia, a historia da Formiga e da cigarra, tem muito lado e cada um pode ser interpretado de formas diferentes.

Por exemplo. Enquanto as formigas trabalhavam, a cigarra cantava alegremente a sua alegria por ter sol. Cantar para ela era estar fazendo o que ela gostava. Mas o cantar dela, nao lhe trouxe abrigo no inverno e nem alimento. Mas ela estava fazendo o que ela gostava, nao é?
Sim, claro, mas e quando as estacoes ruins do ano e da vida chegarem. O que vc vai fazer com ela?

Vcs estao querendo comprar uma casa, querem pegar dinheiro do banco emprestado. Pode ser que com o que o AL ganha vcs nao precisam contar com o que vc ganha. Mas se tudo nao correr bem pelo caminho? Surpresas desagradáveis chegam na vida de todos nós e precisamos estar atentos para ela.

As formiga ficaram com pena e a ajudaram. Mas se elas tb nao tivessem provisoes suficientes para dividir com a cigarra? Te garanto que elas também lhe fechariam as portas. Mesmo que elas quissessem ajudá-la, mas nao daria para fazê-lo senao elas tb nao teriam provisoes para todo o inverno.
E é isso, o que acontece muito hoje em dia nas nossas famílias. Mesmo que seu pai possa ajudá-los numa fase difícil que vcs possam vir passar, ele nao poderá talvez ajudá-los até que vc tenha um outro emprego. Emprego está difícil em qqr lugar em qqr país, em qqr geracao.

Tente procurar se acalmar, pensar que daqui a pouco vc estará formada e ai suas chances de trocar um emprego serao outras ou talvez trocar de sessao. Quem sabe vc está no setor errado? Sei que nao é fácil trabalhar naquilo que nao se gosta. Posso te dizer isso porque tb trabalho há 9 anos num setor que detesto. Tenho que fazer todos os meses o imposto de renda da nossa firma, ao menos parte dela e eu detesto contabilidade. Meu negócio é ensinar, ler estorinhas, explicar as coisas...
e eu estou levando com o maior do mal humor, mas fazer o quê? O dindin é bom, cobre as nossas despesas e nós tb compramos a nossa casa. Se esse dindin nao entra, vai faltar.

Espero que vc encontre um modo de poder olhar pra frente e terminar seu curso. Até muita coisa pode acontecer.

Beijao

Beth/Lilás said...

Bem, se você é da classe média, a frase está perfeita:
"Trabalhar duro agora pra poder tranquilamente aproveitar e colher os frutos do meu sacrificio?"

Como eu sempre fui desta classe, não consigo imaginar as coisas chegarem sem esforço, estudo e algum sacrifício, então.........

beijin carioca

Mustafa Şenalp said...

çok güzel site. :)

Fernanda said...

Oi Lu. Nao e facil trabalhar com o que nao se gosta, eu bem sei disso. Mas tambem se vc avaliar bem todas as vantagens e tiver paciencia pensando que eh algo temporario, tvz seja mais facil levar. Assim estou tentando levar minha vida no momento. So tenho jobs que me pagam mal, e moro num lugar que detesto, mas estou aqui pra acabar um curso que eu gosto e preciso muito, entao as vezes mesmo querendo nao da pra jogar tudo pra cima. Mas sei la, vai olhando outra coisa...com sua experiencia, quem sabe vc nao encontra algo que te deixe mais feliz neh? Boa sorte!

Tata said...

Voce tem todo o direito de reclamar...isso é normal.Tem hora que sentimos a necessidade de simplesmente falar...
Lucia,como vc mesmo sabe,sem esse trabalho vc nao podera ter outras coisas que anseia,então,tente ver o lado positivo de estar na empresa,mesmo que seja um saco.Isso passa.Vc lê o meu blog e sabe que eu tb nao estou satisfeita,o que me faz aguentar é saber que logo logo isso sera um capitulo encerrado na minha vida.
Bjos e forca! Nao desamine.

Tata

P.S: Decidiu o nome?

Mile said...

Para mim o mais importante é a felicidade, se vc nao está feliz trabalhando onde está agora(apesar de ser uma boa companhia com bom salário), parte pra outra, busca outro trabalho. Eu tb nao gosto do que faço, estou lá há 3 anos, pior é que eu nao tenho outra opçao, ou lá ou em nenhum lugar, aqui encontrar trabalho é mais difícil que ganhar na loteria, o índice de desemprego é um dos maiores da Europa, entao tenho que continuar lá até que surja uma oportunidade de sair pra algo melhor. Tenho planos pra isso. A gente tem que lutar pelo que acredita, a vida é muito curta para vê-la passar sem ter satisfaçao no que a gente faz.
Tenta fazer teus dias mais agradáveis e dá graças a Deus por ter um trabalho, mas procura tua felicidade.

Fernanda França said...

Querida, qualquer decisão deve ser tomada de cabeça fria. Não agora, num momento de insatisfação. Espere, pense, reflita. E aí sim você vai encontrar dentro de você mesma a resposta. Beijos (li tuuuuudo anterior... adorei as preas...) :o)

Elaine Cavalheiro said...

Lucia... primeiramente queria te dizer que acho que vc estah sendo injusta consigo mesmo se comparando a cigarra. A cigarra era intrinsicamente preguicosa, coisa que vc nao eh.

A insatisfacao profissional e' um assunto dificil, e delicado. E' claro que vc tem que levar em consideracao as vantagens do seu emprego agora. Mas isso pode vir a ser apenas temporario, como vc mesma disse, fazer o mestrado pode te abrir varias outras portas. Como estudante, posso te falar que eu gostaria de nao ter que pensar que ano que vem, 6 meses depois que me formar, tenho que comecar a pagar o governo (student loan) de volta. Seria maravilhoso nao ter esse peso.

Entao eu pensei em te dizer duas coisas. A primeira: serah que existe a possibilidade de vc conversar com o seu boss, uma conversa bem franca, e se abrir com ele e falar da sua insatisfacao?

Segundo: pense no seu trabalho como o meio de chegar a um fim. Eu assisti uma entrevista com o Denzel Washington um tempo atras. Ele falou uma coisa que eu jah tentei incultar na cabeca do meu filho mais velho (much without sucess, I should say):
We do what we have to do so we can do what we want to do.

beijos!