Tuesday, September 9, 2008

Regras de sociedade

Um dia desses ao caminho de casa estava escutando a radio Cosmo (daquela revista Cosmopolitan) e apesar da maioria dos debates serem sobre assuntos bobinhos, esse que peguei no meio ate me interessou.

Tem um locutor que normalmente faz parte do debate e sempre da sua indispensavel versao ou opiniao masculina no meio de tantos assuntos femininos. Dessa vez ele comentou como a sociedade de certa maneira, te pressiona a ser casado e ter filhos quando chegamos na casa dos 30. E ele comentava em como varias pessoas ja o perguntaram o porque dele ainda nao ser casado ja que estava com 31 anos.

Agora eu pergunto: Desde quando isso virou regra? Sera que as pessoas nao podem ser felizes e vivendo a vida estando solteiros? O que funciona pra um, nao funciona pra outro e mesmo eu sendo casada ha 7 anos e nao imaginando minha vida sem meu marido, nao concordo que todo mundo precisa de alguem do seu lado pra ser feliz. Existe sim o momento certo pra cada um. Tem gente que casa novo, outros bem tarde, outros nunca casam e sao felizes.

E seguindo a mesma mentalidade dessa "regra"... quando voce casa, claro que essas perguntas se cessam, mas ai vem o "Quando e' que voces vao ter filhos?". E ja ouvi falar de outros ja com filhos que dizem que as perguntas continuam... Se ja tem um ou ate dois, escutam: "Quando e' que voce vai ter outro?"

Essa e' outra "regra" que nao entendo. Sera que so somos felizes se temos filhos? Cade a liberdade da pessoa a escolher seguir a vida que quer, mesmo essa sendo diferente?

Como disse, estou casada ha 7 anos e com a mesma pessoa por 11! Desde o comeco do nosso relacionamento, ja sabiamos que nao queriamos ter filhos. Pois e'... nunquinha. E mesmo depois desse tempo todo ainda nao mudamos de ideia. E tem gente que simplesmente nao entende, que acha absurdo, que somos egoistas, que isso, que aquilo. Egoistas, por que? So porque quero viver minha vida do meu jeito? Entao ser solteiro tb e' ser egoista, por ele(a) nao querer compartilhar a vida com alguem?

Nao tenho a minima vontade no coracao de ser mae. Quando penso em cuidar de qualquer coisa, o que me vem na cabeca sao meus animais - eles sim sao minha paixao. Da mesma maneira que tem gente que fica toda boba vendo um bebe, falando fininho com ele eu sou assim com animais, enquanto nao reajo espontaneamente dessa maneira com bebes e criancas. Nao me interpretem mal, eu gosto de criancas. Adoro meu sobrinho e a filha do amigo da minha irma e adoro quando ela sai ou passa um dia conosco, mas nao tenho vontade de ter meus proprios.

Vejo as vantagens de ter filhos, mas tb as de nao ter. E' simplesmente uma escolha e seria muito legal se as pessoas respeitassem mais nao so uma a outra, mas tb suas decisoes. Ninguem pensa igual e certas coisas realmente podem funcionar pra uns, mas nao pra outros. Realmente nao e' um tipo de vida que quero ter e ja pensei muuuito a respeito e levei ao coracao conselhos e opinioes de outras pessoas muito queridas a mim (e mesmo assim, ainda continuo me inclinando a escolha que fiz antes).

Gostaria de ouvir a opiniao de voces e principalmente daqueles que escolheram a nao ter filhos. O que os fizeram decidir a respeito e como se sentem hoje em dia com a decisao tomada?

14 comments:

Nani said...

Concordo com a Bia (olha eu xeretando o comentario alheio, haha). Eu quero ter filhos um dia, mas no maximo 2. Antigamente eu dizia q nao iria casar nem ter filhos por escolha propria, queria ser totalmente independente, claro, com o tempo isso mudou, conheci o Bryan... casamos, hoje sinto falta de "algo" mais (filhos), mas nao eh hora ainda. Um casal q tem filhos nao o faz mais feliz do q um casal que nao tem... cada um tem sua propria felicidide. Cada um com suas metas e escolhas pessoais. Eu respeito quem nao quer casar, ou quem nao tem filhos. Uma tia minha escolheu nao ter filhos e vive super feliz com o marido dela.
E se seu marido pensa como voce, otimo, felicidade completa, os dois tem a mesma visao e mesma meta. Agora quanto ao povo que faz as perguntas... eu nem ligo mais. Me fazem a mesma pergunta todo dia no servico mesmo eu jah tendo respondido varias vezes:
"quando q voces vao ter filhos?"
Antes eu dizia: "quando for a hora certa" aih retrucavam dizendo q nao ha hora certa p ter filhos, entao eu comecei a dizer que teremos filhos quando quisermos ter. E nao falo mais nada, deixo falando sozinhos. haha

Lucia, nao sei se vim te deixar o email, se nao (minha cabeca anda perdida com a escola) aqui esta:
elaine_guaru@yahoo.com.br

Se esquecer de novo nao tem problema, tem ele na minha pagina do perfil se voce clicar na minha fotinho, vai aparecer a pagina do me perfil e embaixo da foto tem "email" eh soh clicar lah q aparece.
BEijosssss

Georgia said...

Lucia, eu sempre fui envolvida com criancas e lutei muito para ter os meus filhos, pois tive muitos problemas. Mas acho correto quem decide por nao tê-los. Nossa felicidade independe de filhos. Pelo contrário, depois que eles chegam temos tantos problemas por falta de tempo um com o outro que às vezes brigamos porque nao temos tido um ao outro. A crianca requer cuidado e muito tempo. E ai quando vc quer fazer amor e teu marido tb e vc tá morta de cansaco? É infernal!!! Muita gente depois que é mae diz: Ah,mas eu nao poderia viver sem eles. Sim, concordo. Eles sao a bencao na minha vida porque eu os quis. Mas olha, que dá muita saudade do tempo em que éramos livres, sem lenco sem documento. Aonde íamos podíamos ficar. Onde íamos podíamos aproveitar o tempo para nós. Agora todo o tempo é divido e nao sobra nada para nós, entende? Por isso, ficava danada da vida com as pessoas que viviam me cobrando um filho. Até que eu dei uma resposta bem mal criada. Tá querendo um? Vai fazer entao e me deixa em paz em essa eme.

Se vc nao sente desejo de ser mae, nao o seja. Há tantas maes por ai que nunca deveriam ter sido maes. E o horror de separacao que existe? Será que nao teria sido melhor cada um viver na sua? Acho que muita gente que hoje tá separado poderia estar vivendo bem feliz se nao fosse o inferno da cobranca de um casamento.

Ótimo tema, Lucia.

beijao

Fábio Mayer said...

Cheguei aqui pelo O Que Elas Estão Lendo!?

Mas não vejo nada errado em não querer ter filhos. Eu mesmo, as vezes penso que com quase 40 anos e solteiro, já não os terei, éuma opção de cada um.

Melhor ter consciência de que não quer e/ou que não pode e/ou ainda, que não deve ser pai, do que colocar gente no mundo e não dar atenção, afeto e resguardo material.

Tem muita gente cheia de filhos, todos eles na rua, às traças... se é assim, melhor que essas pessoas que fazem e jogam no mundo pensassem de modo objetivo e simplesmente não tivessem.

Beth/Lilás said...

Minha qurida,
Você foi muito sincera nas suas palavras e até corajosa ao admitir que não quer filhos, não se encanta com isto. E eu, sinceramente, não acho que esteja errada, haja vista que até seu companheiro pensa a mesma coisa.
Pronto! São felizes assim e o que que os outros têm com isto. Porquê tem que seguir estas regras criadas tanto pela sociedade quanto pelas religiões?
Eu passei e às vezes ainda passo a chatura de ouvir alguém me perguntar porquê não quis mais filhos. Simplesmente respondo que não quis e ponto.
Cada um tem que ser feliz ao seu jeito e não ao jeito que querem para nós.
Siga em frente se é este teu pensamento e o que sente lá dentro da alma.
Não incentivo ninguém a ter ou não filhos, pois acho que isto é de âmbito íntimo da pessoa e de seu cônjuge.
beijos cariocas

camila said...

Eu quero ter filho, mas tenho que admitir que ultimamente tenho pensado MUITO se realmente quero. Sera que as pessoas fazem uma decisao consciente quando resolvem ter filhos, ou e mais uma das coisas que "you're supposed to do"? Acho que a segunda opcao e a mais acertada... E quanto ao egoismo, eu penso exatamente o contrario. Acho muito egoismo colocar uma crianca no mundo so porque e o que os outros esperam e o que "you're supposed to do". Eu tenho algumas amigas que tomaram a mesma decisao que voce, e as vezes elas sofrem por causa da pressao. Acho isso muito triste. Acho que ninguem nos conhece melhor que nos mesmos, e so nos sabemos o que nos deixa felizes...

Mile said...

Confesso que me choca muito uma mulher dizer que nao quer ter filhos, como eu tenho isso metido na cabeça desde pequena e sempre achei que o sonho de qualquer mulher é ter filhos, fico meio assustada quando escuto isso, mas lógico, é uma opçao do casal e deve ser respeitada, pra isso somos livres, nao é mesmo? Mas nao me vejo sem filhos, sozinha com o meu marido, quero ter meus dois filhotes, vê-los crescer,quero poder sentir o gostinho de gerar um ser dentro da mim, ver a barriga crescer, enfim, todo aquele processo lindo que é a gravidez e o nascimento. Mas uma coisa é certa: filho nao é sinônimo de felicidade, cada um escolhe o melhor pra si mesmo, se vc acha que com essa opçao vc será feliz, vá em frente sem se preocupar com a pressao da sociedade, dane-se o mundo.
Bjoks

Beth/Lilás said...

Ah, esqueci de acrescentar que eu tenho 1 filho - filho único - para ouvir de um mundaréu de gente: Por que não teve mais filhos?
É um saco!
E digo mais, se eu soubesse que às vezes é tão difícil, criar, orientar, falar com filho, pensaria duas ou mais vezes se ia querer.
abraço carioca

Amara Ribeiro said...

Oi amiga, eu na verdade sempre quis ter filhos..Adoro família gde! Respeito a opinião de cada um até pq, por mais que eu queira mais 1 (2 no totaL), eu sinto muita falta falta da minha liberdade, e como meus pais já se foram e quase nunca minha sogra fica com ela, muitas vezes querer sair à sós com o Henrique é absolutamente impossível. Por isso tenho pensado muito no caso do segundo filho, mas é delícioso receber aquele amor incondicional todos os dias... Acho tb que a maioria que resolve não ter não sente muita falta desse tipo de amor, ou por não sentir falta mesmo ou por já ter em família como acredito que seja o seu caso...no meu que já não tenho ninguém, faz uma falta danada...
Bjos

Fernanda said...

ai Lu, por isso eu evito todas as perguntas formadas e CHATAS! A sociedade de um modo geral sempre vai te pressionar...primeiro pra namorar, noivar, casar, ter filhos, dai ter netos, enfim, vc nunca estara livre das perguntas chatas, e pior que isso eh alguem achar que vc esta certa ou errada na decisao que tomou. Eu nao acho que vc esta errada e nem que eh egoista de maneira nenhuma! Essa decisao eh uma que somente vc e seu marido podem tomar, nao ha nada de egoista nisso. Eu quero ter filhos, mas nao agora...mas direto tem um ou outro perguntando quando serah..e pior minha cunhada que ficava insistindo. Nos dissemos que primeiro queremos nos formar, viajar, curtir mais um o outro, ai ela disse: Mas vcs podem ter o filho agora e quando estiverem la pelo meio dos 40 terao chance de tudo isso quando o filho ja se virar sozinho.
Afff...eu perguntei se ela iria cuidar do meu filho enquanto eu estudo e trabalho, de graca e com muito carinho kkkkkk...ai ela parou de nos chatear.

PS.Lu, obrigada pelo apoio. Um abraco.

Lucia Cintra said...

Gente, obrigado pelas opinioes sinceras de voces. Com tanta pressao de familia e certos amigos, as vezes fico ate na duvida, mas tenho que seguir meu coracao.

Condordo com o Fabio e a Georgia que dizem que tem muita gente tendo filho por ai so por ter e esses coitados acabam ficando largados no mundo. E' verdade e triste. Acho que se acontecesse de eu ter um, com certeza iria me dedicar e ama-lo muito, acho ate que seria uma mae chata com a educacao, mas nunca que os deixaria de lado. Porem, infelimente isso acontece. A proposito, Fabio, obrigado pela visita e Georgia, gostei da sua resposta mal criada - rsrs. As vezes nao da, ne?

Lilas e Georgia, obrigado pelas palavras sinceras. E' bom saber do ponto de vista daquelas que ja passaram por isso e tem seus proprios filhos. Com certeza nao nego que deve ser uma experiencia maravilhosa, mas ao mesmo tempo dificil. Estou chegando numa certa idade que tenho muitas perguntas sobre coisas assim, infelizmente nao tenho uma influencia feminina mais velha na minha vida ja que perdi minha mae e avo materna. Obrigado mesmo por compartilhar suas opinioes comigo.

Camila, obrigado pela visita. Achei o que disse certissimo. As vezes as pessoas tem filhos pq sao algo que "they're supposed to do". Ja ate li um artigo numa revista de uma mulher que passou por isso. Claro que ama seu filho, mas se fosse escolher mesmo, nao o teria tido (e voce precisava ver as "hate letters" que mandaram pra revista em resposta ao artigo dela).

Suas amigas sao da nossa idade? Gostaria de ouvir a opiniao delas tb.

Fernanda, e' isso mesmo o que eu quero. Ter meu proprio negocio, me realizar profissionalmente, viajar pelo mundo afora, curtir minha liberdade e meus animais. Mas nao penso em ter criancas mais tarde. Acho certissimo de voce querer fazer tudo isso primeiro e tb ja ouvi a mesma coisa: que poderia fazer tudo isso mais tarde quando a crianca ja estiver com idade de se cuidar sozinha... ate la muita coisa pode acontecer e se for fazer isso, pararia sua vida no meio tempo? Nao existe hora ou momento certo.

Lucia Cintra said...

Querida Amara, me lembro de voce dizendo que queria ter 2 filhos, pois e' filha unica e queria dar um irmaozinho pra Duda. Nao sei como voce consegue, sem ter sua mae do lado. As vezes que ja por alto considerei ou pensei em ter um filho, alem do meu coracao nao realmente querer, me da uma tristeza tao grande de nao ter minha mae aqui. Nao sei se conseguiria fazer o que voce faz, voce e' uma pessoa muito forte. Sem ela do meu lado, realmente me faz nao querer mesmo ter uma crianca. Mas... ja conversamos sobre isso, ne? Depois te passo um email. Love you. bjos

Lúcia Soares said...

Olá, xará! Eu tenho 3 filhos, que são a minha razão de viver. Porque os tive. Mas se não os tivesse, arranjaria outra razão de viver, né não? Deus sabe que a minha vida é plena com meus filhos, são pessoas do bem, gente da melhor qualidade, dos quais muito me orgulho.
Sou absolutamente rendida por eles. São o ar que respiro. Por isso mesmo, falo que se me fosse dado voltar e me lembrar do quanto é "padecer no paraíso" ser Mãe, eu não queria ter filhos...Estranho, não? Já que digo que eles são quase que perfeitos...Mas é que o amor que sinto por eles é meio sufocador, eu não vivo se não for em função deles. Daí, vejo que minha vida se esvai, pois filhos são do mundo, não são nossos, embora odeie essa realidade. Eles crescem e têm que viver suas vidas, se ficarem "colados" a nós, se perdem. E essa ruptura, esse "sair do ninho" que nós temos que fazer com nossos pais, é verdadeiramente triste demais! Então acho que você tem que decidir o que quiser. Pode ser que mude de opinião um dia, porque não? E, se mudar, saiba que terá muitos gostos pela vida. "Filhos, filhos, melhor não tê-los, mas se não os temos, como sabê-los...(Já dizia Vinicius de Morais).

Zeca Darwich said...

Realmente, assuntos polêmicos eu adoro. Percebeu o número de comentários? Odeio qualquer tipo de pré-conceito e se fizermos uma análise sobre o assunto, o fato de você não querer ter filhos gera para os maldosos como algo egoísta e desumano, olha aí o pré-conceito. Eu por exemplo, tenho dois enteados, filhos na verdade, e a Giovana, não tenho como explicar o que eu sinto pela minha Gio é algo que vejo como um dos mistérios da vida. Sou muito feliz com o modelo de família que eu construí e sei que para muitos não seria motivo de felicidade, respeito quem pense diferente. Para mim, a felicidade é um patrimônio individual.
Tenho uma grande amiga que por opção não queria ter filhos, hoje todos os seus valores mudaram depois da experiência da maternidade. É obvio que isto não é uma regra, exatamente como é a vida. Parabéns pela família linda que você tem.
"Navegar é preciso, viver não"

Beijos, Zeca.

Fernando Valente said...

Você não é a única que pensa assim, Madonna tem 51 e diz que prefere ser atropelada por um trem ao se casar. Não vejo nada de anormal nisso.