Tuesday, September 23, 2008

Cultura americana

Ao ler o blog da Dri sobre a cultura inglesa em casamentos, comentei sobre um habito americano que me deixa meio sem entender...

Os americanos tem mania de nao usar faca como talher. Eles tentam cortar as coisas usando o lado do garfo ou entao literalmente seguram a comida com uma mao, enquando tentam puxar um pedaco dela com o garfo... Faz sentido?

Nem me lembro se Al fazia isso no comeco, so sei que ele hoje usa faca sim e e' um dos primeiros a criticar quando ve outras pessoas praticamente comendo com a mao. Comigo nao da, eu fico meio encarando sem entender. Se ele fazia, eu provavelmente falei algo pra ele mudar, pois sua familia tem esse habito. Ja reparei nos pais e irmaos... e mesmo quando jantam la em casa, apesar de ter uma faca ali do lado do prato, ainda nao usam.

****Pausa pra um update:*********
Comentei com Al sobre esse posting e ele disse que SEMPRE usou faca, ficou ate meio ofendido falando que nao come com a mao (hummm... por isso nao me lembrava se era um habito perdido ou nao). Agora a familia dele e' outra historia. rsrs
*************

Reparei que o amigo do Al, Gary fez isso tb quando fomos na churrascaria. Tinha certos pedacos de carne que ele segurava com os dedos de uma mao, e puxava com o garfo, ou entao sabe como usamos a faca pra ajudar a empurrar certas comidas pro garfo (como arroz ou coisa parecida)? Entao... envez da faca, sao os dedos. QUE? So falta essas pessoas os lamberem ali na mesa. Seria o cumulo, ne?

O mais hilario foi quando acompanhei meu pai pra uma festa que seu chefao estava dando aos funcionarios na casa dele. Meu pai trabalha pra uma compania cuja maioria dos funcionarios sao de paises e culturas diferentes. Serviam certas coisas, inclusive carnes, mas nao tinha uma santa faca em lugar nenhum. Era um bufe, e faziamos nosso prato e iamos sentar onde quisessemos. Eu nao conseguia entender como ia poder comer aquela carne sem faca. E todo mundo ao nosso redor (os estrangeiros) comentava a mesma coisa. Procurei, procurei e nao consegui achar. Acabei na maior cara de pau entrando na cozinha e pedindo duas facas, pois nao ia dar mesmo pra come-la com a mao.

Nao acho que estou sendo fresca, acho meio falta de educacao, apesar de saber que e' a cultura deles aqui. Sei la, nunca vou me acostumar, mas ainda bem que Al ja nao tem esse habito. E voces? Como e' isso no pais onde moram?

13 comments:

Beth/Lilás said...

Querida Lucia!
Meu filho observou a mesma coisa quando esteve em intercâmbio aí neste país (USA) e, no início, além de reparar sofreu um pouco com gozações por pedir faca, mas depois seguiu em frente usando e observando que eles não gostam mesmo de tal objeto. Além de usarem muito as mãos na comida, ainda chupavam os dedos e arrotava.
É, arrotavam na mesa. Parecia coisa muito comum por aí e ele não via os pai chamarem a atenção dos filhos.

A verdade é que a faca é usada para corte e não para juntar a comida como se fosse uma pá, mas muita gente assim a usa erradamente. Canso de ver este comportamento aqui no Brasil e acho muito feio.

Mas, juntar com as mãos... aí é pior ainda!

bjks cariocas

Dri MIller said...

Bem, como disse lah no meu blog, esse eh meu maior pet peeve... mas de fato faz parte da cultura americana, e dai surgiu oque no Brasil chamamos de "Jantar Americano", onde os ocnvidados nao sentam a mesa, e como com o prato no joelho, emio sem jeito. Entao, pra que faca?
Ainda nao consegui "educar" o Aaron a usar faca em casa, mas pelo menos quando estamos em publico eu suplico pra ele nao comer com as maos, usar o garfo, colocar o guardanapo no colo, nao falar de boca cheia, etc...
Coisas simples e TAO basicas, mas que pra ele eh pura frescura!
Antes do tal casamento Ingles que fomos eu fiz um treinamento completo sobre a ordem dos talheres na mesa, a ordem dos copos (agua, vinho branco e tinto, champagne), pois sei que os Ingleses sao super certinhos come ssas cosias que eu nao queria ser taxada de a "esposa do Americano que nao sabe comer a la Inglesa!".
HAHAHAAHAHAAHHAH
Bjs
Dri

http://drieverywhere.eplixo.net

Lucia Cintra said...

Lilas, esqueci dessa parte do arroto. No meu ponto de vista e' mt falta de educacao (coisa q os irmaos do Al fazem). Se ele faz, nunquinha e' na minha frente, pois eu acho horrivel. E nao quero nem saber se me olham estranhamente qdo peco talher ate mesmo pra comer pizza por aqui.

Adriana, estava pensando nisso mesmo, em como os americanos se comportam na frente dos ingleses que parecem ser bem mais strict com as maneiras. Voce me fez rir com o seu treinamento, mas acho q faria o mesmo. Rsrs

Mila Viegas said...

Sempre usamos facas aqui né... rsrs.. cê sabe! A gente usa faca pra tudo.. inclusive pra comer frango. O Natan odeia quando eu faço frango que não dá pra comer de faca por causa dos ossos, ele odeia colocar a mão... rsrsrs. Até pra comer bolo num prato eu uso faca pra cortar.. é costume mesmo. As vezes faço sanduiche e ao invés de comer segurando eu tb coloco num prato e uso garfo e faca... Acho que eu ia ficar com nojo se visse alguem comendo carne com a mão..rs

Mile said...

Nossa, dessa mania dos americanos eu nao sabia, que coisa mais estranha. Vou postar uma mania espanhola que no início eu nao gostava mas já me acostumei. Agora arrotar assim é dose viu, que nojo!
Bjoks

Ludi Botelho! said...

Linda...
adorei tudo hen...
bjooo

camilah said...

Putz, nem me fala Lu. Isso me irrita muito!! Meu marido tambem usa o garfo pra cortar a comida.Ainda bem que nao segura a comida com a mao, eu teria um ataque!!!! Em casa ele nao usa a faca, so em restaurante. Eu sempre olho de cara feia, porque acho pessimo, sempre implico. Mas eu nao desisto, sempre coloco uma faca pra ele na mesa, mesmo sabendo que ele nao vai usar. Quem sabe um dia ele se cansa? Falei pra ele que se a gente tiver filhos, quero ensinar boas maneiras, nao e tao dificil assim... E olha que a familia do pai dele e inglesa...

Fernanda said...

Lu!!! Eu tbm nao me conformo com isso. Ja fiquei brava, ja fiz cara feia, e agora tive que levar pro lado do humor. Eu digo pro meu marido que quero apresenta-lo a um objeto que americano nao faz ideia que exista e dai digo:
Leon, knife; Knife, Leon.
Mas nao adianta, ele continua cortando comida com garfo (eh um sacrificio neh?) E come com a mao tambem, em restaurante...assim como todos os outros (menos eu). Aqui no Sul servem muita comida frita, entao imagina a cena: aqueles dedos gordurosos!!! Vou ateh parar por aqui porque isso me da nos nervos mesmo! Beijos!

Tata said...

Não sabia sobre este comportamento americano.
Aqui na Escandinavia eles usam garfo e faca normalmente,e colher claro, no caso de pasta,molhos,etc.

Bjo
Tata

Uma Mae das Arabias!!! said...

Qdo vc vier aqui pro Egito, vai o povo dai o mais educado......esqueca das facas e garfos....o negocio aqui eh colher e com mao....deliciaaaaaaa.......kkkkkkk

Fiz um post uma vez sobre isso.....

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Sonho Meu said...

Lucia,
Nunca reparei nesse detalhe nao e olha que eu sou uma que nao vou pra mesa, sem colocar garfo, faca e colher do ladinho do prato. Mesmo que eu vá comer um sanduiche esses tres instrumentos vao tá la do lado do prato. Já dei festinha na minha casa e ja fui em festinhas de gringos e todos eles usam os talheres direitinho. Já vi gente comendo pizza segurando o pedaço na mao, mas carne nao. Da cultura americana já entendo e to nela os meus 30 anos de vida e nunca vi os gringos comerem sem garfo, faca e colher. Logico que num pais imenso como esse a gente vai conhecer de tudo. No Brasil tambem tem gente que nao usa apropriadamente os talheres. Minha avo mesmo, so comia de colher, garfo e faca nem a pau, mas ela viveu no Brasil caboclo. Acho que agora é diferente.
bjs,
me

Lucia Cintra said...

Nossa Elena, vc nunca viu isso? E' raro eu encontrar pessoas q usam faca. Depois do seu comentario fiquei imaginando que fosse coisa so desse estado, mas ai lembrei que todas as meninas q comentaram aqui tb notaram a mesma coisa. Estranho - talvez o pessoal de DC ja aprendeu a usar talher direito, rsrs. Bjos

Renata said...

Tenho pavor tambem de ve-los comendo... Outra coisa que jah percebi que a maioria faz, eh comer de boca aberta tambem... Meu sais!!! Um horror... MAs se a nojeira que eles fazem parasse no arroto ainda ia.. Mas eles tambem acoam (ou assoam, jah nao me lembro como se escreve) o nariz tambem. E colocar o dedo dentro do bocao pra tirar alguma coisa do dente!?!?
kkkkkkkkkkk
O meu ex (americano) me falava que eu era muito fresca. Tava sempre me chamdo de 'princesa'.... Mas sempre insisti que tudo era questao de higiene e boa educacao...
ai ai...
beijinhos, Lu!