Thursday, September 25, 2008

Proibição de cigarros

Nossa, nao sei como esqueci de comentar sobre isso aqui. Hoje fui jantar fora com Al e me fez lembrar desse assunto. Varios estados nos USA ja implementaram a proibicao de fumar em lugares publicos, tipo restaurantes ou bares (alem de teatros, museus, escolas, predios publicos, hospitais, etc). Em bares, botecos e locais parecidos, se 20% do seu negocio e' servir comida, eles caem nessa categoria tb. Aqui na Pensilvania, ja estavam planejando a banir o cigarro faz tempo, mas nao foi implementado ate recentemente e achei simplesmente maravilhoso. Ate os parques de diversoes agora tem um lugar designado pros fumantes e sao proibidos de fumarem onde querem.

Eu particularmente tenho pavor de cigarro. Nao suporto mesmo ter que aturar respirar fumaca dos outros, ainda mais quando estou comendo. Antigamente voce ia em restaurantes e tinha a sessao de fumantes e nao fumantes. Na minha opiniao essa separacao nao adiantava nada, pois o cheiro desagradavel ainda vinha pro meu lado. Nao gostava de ir acompanhar o Al quando tocava em certos clubes devido a fumaca e ele sempre vinha pra casa fedendo... agora ainda bem que foi banido de todos eles.

Minha teoria e' a seguinte: se voce quer morrer de cancer e se intoxicar com esse "cancer stick", como chamamos aqui, nao tenho problema nenhum, e' seu direito. O que me irrita e' eu ser obrigada a "fumar" junto ou ter que aturar respirar um ar poluido quando saio pra qualquer restaurante, clube ou bar. Pra mim e' o cumulo! Nao entendo como uma pessoa nao consegue ficar uma hora sequer sem colocar essa porcaria na boca.

Os pais do Al, por exemplo, sao insuportaveis com isso. Nao sao nem fumantes, sao viciados da pesada mesmo. Acho que devem fumar no minimo uns 3 macos de cigarro por dia, CADA UM! E nunca foram na churrascaria brasileira conosco simplesmente pelo fato de proibirem fumar la dentro desde o comeco. Achei o cumulo do ridiculo! E pergunta se aguentamos ficar la na casa deles por mais de 2 horas nas raras vezes que vamos visita-los? No inverno fica insuportavel e a sala fica ate nublada de tanta fumaca de cigarro.

Da ultima vez que passamos o Thanksgiving la, jantamos juntos, vimos metade de um filme e eu e Al tivemos que sair correndo, pois ja estavamos comecando a passar mal. Fora o fedor que fica impregnado nas nossas roupas e cabelo. Chegamos em casa naquele dia, e mal entrar na sala ja fomos arrancando nossas roupas pelo caminho em direcao ao banheiro pra entrarmos num banho e depois ainda ter que fazer laundry. Nunca pude usar minhas roupas boas, muito menos meus casacos legais quando ia/vou la, por medo de estragarem com a fumaca, pois teria que leva-los ao um dry cleaner pra serem lavados a seco (e brinquei com Al que se tivesse que fazer isso, ia mandar a conta pros pais dele).

Falando serio, nem consigo imaginar que ha umas decadas atras, as pessoas podiam fumar ate mesmo em lugares fechados como seus trabalhos e avioes! Eu ia ficar pra morrer. Pra nos dois que nunca fumamos na vida, nem sequer experimentamos, eu e Al ficamos super entusiasmados com essa nova lei. Pelo menos protege a saude daqueles que nao querer ser expostos a essa fumaca que contem umas 4000 toxinas diferentes, sendo que 40 delas, causam cancer.

9 comments:

Beth/Lilás said...

Carácoles!!!!!! Como fumam estes dois, heim!

Diga prá eles que fumar tá fora da moda, quem sabe assim desistem!

Também odeio lugares fechados e fumantes inveterados.

bjs cariocas

Anathalia said...

Eu AMO que aqui em NJ é proibido há tempos! É ótimo ir a um barzinho ou uma boate e voltar pra casa sem feder a cigarro!

Ludi Botelho! said...

Eu concordo com a proibição pq é horrivel esta perto de quem fuma

saudades

bjoo linda

Tata said...

Eu tb tenho horrrorr a cigarro,o cheiro é insuportavel.
Aqui na Noruega eu acho o maximo o fato de não poder fumar nem em discoteca.

Bjo
Tata

Sonho Meu said...

Fumar é patético. Nunca fumei, nem meu marido e nem meus filhos. Mas tenho casos de fumantes na familia...que ta causando um desasossego danado.
Aqui na MD o fumo foi banido em qualquer ambiente fechado e quem quer fumar tem que ir la fora.
bjs,
me

Fernanda said...

Aqui no Arkansas essa lei tbm foi aprovada recentemente e eu AMO!!!!!! Detesto cigarro e fico com alergia (nao eh frescura, minha garganta comeca a cocar imediatamente). Esses dias atras eu estava escutando a conversa de duas fumantes reclamando que eh um absurdo a proibicao, e que se a pessoa nao gosta de cigarro que fique em casa kkkkkkkkk eh de rir pra nao chorar neh?
Lu, que bom que Al nao fuma...eh muito comum os filhos comecarem a fumar cedo quando os pais sao fumantes e quanto mais cedo comecam, mas dificil pra largar. Meu marido e eu nunca fumamos, felizmente, pois eu nao aguentaria conviver diariamente com aquele cheiro.
Um abraco!

Lucia Cintra said...

Ih Beth, nao adianta falar que entra num ouvido e sai no outro... E o pai dele ainda nega que cigarro nao da cancer (deixa a santa ignorancia tomar conta - se bem que eu sei que ele sabe, mas nao quer admitir).

Fernanda, tb fico surpresa do Al nunca ter fumado. Ele tem 5 irmaos e somente 3 (ele e duas meninas) nunca fumaram tb. Por isso fica insuportavel quando nos reunimos pra algum feriado, pois sao seus pais, 3 irmaos (mais o marido de uma) todos fumando numa sala fechada). Nao da pra aguentar, ne?
bjos

Lucia Cintra said...

PS: Fernanda, ja ouvi os pais do Al falarem a mesma coisa, que tem todo direito de fumarem onde quiser. E a gente discute que nao tem direito nenhum de expor a saude dos outros ao egoismo deles. Tem sim direito de fumar dentro da casa deles, mas em nenhum outro lugar. bjos

Fernando Valente said...

Nossa Lu, também acho falta de educação fumar perto de outras pessoas. Tinha épocas que eu tinha falta de ar, hoje em dia ainda passo mal, mas não tanto. As vezes dá uma vontade de mandar aquela pessoa que esta fumando do meu lado ir tomar no ** quando começo a passar mau. Deviam proibir cigarro de qualquer forma e em qualquer lugar. Devia ser droga ilicita.